Resenha "Enquanto eu te esquecia"




Classificação


Título: "Enquanto eu te esquecia"
Autor: Jennie Shortridge
Editora: Única
Gênero: Literatura Estrangeira/Drama
ISBN: 9788567028125
Páginas: 384
Livro enviado pela editora para resenha em parceria com LJI.


Enquanto eu te esquecia é um livro gostoso de ler, mesmo diante do título que sugere o que vamos esperar do enredo, fiquei com uma sensação que fazia parte do livro, digo isso por que o sofrimento que Lucie e Grady é intenso e marcante. Um livro que superou minhas expectativas e que ansiava para ler, a diagramação contribui para que o livro fique 100% agradável.

"Ela se deu conta da agitação às suas costas, mas mesmo assim pareceu mais importante continuar examinando, procurando alguma coisa acima da água, na direção das montanhas, um barco, de nuvens."

O livro é intercalado entre os personagens dessa trama, Lucie a protagonista é encontrada nas águas geladas de São Francisco sem memória, completamente perdida, algumas pessoas que estavam próximas a  retiram do mar e chamam socorro, ás perguntas que fazem a ela atormentam profundamente. Qual seu nome??

Ela não sabe seu nome, onde está, como chegou lá... Enfim sua vida foi apagada totalmente! Na clinica psiquiátrica ela é monitorada, mas ela logo percebe que lá não era seu lugar, e não fazia ideia que seu noivo a procurava a todo custo.

"O calendário na parede da sala de recreação dizia ser seis de julho, mas achava isso difícil de acreditar."

O reencontro é estranho e indefinido, marcado pelo alívio de encontra-la e pela angustia de ver outra pessoa em seu lugar, a Luce de outrora não existe mais, dando lugar a uma pessoa totalmente frágil que teria que conviver com o assombro de nunca mais lembrar da sua vida inteira.

Grady tinha em mente a luta que seria para se reaproximarem, mas para ele esse passo foi  muito mais complicado, afinal ele sabia como ela era, e isso era um obstáculo que ele teria que ultrapassar, para aceitar a Lucie de "agora".

"Lucie não parecia tão desorientada quanto Grady se sentia falando sobre ela como se fosse outra pessoa. Era natural que quisesse saber tudo que tinha acontecido no dia de seu desaparecimento."

Transtorno dissociativo é o nome para o trauma que Lucie passou, após uma intensa discussão com Grady ela sai de casa sem rumo, sem destino e simplesmente não se lembra de nada, o casamento deles estava em andamento e ela organizava nos mínimos detalhes e isso foi a causa da sua fuga e de todo o tormento deles, mas ela não fazia ideia o que estava por vir. 

Lucie se depara com seu passado e encara como ela mesmo era, uma pessoa fria, consumista, controladora, reservada, mas que Grady amava. Ela descobre que sua vida se resumia em controlar sua vida amorosa, trabalho tudo muito bem calculado. E percebe que não tinha amigos próximos, que seus vizinhos não falavam com ela, mesmo morando a cinco anos na mesma rua, mesmo sabendo de tudo isso ela renasce para um mundo cheio de cores e sabores e sentimentos á flor da pele. 

Esse livro é narrado em terceira pessoa entre os personagens Lucie, Grady e Helen que faz parte do quebra cabeça da vida de Lucie, as particularidades de cada um deles é definida pelo autor, fazendo que o leitor seja transportado para realidade deles, os personagens são adultos mas tem em si uma fragilidade infantil, cada um foi marcado de forma definitiva e dolorosa, mas juntos encontram um maneira de superar todos os fantasmas que os assombravam.

Um drama comovente que prende você a leitura, com um final tranquilo e inesperado, assim como o subtítulo diz, O QUE A MEMÓRIA APAGOU, O CORAÇÃO RECORDA, por mais que seja dolorosa a descoberta é um livro que me emocionou muito, recomendo!


64 comentários

  1. Oi Dani!!

    Legal!! Eu estava louca para ver uma resenha desse livro, porque sempre que vejo sinopse, nunca consigo "fixar" o que ele quer dizer, a não ser que eu esteja na livraria sem preocupações.. fora isso... sempre tem outra coisa a fazer que me desvia de dar total atenção àquilo.

    Interessante a questão do drama, da perda de memória e das "redescobertas", que ela parece ter que fazer... Seria uma leitura de que eu adoraria desfrutar agora, pois estou "no clima".

    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, nossa que legal, o nome e a capa já me chamaram a atenção, e sua resenha aguçou a minha curiosidade...
    Parabéns pela resenha :D


    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro, achei interessante e fiquei curiosa (sempre fico) rsrsrs Muito interessante a perda de memória e tudo que ela desencadeia no enredo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda pode ler eu adorei esse livro! bjkas

    ResponderExcluir
  5. Luciana Casquet de Melo24 de abril de 2014 17:14

    No mínimo intrigante, e apaixonante! Curiosa!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito interessada em ler este livro. Gostei muito da resenha e vou seguir sua recomendação e ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, olha que responsa, espero que goste da leitura! bjkas

    ResponderExcluir
  8. Nossa Vivian um livro fácil de ler e muito lindo!

    ResponderExcluir
  9. Verdade Yasmin deixo o livro bem interessante! bjkas

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa pra ler esse livro, gosto de dramas que envolvem o leitor que nos poe no lugar do protagonista. Parece bem emociante, com certeza vai pra minha lista de desejados, além da capa que é linda! A Editora Única tem feito diagramações excelentes, a da Saga Encantadas ficou impecável! To louca pra ver como ficou a desse livro. =D

    ResponderExcluir
  11. O que me atraiu nesse livro é o mistério sobre o que ocorreu com ela...e isso já é suficiente para eu ler ele inteirinho, diz se existe bicho mais curioso? hahaha!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani, só precisei ler "O QUE A MEMÓRIA APAGOU, O CORAÇÃO RECORDA" para me interessar totalmente pelo livro. Claro que a capa também ajudou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. cristiane dornelas26 de abril de 2014 14:35

    Achei esse livro interessante, bem diferente do que pensei que fosse a principio. Não parece ter muita coisa negativa. Só essa parte da narração mesmo, se for assim. Não gosto quando o livro tem aqueles montes de detalhes e blá blá blá pra encher página e nada de história, nada de relevante. Isso é uma droga :S
    De mais acho que vale a pena e queria ler.

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro me chamou bastante a atenção e adoro finais inesperados!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani!
    Tudo bom?


    Que temática forte esse em?
    Parece bem bacana! Não costumo ler muitas histórias assim, mas acho que vou acabar adicionando esse na listinha xD.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪27 de abril de 2014 05:28

    Oie Casquet ;)
    Caracas não sabia que esse livro era tão intenso assim. Gosto de livros intercalados. Estou mega curiosa aqui em ler o livro e ser conquistada da mesma forma que você. E que frase tão profundo é essa so final? Ain. Que preciso.

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi esse livro pela primeira vez, sua capa me chamou a atenção, mas achei que fosse mais adolescente. Tudo que envolve a parte psicologica de um personagem me interessa. Gosto de saber como o autor desenvolve esses dramas que são tão complexos. ESpero ter a oportunidade de ler logo. Esse já está na minha grande lista de desejados. Bjkss

    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani!!!! Que ótima tua resenha! Ainda não tinha lido resenhas desse livro e achei a trama bem interessante, fiquei bem curiosa para lê-lo, deve, realmente, ser bem tocante.

    Um beijãoo
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lara que visita boa, fico feliz que tenha gostado da resenha, achei esse livro muito bonito! Depois vou te visitar bjkas

    ResponderExcluir
  20. Oi Mey, ele não tem envolvimento com personagens adolescente e sim adultos, por mais frágeis que eles sejam presos ao passado, vc vai gostar recomendo!

    ResponderExcluir
  21. Oi dona Maria Silvana kkkk sumida está brincando de fantasminha kkkk
    Realmente achei ele muito intenso e adorei ler ele do inicio ao fim bjkas

    ResponderExcluir
  22. Sim Biel o transtorno dissociativo é bem interessante e triste eu pesquisei muitas pessoas não lembram de mais nada!

    ResponderExcluir
  23. Oi Dani é um final de bem leve mas que para os protagonista diz muita coisa eu gostei!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cris tudo bem, a narrativa é intercalada na percepção desse três personagens, mas a autora soube encaixar bem o pensar de cada um deles, eu gostei muito!

    ResponderExcluir
  25. Oie realmente essa frase é de efeito né, linda!

    ResponderExcluir
  26. kkkk Bruna leia vc vai conhecer a história e vai gostar!bjkas

    ResponderExcluir
  27. Oi Alice, a Única arrasou mesmo o livro fica mega convidativo! bjkas

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da historia. Faz tempo que nao gosto de uma resenha como gostei dessa. adorei a historia e sobre o que o drama retrata.

    ResponderExcluir
  29. Ana M. Vasconcelos4 de maio de 2014 18:05

    Olá Dani!

    Estou louca para ler esse livro desde o seu lançamento!

    A capa foi o que me chamou a atenção primeiramente mas, após ler a sua resenha... Sei que preciso ler o livro logo!

    Parece ser o tipo de livro que eu amo: emocionante, triste e apaixonante <3

    Ótima resenha!

    Beijos,

    Ana M.

    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Catharina Mattavelli4 de maio de 2014 18:09

    Oi
    Tudo bem?
    O livro parece ser muito bom, estou querendo ler ele ja faz um tempo, mas ainda não tive oportunidade haha com certeza irei ler assim que possível.
    Sua resenha ficou ótima, gostei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Silvia muito obrigada! Se estiver participando do sorteio Boa Sorte! bjkas

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana tudo bem, realmente esse livro emociona muito, vc vai gostar! bjkas

    ResponderExcluir
  33. Oi Catharina tudo bem, esse livro superou minhas expectativas gostei muito! Boa sorte no sorteio! bjkas

    ResponderExcluir
  34. Ana Carolina Ribeiro4 de maio de 2014 20:15

    Eu estou doida pra ler esse livro
    Pela capa já me conquistou agora com sua resenha ficou o gostinho de quero mais
    Será que vai me fazer chorar?

    ResponderExcluir
  35. Ana particularmente falando eu chorei o final não é aquele de arrasar mas é simples como dever ser e isso me emocionou! Boa Sorte no sorteio!

    ResponderExcluir
  36. Eu gosto quando histórias narradas em primeira pessoa têm mais de um narrador porque assim a visão dos acontecimentos é mais abrangente e não ficamos limitados a um único ponto de vista. Esse livro parece ser muito interessante e me interessei por ele logo que bati o olho, bom saber que vale a pena.

    ResponderExcluir
  37. Olá Cris vc acertou nas palavras para descrever o livro, se tiver participando do sorteio boa sorte! bjas e obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir
  38. Não gosto muito de ler dramas, mas só pela resenha o livro me cativou e me deixou bastante curiosa pra ler. Espero que seja tão bom assim!

    ResponderExcluir
  39. Oi Marina esse livro não é aqueles dramas melodramáticos, ele emociona e é isso que diferencia ele ;)

    ResponderExcluir
  40. Esse é mais um daqueles livros que a gente se apaixona logo de cara, só de ver a capa, haha <3
    Imagino o quanto ele deve ser envolvente, só de ler a sinopse e/ou alguma resenha, desperta aquela curiosidade na gente, queremos saber mais e mais! E sério, é difícil eu me emocionar com livros, mas alguma coisa em mim, lá no fundo, me diz que eu vou chorar oceanos com esse, D:
    Vanessa Kalen
    vanessakalenr@gmail.com
    missdoontcare

    ResponderExcluir
  41. Oi Vanessa tudo bem, obrigada por visitar o LJI, Enquanto eu te esquecia é um livro bem simples mas que emociona pelo jeito como é conduzido, isso que deixa ele muito bom! Espero que goste! bjkas

    ResponderExcluir
  42. Opaaa, adorei a resenhaa.. já estou louca pra ler *-*
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  43. Primeira resenha que leio desse livro e me parece ser um drama muito bom. Fiquei curiosa.
    O subtitulo diz tudo né? Com certeza o coração lembra de tudo... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  44. Cristiane de oliveira16 de maio de 2014 09:39

    Estou muito curiosa pra ler esse livro, amei primeiro a capa e depois fui atrás de saber do que se tratava e acho que não vou deixar de ler, gostei de tudo achei bem interessante o tema.Já estou louca pra saber o final.

    ResponderExcluir
  45. Oi Dani, tudo bem? Adorei a resenha e só a capa já me fez querer conhecer a história! Bom saber que você gostou tanto (5 estrelas, hein!!). Deve ser interessante acompanhar a jornada da Lucie para novamente se encontrar!!


    Adorei!!


    Beijos,


    Mari
    Cantinho de Leitura da Mari

    ResponderExcluir
  46. Adoro com livros que tenham o ponto de vista dos dois lado, é tão mais facil de compreender tudo! *0*
    Gardy tentando se reaproximar de uma pessoas amada, mas que ela não o reconhece e sem contar o peso que ele tá pela briga... Ai, deve ser lindo *0*
    É como se fosse uma segunda chance para a vida de Lucie já que ela não era uma pessoa tão boa, mas acho que se ela recuperar a memorria, talvez volte a ser o que era pq "ser o que ela era" faz sentido pra ela... Tipo, entenderam o que eu quis dizer? kkkkkkkkkkkkk
    Enfim, amei a resenha! Tava doida pra ler antes, mas agora.... Necessito ler! *0*
    "O QUE A MEMÓRIA APAGOU, O CORAÇÃO RECORDA" se fosse uma capa toda preta só com essa escrita eu já compraria... hahah Amei a frase, parece que tem tudo a ver com o livro.
    "todos os fantasmas que os assombravam." , "por mais que seja dolorosa" Sempre quando falam em descobertas, segredos, fico aperriada... kkkkkkkkkkkkkkk
    Ótima resenha! Nem contou demais nem de menos! ;)

    ResponderExcluir
  47. Oi Raquel obrigada pela visita realmente o título é lindo! bjkas

    ResponderExcluir
  48. Oi Cris tudo bem, o livro é lindo mesmo, boa sorte no sorteio! bjkas

    ResponderExcluir
  49. Oi Mari é um livro que vou ler de novo com certeza por que eu adorei! bjkas

    ResponderExcluir
  50. Olá Evelyn obrigada pela visita, e amei seu comentário, esse livro me pegou se surpresa achava outra coisa e ele me surpreendeu totalmente! Espero que goste! bjkas

    ResponderExcluir
  51. Estou paquerando esse livro desde que ele chegou na livraria que trabalho. Quando resolvo procurar resenhas sobre ele me deparo com essa, que só me deixou mais afim ainda de lê-lo. Adorei os quotes!

    ResponderExcluir
  52. Oi, Dani. Tudo bem?
    Bom, eu já estava interessada nesse livro, vi várias resenhas positivas sobre ele, mas ainda não tive oportunidade de ler. Adorei a resenha, ela só me fez querer ler mais ainda o livro kkkk Eu estou doida para conhecer a história de Lucie, achei a mesma bem bacana, até me fez lembrar daquele filme em que a garota perde a memória todo dia e o cara tem que conquistar ela novamente, sabe? Só que com Lucie é apenas uma vez, imagino que o noivo dela irá tentar de tudo para ter ela de novo, afinal, ele a ama. Enfim, eu acho que a história deve ser muito emocionante, quero saber o que irá acontecer com Lucie e quais serão suas decisões.


    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito da história, parece ser daquelas leituras que nos prendem do início ao fim, sendo leve e emocionante. Achei linda a capa do livro!

    ResponderExcluir
  54. Graziela Rustiguella Franzoni24 de maio de 2014 22:28

    Só pela capa já chama atenção.

    ResponderExcluir
  55. Esse livro parece ser muito bom, sempre tive vontade de ler e sua resenha despertou mais ainda minha curiosidade pela leitura, essa história parece ser bem bonita, assim como a capa! Adoro dramas! :D

    Beijos :*
    Claris - http://www.plasticodelic.com

    ResponderExcluir
  56. Oiê!!!

    Menina, eu quero muito ler este livro... Enredos como este me chamam atenção, não sei porque mas sou sempre intrigada de como deve ser tenso perder a memória, puxa vida! Espero ler e gostar tanto quanto você!! :-)

    Beijos

    Escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  57. Oi flor!
    To querendo ler esse livro faz um tempo. Quando vi a capa me apaixonei e agora depois de ler sua resenha só me fez querer mais. Espero ganhar :P
    Minha lista só faz aumentar mas que se dane hehehehe


    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  58. Natália Schimpf25 de maio de 2014 01:40

    "com um final tranquilo e inesperado"?!?!!?
    hahahaha... certeza que esse 'tranquilo' me chamou muito atenção para saber como é esse final! rs...

    adorei a resenha... já sabia desse livro tem um tempo, já tinha vontade de lê-lo... e com essa resenha a vontade só cresceu!


    sem contar a capa do livro, que é muito linda, ligada ao titulo... amei!!!

    ResponderExcluir
  59. Katia Costa Schwanke (katiaeli25 de maio de 2014 11:07

    OI Dani,


    Que livro hein? Daqueles que vc le a resenha e fica louca para ler o final. Agora, ela recupera ou nao a memoria ? rsss. ME lembrou um pouco o "Para Sempre". Imagino o quanto dificio deve ser, conquistar novamente a mesma pessoa não é ?

    ResponderExcluir
  60. Ola!!! Adorei a resenha, na verdade ja tinha visto a capa e achei linda mas não tinha lido nada a respeito e imaginava uma historia diferente, vc me deixou com uma curiosidade imensa de ler, já ta minha lista de desejados!!!!
    BJSSS!!!

    ResponderExcluir
  61. Que lindo! Você faz lindas resenhas. Até me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  62. Já tinha vontade de ler este livro, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. Deve ser bem interessante pelo enredo, fico imaginando como seria perder a memória. Que bom que tenha gostado da leitura, assim incentiva ainda mais a começar a leitura.

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥