Você sabe o que é Dislexia?

Olá amigos tudo ótimo com vocês?

O assunto que vou abordar hoje é sobre Dislexia, ele me chamou muito atenção depois que li em um blog realizando a campanha do No Captcha quem escreveu esta postagem foi Vinte e poucos e achei muito interessante, coloquei banner da campanha na minha página.

Ás vezes nos deparamos com pessoas que falam sobre a dificuldade em ler ou ter atenção em algo e sabendo sobre o que é dislexia podemos o quantos antes reverter esta condição neurológica.
Eu li uma reportagem na revista Super Interessante, segue abaixo:




"Dificuldades de ler, soletrar ou até mesmo identificar as palavras mais simples. Muito mais do que preguiça, falta de atenção ou má alfabetização, pessoas com esses sintomas podem ter dislexia.
Apesar da assustadora impressão do termo, dislexia não é uma doença. Ela é um distúrbio genético e neurobiológico de funcionamento do cérebro para todo processamento lingüístico relacionado à leitura. O que ocorre são falhas nas conexões cerebrais. Assim, a pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras ao som que elas representam e não consegue organizá-los mentalmente numa seqüência coerente. Por exemplo, a palavra “superinteressante” pode ser vista e entendida por um disléxico como “suprinteressãmt”.

Postado na nossa Fanpage O que Dislexia? Você sabe? .

“Os mesmos sintomas da dislexia podem aparecer para vários outros quadros, como hiperatividade ou lesões cerebrais. Assim, um diagnóstico preciso deve ser feito por uma equipe multidisciplinar”, diz Maria Ângela Nogueira Nico, coordenadora científica da Associação Brasileira de Dislexia. O distúrbio pode ser tratado com exercícios de assimilação de fonemas, desenvolvimento de vocabulário e acompanhamento de psicólogos e fonoaudiólogos. Estudos sugerem que, se tratada ainda cedo na vida escolar, uma criança pode corrigir as falhas nas conexões cerebrais a ponto de elas quase desaparecerem."

Classe de gênios
Dislexia não tem nadaa ver com burrice
Albert Einstein
Quem foi: O maior físico do século 20, pai da teoria da relatividade
Efeitos da dislexia: Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar. Só foi alfabetizado aos 9 anos
Leonardo da Vinci
Quem foi: Um dos pintores mais famosos do mundo, autor da Mona Lisa
Efeitos da dislexia: Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente – traço característico de disléxicos canhotos
Thomas Edison
Quem foi: Cientista do século 19, inventou a lâmpada incandescente
Efeitos da dislexia: Era tido como mentalmente atrasado pelos professores. Sua mãe passou a educá-lo sozinha
Agatha Christie
Quem foi: A mais famosa escritora policial de todos os tempos, autora de mais de 80 livros
Efeitos da dislexia: Agatha não escrevia seus livros diretamente. Ela ditava as histórias para uma secretária ou usava um gravador.
Vamos comentar! bjs

4 comentários:

  1. Oie, bem interessante esse post, já conhecia sobre dislexia, mas não conhecia os componentes da classe dos gênios !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Raíssa tudo bem contigo!!!
      Eu também muito interessante pesquisar sobre dislexia, e saber que esta condição tem solução, assim incentivamos outras pessoas que também tem a ler!

      Excluir
  2. Adorei o post e a iniciativa!!
    O triste é saber que muitas crianças são diagnosticadas tardiamente ou nem o são, pois com tantos alunos em sala de aula e a falta de suporte por parte do governo para realizar o disgnóstico, torna o processo muito demorado. É de cortar o coração ver uma criança se sentir menos que os outros colegas por não conseguir acompanhar a turma, isso prejudica muito sua auto-estima e atrapalha completamente o rendimento escolar -.-
    Mas como você disse tudo pode amenizado com o devido tratamento e atenção. Os exemplos citados no post são verdadeiros casos de superação, isso é realmente inspirador! (E feliz!! O que seria de nós leitores de Agatha? Amo!!)

    Obrigada por compartilhar!!

    :*

    Ps.: Também não gosto do Captcha, bem que todos os que usam podiam substituir por aquele com desenhos né? ^.^

    ResponderExcluir
  3. Oie, achei super importante falar desse assunto, pois assim nós temos mais clareza para entender quem tem essa dificuldade.
    Vamos aderir a campanha!!!
    Bjs Dani Casquet

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!