Resenha "Águas turvas"




Classificação
 

Titulo: Águas Turvas
Autor: Helder Caldeira
Editora: Quatro Cantos
Gênero: Literatura Nacional/Drama e Romance
ISBN:9788565850124
Páginas268
Livro enviado pela editora para resenha em parceria com LJI.



Oi amigos tudo bem, a resenha de hoje é do livro Águas turvas de Helder Caldeira, e foi uma leitura maravilhosa, a narrativa perfeita do autor fez da história uma das minhas favoritas nacionais de 2014, vamos conhecê-la.

Matthew Genezen Thompson inicia essa linda história contando como foi sua jornada e de sua família Thompson, ele destaca o seu amor por seu pai que chama carinhosamente de Vullen que significa "rechear, preencher algo", que sempre o incentiva e o cria para ser uma pessoa boa.
Mas essa família passou por muitas coisas, antes de encontrar o caminho para seguir, obstáculos os separaram e uniram no momento certos de suas vidas.

Gabriel Campos era um rapaz sonhador, seus pais tinham um sítio onde moravam e trabalhavam para o sustento de todos, ele cursava faculdade de medicina e sempre foi um ótimo aluno.
Ele foi criado sozinho, e sempre que percorria o sítio de seus pais, ele ia para um riacho onde seixos eram encontrados, e somente essas lindas pedras lisas podiam testemunhar o que se passava com ele e ainda estava na fase de plenas descobertas.

Quando iniciou faculdade de medicina se empenhou ao máximo para sempre tirar boas notas, mas seu modo de relacionar com pessoas eram as únicas coisas que não eram tão bem sucedidas. No apartamento onde dormia ele dividia com mais dois colegas um mineiro de Unaí e um paulista de São José dos Campos, lá era seu refúgio. E com o passar do tempo, ele começou a nutrir sentimentos pelo seu colega, mas o mesmo desconhecia totalmente esse sentimento. Um dia ele foi flagrado o por seu outro colega, ele contemplava os movimentos da cama de baixo fazia tempo, e sempre imaginava como seria se um dia fosse correspondido, mas seu colega ficou muito desconfiado da sua atitude.

Fatalmente um dia seu pai falece, deixando sua mãe e ele sozinhos no mundo, porém ela já não tinha mais forças para continuar longe do único e grande amor, e partiu logo em seguida, deixando Gabriel por definitivo sozinho. Após o término do ciclo da faculdade, veio a formatura que ele não participou por motivos óbvios, e seus colegas se foram sem despedidas. Ao chegar ao apartamento em que dividia com eles, estava sozinho e planejando o que iria fazer a partir dali, mas ele foi surpreendido por seu ex-colega de faculdade que o imobilizou e o violentou da forma mais brutal, com a maldade estampada em seu rosto marcando Gabriel para sempre.

"O amor entre uma mãe e um filho é sublime pela imperiosa força da natureza que os une do início ao fim. Mas o amor entre duas pessoas que se escolhem e decidem se unir pelo resto de suas vidas é soberano, é uma necessidade, é uma condição vital".

Gabriel estava sozinho no mundo, e não tinha motivo para permanecer no Brasil, não tinha família, muito menos amigos. Ele embarcou em uma viagem para nunca mais voltar, vendeu o sítio de seus pais para um fazendeiro interessado mesmo sabendo da demora do inventário, e embarcou para seu novo futuro, agora já formado tinha ótimas referências para começar seu estágio e se fortalecer depois de tudo que tinha passado.

Mas o destino colocou em sua vida Justin, quando desembarcou no Logan Internacional Aiport eles se atropelam, e logo no início surge um sentimento recíproco entre os dois, e foi inevitável fugir desse sentimento, Gabriel sentiu de imediato atração por Justin, mas não puderam confirmar se isso daria certo ou não, pois foram interrompidos pela correria da vida. Mas eles estavam destinados um para o outro.



Nesse livro nas primeiras páginas o autor já nos apresenta como será a vida de Gabriel e Justin, todo o drama familiar, superações, violência e traição foram muito bem relacionadas no livro, os personagens que aparecem no decorrer da narrativa são ótimos e com personalidade distintas e cativantes, Nicole, Edward, Catherine, Ethan, Helen, Jonh, Mildread, Gestrudes, Christian, Nancy e Sybele são os núcleos dessa linda história que tem como cenário Worcester Massachusetts.

Muitas passagens no livro o autor usa a sensibilidade para descrever a história, cada fato é relacionado ao título do livro e isso me encantou. Toda a história de cada personagem é relacionada umas as outras de forma clara. Super recomendo esse livro de todas as formas, pelo drama, romance, suspense, superação.
Não posso me estender nessa resenha, pois o autor revela cada passagem de seus personagens os acontecimentos em tempos diferentes, e me prolongar seria passível de spolier.


No decorrer do livro o autor insere algumas músicas que vou relacionar aqui pra vocês!



                                                  aguas turvas by Danielle Casquet on Grooveshark


2 comentários

  1. Uma temática bem polêmica, e um enredo bastante curioso Dani,
    Gostei da resenha =)

    ResponderExcluir
  2. Um tema bem interessante.... Fico feliz em saber que para as palavras sempre existem novos caminhos a seguir!

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥