Dia Internacional do Livro Infantil - Monteiro Lobato

Olá amigos tudo bem?
Hoje dia 02/04 é comemorado o dia Internacional do Livro Infantil, e não podemos deixar passar despercebido este dia, pois é de pequenos que criamos o hábito da leitura, incentivando de todos os modo para que eles tenham a capacidade de se desenvolver como crianças e futuros adultos.
Lembro muito bem que meu avô contava que eu tinha vontade de ler tudo que via pela frente, aos cinco anos eu aprendi a ler, e ele me apresentou as palavras cruzadas que até hoje fazem parte da minha vida, e que meus filhos adoram fazer também, além de ser super gostoso de fazer palavras cruzadas e caça palavras você esta desenvolvendo seu raciocínio.
Por que não se vê mais tanto entusiasmo a favor dos livros infantis? Por que cada dia mais elas estão envolvidas com a evolução tecnológica, tudo ao alcance em um só clique, meus trabalhos escolares eram pesquisados em bibliotecas (Mario de Andrade, Páteo do Colégio, Memorial da América Latina, Centro Cultual de São Paulo...), eu ia sozinha, com amigas ou minha mãe, quantas vezes pesquisei trabalhos na Enciclopédia Barsa, algum lembra? Hoje em dia se você falar para qualquer criança como era nossa realidade ela fica cansada só de tentar imaginar, eu fico muito triste, eu sei que
as coisas evoluem, mas estamos caminhando para uma realidade cada dia mais acomodada, infelizmente! Um exemplo disso é o colégio no Rio de Janeiro onde minha filha estuda, eles já tem acesso ao Ipad com atividades extras que ajudam no grade curricular, um material de apoio digital. (Anglo Americano)
Mas o que depender da criação dos meus filhos, vou fazer questão que eles saibam o quanto é valioso nosso passado!











Por isso nesse dia de hoje escolhi Monteiro Lobato para prestigiar este dia tão bonito e inocente, vamos conhecer um pouco mais desse maravilhoso autor:





José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)[1] foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939).
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. Fonte Wikipédia

Espero que tenham gostado, um abraça a todos vocês meus amigos e até a próxima!!!

Por: Danielle Rodrigues Casquet

4 comentários

  1. Bom dia Danielle,

    Que post maravilos...parabéns...gosto muito de literatura infantil e infanto juvenil, foi assim que comecei....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marco, confesso que este post foi feito muita na emoção, lembrando da infância que tive. Muito mais legal do que as crianças de hj, vejo pelos meus filhos Rafa de 14 e Bela de 6 que não podem mais brincar tranquilamente sem ter a violência gratuita a disposição, então temos que resgatar antigas brincadeiras e a leitura, sei que é dificil no mundo virtual que vivemos mas não podemos desistir!!!

      Dani Casquet.

      Excluir
  2. Oiie, parabéns pelo post adoro Monteiro Lobato, com toda certeza lembra minha infância !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Raíssa tudo bem com vc!!!
    É verdade Monteiro Lobato, traz de volta uma saudade imensa da minha infância, em especial do meu avô que me ensinou a ler, na casa deles tem uma estante com um montão de livros que eram do meu pai e meu tio, e tinha vários de Monteiro... Claro que li todos!!!!
    Vou ler de novoooo!!!
    Grande abraço!!!

    Dani Casquet

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥