Resenha "Decisões"


Classificação


Titulo: "Decisões"
Autora: Verônica Lopes
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Gênero: Literatura nacional/Romance
ISBN:9788542800883
Skoob:
Livro enviado pela autora para resenha em parceria com o Blog LJI

Decisões foi cedido pela autora Verônica Lopes e lançado pela editora Novo Século, a capa muito bem elaborada e a diagramação, deixam o livro muito agradável de ler.

No livro conhecemos a histórias de 4 amigas Beatrice, Rebeca, Maria e Marcela, mulheres bem sucedidas, mas com alguns conflitos a resolver.

Beatrice é casada com José e tem uma filha de 8 anos Mirela.
Mora no bairro do Leblon zona sul do Rio de Janeiro um lugar muito bonito (moro no Rio e é lindo mesmo). Trabalha como gerente de marketing em um empresa nacional do segmento de beleza em sociedade com sua amiga Sônia.

Beca é casada com Jorge, e o filho deles chama-se Joaquim, também muito bonita estava com 35 anos, desde a infância ela teve um corpo avantajado vivia fazendo dietas mirabolantes que nunca dava certo. Ela tinha uma vida de rainha, morava na Gávea zona sul do Rio, conheceu seu marido ainda na adolescência e desde então tinham uma vida perfeita e financeiramente falando não tinham o que reclamar.

Maria era de todas as amigas a mais velha, muito bonita e tinha dois filhos Miguel e Mônica, ela mora na Lagoa Rodrigo de Freitas um local muito bonito no Rio, mora em um apartamento muito bonito e sofisticado, porém era consciente quando o assunto era gasto, divorciada o que recebia de pensão para os filhos não eram suficientes para o custo do lar. Após se separar ela volta a trabalhar, formada em Arquitetura volta a atuar na área e monta um escritório com sua amiga.

Marcela é casada com Ricardo e os dois trabalham em um renomado escritório de advocacia com outros 9 sócios, a equipe trabalhava em todas as áreas de direito. Eles tinham dois filhos Carlos de oito e Ricardo de 4 anos, e eram amigos e estudavam na mesma escola que os filhos de suas amigas. Amava muito seu marido e tinha muito ciumes dele.

Adoro livro que contam o cotidiano de pessoas com vida simples, porém os conflitos e decisões que cada uma tem que passar é complicado.
 Beatrice conquistou seu marido a muito custo achando que estava fazendo o certo, casada há 10 anos não se sentia satisfeita com essa decisão, José se mostrava muito imaturo e dependia muito de Beatrice para sustentar a casa e toda responsabilidade, ele levava uma vida de garoto do Rio, saindo com os amigos sem se importar com ela.
Ela pensou várias vezes em acabar com o casamento, mas usava como desculpa sua filha que amava muito o pai, vivendo uma vida estagnada.

Beca tinha a vida que qualquer mulher pedia a Deus, seu marido amoroso descendente de Italianos eram muito ricos e tradicionais. Ele a amava de uma forma tão linda que a fazia se sentir segura apesar de ter uns quilinhos a mais, porém eles passam por uma provação no qual eles teriam que lidar e contar com a cumplicidade de cada um.

Marcela era uma mulher bem resolvida e trabalhava no escritório com direito familiar. Casada a 12 anos ela era muito bonita, o casal de destacava pela diferenças, porém eram muito unidos.
Mas uma coisa começou a incomodar Marcela, seu marido começou a frequentar academia, se arrumar mais deixando-a com a pulga atrás da orelha. E com ciúmes falando mais alto ela toma uma decisão que lhe poderia causar uma grande decepção.

Maria estava separada a cinco anos, mas nunca se interessou em arrumar uma pessoa para ter um romance, suas amigas sempre tentavam persuadir mas era em vão. Um dia um cliente entra em seu escritório para solicitar um orçamento para reformular um sala, eles conversam e no final acabam trasando. Maria se da conta que tinha feito, pois seu cliente era casado a 10 anos e tinha uma filha, mas sem medir as consequências ela leva adiante e vira sua amante.

Todos esses conflitos em cada uma dessa família, foi tomada uma decisão, seja ela boa ou ruim para qualquer uma das partes. Todas elas tem uma personalidade forte e determinada. Trabalhavam e lutavam para manter a família em harmonia. A história em contada de forma bem simples e ritmada, falando do dia-a-dia de cada uma. 

O final porém me deixou um pouco decepcionada, todas as amigas tiveram um desfecho e um andamento na história muito bom e claro, mas Maria ficou muito no ar sobre o que acontece com ela.
Ela teve uma participação pouco ativa, ainda mais por que ela se envolve em relacionamento extra conjugal, e merecia atenção.

O livro em si é ótimo Verônica destaca no livros os bairros cariocas e sua particularidades, define cada personalidade das personagens, e cria uma atmosfera bem familiar.
Decisões é um livro maduro e destaca em como na vida precisamos ter em mente como mudar, e ter coragem para seguir em frente, e retrata a vida como ela é na vida real.







10 comentários

  1. Olá! Vim te avisar que te indiquei para um tag, é só clicar no link para ver: http://levolivrosparaondevou.blogspot.com.br/2014/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, fiquei na dúvida se gostei ou não desta capa, mas a historia parece ser bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo, essa capa é muito linda! Super diferente, adorei *-*
    A história também é do tipo que eu gosto, mais leve e descontraída, mas também odeio pontos abertos no final... Enfim, fiquei curiosa mesmo assim, haha
    Ainda mais por se passar aqui no Rio o/
    Beijão, Dani :)

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro está linda mesmo.
    É tão chato quando a leitura flui e o final nos decepciona, né?!
    Mesmo com esse desfecho fiquei curiosa para ler, gosto de conhecer os novos talentos da literatura nacional =]

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee


    Nossa achei que tem muitos personagens e muitas história paralelas não sei se iria gostar muito mas quem sabe um dia eu leia.


    Beijos


    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, mas gostei da história, principalmente por saber que se passa aqui no Rio. É muito bom ver cenários conhecidos, sabe?
    Uma pena que o final não foi exatamente o que era esperado... mas se tiver oportunidade de ler o livro, darei uma chance. Parece uma boa leitura ;)

    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. ei Dani, o livro parece ótimo. Também gosto de livros que contam histórias cotidianas e problemas reais e possíveis. Pena que o final teve problema, mas pelo menos foi em relação a uma personagem só, rs

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Danielle,

    Não conhecia esse livro e essa é a primeira resenha que leio dele, parece interessante, não gostei da capa, não é a leitura pro momento mas quem sabe um dia...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aline Gonçalves3 de abril de 2014 00:00

    Oi Dani, tudo bom?

    Eu também gosto de livros cotidianos que se baseiam no dia a dia para criar uma história. Achei a premissa desse livro muito interessante e acho que o título tem muita relação com as personagens porque cada uma tem que tomar uma decisão.

    Beijos

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani,


    pena que vc não curtiu muito o final. Acho chato quando a gente segue animada com o livro e no final ele acaba decepcionando =( Mas faz parte, né? =D A capa do livro é linda


    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥