Resenha "O Lado Bom da Vida"





Classificação

Informações do Livro
Título: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance
Meta de leitura de 2013

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.


Foto tirada na Bienal do Livro no Rio dia 31/08/2013.



Pat Peoples é o personagem principal dessa história maluca e comovente que se chama O Lado Bom da Vida, a mensagem do livro é muito legal, a luta dele para ter uma vida normal, apesar de vários acontecimentos estranhos no decorrer do filme da sua vida assim como ele mesmo diz, o filme que também assisti retrata uma vida mais light de Pat.

Ele não tem a miníma noção que se passaram anos no lugar ruim, é assim que Pat define o hospital psiquiátrico em que ficou internado por 4 anos, e não faz a miníma ideia de como foi parar la e porque, seu único incentivo para sair de la é sua esposa Nikki, quer dizer ex-esposa mas ele ainda não sabe disso.



… “não quero ficar no lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes, e onde todo mundo me diz que Nikki não vai gostar de meu novo corpo, nem vai querer me ver quando acabar o tempo separados. Mas também tenho medo de que as pessoas de minha antiga vida não sejam tao entusiásticas quando estou tentando ser agora.”



Ao sair do hospital, ele percebe que o mundo a sua volta está diferente, e terá que enfrenta-lo novamente, sua mãe muito confiante e amorosa faz um tudo para que ele se sinta a vontade na sua nova vida, comprando a ele equipamentos de musculação, roupas novas para seu novo físico, pois sua vida agora se resume em malhar e ser uma pessoa melhor para Nikki, "ser gentil ao invés de ter razão" são citadas muitas vezes por ele mesmo. E isso faz com que ele viva em filme de sua própria vida. 

A forma como o pai o trata me deixa intrigada já que no filme mostra um pai nada a ver, ele é completamente alheio ao filho, ele mal fala ou incentiva ele, e com certeza me fez pensar que todo o problema que ele tem, muito se deu ao comportamento hostil do pai. Seu irmão Jake se mostra mais companheiros junto com seu melhor amigo Ronnie. Fã dos Engles futebol americano, é citado diversas vezes e confesso que foi a parte mais cansativa do livro. 
Entra na história uma pessoa que também se torna uma figura de confiança na vida de Pat, Ciff seu terapeuta que o trata de uma forma normal e consegue fazer com que ele entenda sua nova condição.


…”para compensar a hora que passei sentado do Cliff, eu me exercitei até tarde, e quando vou para cama meu par ainda esta em seu escritório com a porta fechada, de modo que mais um dia se passe sem que eu fale com ele. Acho estranho morar com alguém com quem você não pode falar, especialmente quando esse alguém é seu pai, e o pensamento me deixa um pouco triste...”



Tifanny uma pessoa também com problemas de relacionamento começa a perseguir Pat em suas corridas matinais, a forma como ela é demonstrada no filme é bem melhor, pois no livro você percebe que ela é completamente pirada, mas ela despertara Pat para realidade da forma mais improvável. Eles iniciam então uma amizade silenciosa onde só bastava ficar próximos um do outro, Pat no começo não queria muito se aproximar dela, fazendo de tudo para evita-la, mas tudo se inicia quando ele convida a ir em uma lanchonete e comer cerais com leite, essa é a melhor parte na minha opinião, eles parecem duas crianças tentando viver em um mundo onde eles não são bem vindos.


Outros acontecimento se desenrolam no livro, o objetivo dele é chegar até Nikki que é citada milhões de vezes no livro, porém ele encontra outro caminho para sua própria salvação, pai que não fala com filho e nem tem um bom relacionamento com sua mãe são um desafio para ele, já que ele tem problemas demais para lidar com ele mesmo, mas a história em si é muito bonita, pois ele consegue realmente ver o Lado bom da Vida.

Não vou contar o que acontece pois seria spolier, tenham paciência no começo da leitura, no decorrer a historia envolve você, e saber qual será o novo começo de Pat e também de Tifanny.

Como pensar no Lado bom da vida quando tudo parece perdido... 

Mas para Pat todos podem ter um final feliz, eu também acho.



Espero que tenham gostado, como disse acima só comentei alguns detalhes pois não queria fazer spolier do livro, para que vejam a diferença do livro e do filme. 
Mas apesar de todas as diferenças o livro tem uma leitura agradável, a capa do livro tem um efeito muito legal e a diagramação do livro é perfeita, a editora Intrínseca investe bem em suas capas e conteúdo.
Por isso nunca julgue o livro pelo filme!!!

Até a próxima e comentem.







14 comentários

  1. Oi Dani! Eu amei o filme, mas ainda nao tive a oportunidade de ler o livro. A verdade é que ouvi coisas muito boas e tenho sim vontade de correr pro abraço, mas tem tantos outros na minha estante pra serem lidos que ele deixa de ser prioridade! Mas um dia eu adquiro o meu exemplar e entro de cabeça nessa história!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieee

    Adorei sua resenha, já tinha lido algumas mas só você conseguiu fazer eu entender melhor o tema do livro ... e adoro temas assim !!

    Beijos

    Andressa

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Dani, confesso que quando vi a capa desse livro não me interessei.

    Mas lendo sua resenha confesso que fiquei curiosa e por dar uma chance pra ele no futuro !!
    Beijos

    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero MUITOOOOOO esse livro... E amei sua resenha :D
    Você viu que esse autor vai estar na bienal do rio esse ano?? Eu queria muito ir, mas não vai dar :(
    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amanda vc vai gostar muito pode crer!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Andressa que legal sua mensagem, tentei ao máximo tentar transportar a mensagem do livro, obrigada!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor, sabia que amei a capa adoro livros com capas de filmes!!!
    O livro eu comprei faz tempo só agora eu li e gostei muito, vê o filme tbm super legal!!! bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa Natasha que noticia boa, eu vou na bienal vai ser perto de casa se vc conseguir vir me avisa bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Danille,

    Tenho vontade de ler esse livro, parece interessante...só não gosto da capa...de filme é horrível...abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii. Eu ainda não li o livro, mas já assisti o filme e gostei bastante.
    Gostei da sua resenha
    Beijos


    http://viva1livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marco, uma coisa que gosto é capa de livro com a do filme, gostei dessa mas tbm não morri de amores, gostei do efeito dos olhos deles no fundo em preto e branco, o livro é muito legal!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha super interessante.....

    ResponderExcluir
  13. sidnei luis fermino27 de maio de 2014 09:46

    Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥