Resenha "A Extraordinária viagem do Faquir que ficou preso em uma armário Ikea"




Classificação


Título: "A Extraordinária viagem do Faquir que ficou preso em um armário Ikea"
Autor: Romaim Puertólas
Editora: Grupo Editorial Record
Gênero: Literatura Estrangeira/ Comedia e drama
ISBN:  9788501102089
Páginas: 256
Livro enviado pela editora para resenha em parceria com LJI.

Foto ilustrativa retirada da internet


Quando recebi este livro para resenhar, foi uma tremenda surpresa do Grupo Editorial Record parceiro do LJI, com ele veio um saquinho de pregos que logo descobri do que se tratava, achei bem interessante essa ação e não sosseguei até ler o livro.

Neste livro separei com marcadores os capítulos que o nosso faquir personagem principal do livro vai se aventurar depois que se mete dentro do armário. Ele passou por diversas cidades como França, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Líbia e finalizando na França novamente.

Iniciando a aventura do Faquir Ajatashatru Ahvaka (pronuncie acha já a tua vaca), sim gente eu escrevi isso, mas foi a primeira gargalhada que eu dei quando li isso no livro, que é narrado em terceira pessoa, e no decorrer do livro vamos nos deparar com várias passagens assim, bom continuando, ele tinha uma missão bem peculiar, chegar a França e ir diretamente a uma loja de moveis chamada Ikea para comprar uma capa especial de pregos.

"Faquir de profissão, Ajatashatru Ahvaka (pronuncie acha já tua vaca) decidira viajar incógnito em sua primeira ida a Europa. Nessa ocasião, ele trocara seu "uniforme", que consistia em uma tanga na forma de uma enorme fralda de bebê, por um traje de seda brilhoso e uma gravata... "

Mas o mais engraçado é que o Faquir, veio sem malas, sem dinheiro, e pretendia voltar no próximo dia com sua compra nada convencional para muitos, mas muito bem aceita por ele, porque é claro ele é um Faquir.
Ahvaka vestido de forma bem diferente chama atenção do taxista cigano Gustave da companhia Taxis Gitans que o pega no Aeroporto Charles de Gaulle terminal 2C, ele recebe a ordem do indiano para levá-lo à Ikea, ele muito desconfiado confirma o que tinha acabado de ouvir e logo vem um pensamento bem maldoso do cigano picareta.

Aproveitando da "ingenuidade" do indiano, Gustave calcula a rota mais distante para levar seu passageiro para com isso faturar na corrida do dia, mas ele não contava que o nosso Faquir era mais esperto que ele, ao chegar ao destino a loja Ikea o taxímetro marcava 98,45 euros, o interessante nisso tudo é que o Faquir tinha exatamente no bolso 100 euro, sendo que ele ficaria sem dinheiro algum no bolso, porém como eu disse o nosso Faquir era mais esperto e ao pagar o motorista o distraio e pegou novamente à nota de 100 euros para ele, desembarcando em seu destino a loja de moveis Ikea.


Entrando na loja ele admira a imponência do lugar, observando cada detalhe que existia, e focando em seu objetivo ele se aproxima do vendedor e mostra a ele o queria comprar, uma cama de faquir de autêntico pinho sueco em três cores, com altura dos pregos inoxidáveis ajustável.

"Vários tamanhos eram oferecidos: 200 pregos (caríssimo e particularmente perigoso), 5 mil pregos (acessível e confortável) e 15mil pregos (barato e, paradoxalmente muito confortável). Em cima da cama, um slogan apregoava: Para noites picantes! O preço de 99,99 euros (para o modelo de 15 mil pregos) estava anotado em grandes letras amarelas."

Bom como disse acima o Faquir tinha exatamente 100 euros que levou na viagem para a compra de sua cama faquir, ele subtraiu a nota do taxista cigano então ele teria como comprar a cama certo... Errado, pois logo descobre que a cama era o valor de 115,89 euros, pois o preço havia mudado faltando assim 15,89 euros para a compra.

Agora o mais engraçado está para acontecer, como faquir ele conhece vários truques, o que faz dele uma pessoa vista como sobrenatural claro isso na aldeia de onde ele veio, porém ele era tão convincente que resolveu aplicar esses truques para se dar bem, primeiro com o taxista e agora como uma linda mulher que estava na fila do restaurante para almoçar, o faquir sem limites aplica o golpe simples que rendeu a ele 20 euros e um almoço na faixa.

"Foi nesse momento que o indiano escolheu para retirar do bolso um falso par de óculos escuros Police e o colocar sobre o nariz. Depois, se colou um pouco mais á mulher que apanhou a bandeja, uma faca que parecia cega e um garfo com as pontas embotadas, muito semelhante àquelas que costumava espetar na própria língua."

Bom já ai temos uma ideia do que acontece, a mulher sente a presença do indiano picareta e esbarra em seu óculos quebrando em pedaços, e assim faturando o que faltava, pois de alguma forma ela tinha que recompensar o "acidente" que ela achava que tinha causado.

Depois de uma longa conversa com sua vitima, e até conseguir o telefone da mesma, o Ahvaka resolve voltar o foco para seu plano mirabolante, ele teria que passar a noite na loja, já que não tinha dinheiro e nem lugar para passar a noite. Sendo assim após acordar com fome debaixo de uma das camas da loja ele resolve procurar o que comer, e quando estava quase finalizando seu jantar ele escuta barulhos vindo da loja e corre para se esconder dentro de um dos armários mais próximo. kkkk Grande erro.

E assim começa a aventura mais maluca do indiana Faquir preso dentro de um armário Ikea, parece até castigo por tudo que ele fez para se dar bem, no decorrer do livro ele encontra várias pessoas, faz muitos inimigos e amigos, e de certa forma algo muda nele definitivamente, aquele indiano faquir que saiu de seu país para comprar uma cama de pregos é pego de surpresa em seu próprio truque. Ele de certa forma amadurece e sentimos como sua vida não foi nada fácil.

Uma história muito diferente de tudo que já li, o livro é engraçado em si pois ele se coloca em confusões totalmente inesperada e da forma como acontece todos são interligados o que de certa forma ele tem que se redimir com ele mesmo e as outras pessoas, mas o personagem passa por uma transformação radical, ele interage com diversas pessoas de classes sociais diversas e conhece um mundo totalmente diferente do dele estava acostumado. É um livro que chama atenção pela simplicidade da lição e moral da história, super recomendo essa leitura.




22 comentários

  1. Oi Dani..
    Parece ser realmente uma história diferente. Só não saquei os pregos..rs
    Agora fiquei até curiosa.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Le os pregos é por que ele é um faquir :) kkkk e ele vai comprar uma cama de pregos!

    ResponderExcluir
  3. Hola, Dani,
    Já tinha visto esse livro em algum lugar mas não sabia do que se tratava. Pela sua resenha parece ser um livro muito legal e "divertido"...
    Quem sabe um dia eu leio esse livro :D


    besos,
    Adiós!
    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Danii :)
    Não conhecia o livro mas sua capa me interessou bastante , adorei a proposta que ele mostra para o leitor :) Pela sua resenha ele deve ser bem humorado e interessante de se ler pois aprendemos um pouco de umas culturas hahah :3
    PRA QUE QUANTO EUROO KKKKKKKK e isso dos pregos o_O
    Parabéns pela resenha *--*
    Fiquei bastante curioso com o livro , vamos comprar \õ/ hha
    Beeijos !
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/2014/05/leio-escrevo-gringos-on-line-de-ms.html

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da surpresa da editora e não sosseguei até ler kkkk é bem interessante bjkas

    ResponderExcluir
  6. Oi Alan o livro é bem engraçado e tem umas passagens bem interessante! bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas não fiquei muito curiosa para conhecê-lo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. amei a ação huahuahuahua. O título do livro é gigaaaaante, mas imagino que o livro seja mesmo hilário e divertidissimo =)



    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Foi uma ação bem legal da editora para chamar atenção, eu mesmo na compraria um livro com título assim, mas ele é bem interessante e engraçado. bjkas

    ResponderExcluir
  10. Verdade né Kel que título imenso kkkkk imagina na hora de escrever, é bem divertido! bjkas

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani!!
    Tempão que não venho aqui, seu blog está lindo, como sempre!!
    Não conhecia esse livro!! Achei interessante!! O título é muito legal!!
    Bj
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  12. Oi RÊ senti sua falta aqui no LJI, e obrigada pelo elogio!!!
    O título é bem grande e engraçado né kkkk Bjkas

    ResponderExcluir
  13. OMG, esse deve ser provavelmente um dos livros mais engraçados que eu já vi! Ainda mais esse nome dele, hahaha ri demais
    Realmente não esperava esse tipo de história, mas pelo próprio título dava pra ver que não era mais um livro convencional. Deve ser bem divertido mesmo, fiquei curiosa, rs
    Beijos

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Thais realmente é um livro nada convencional para uma história o faquir trapalhão no final... leia hahaha bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani... Que livro "diferente", não gosto muito de livros que tenham fantasias... mas esse até que parece legal... Achei engraçada a resenha e o seu modo de pensar.... kkkkkkkkkk

    Bjs

    Niii

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nice, então esse livro não faz o gênero fantasia, ele mais comédia misturado em um drama bem de leve por assim dizer! Mas é bem engraçado! bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá Danielle,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que gostei bastante, achei bem interessante e faz meu estilo, dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Patty, tbm pensei a mesma coisa sobre ele, a ação feita pela editora mandando o livro foi legal assim muitas pessoas terá uma visão diferente! bjkas

    ResponderExcluir
  19. Oi Marco tudo bem, a principio fiquei bem surpresa com o título gigante, mas depois lendo ele foi bem legal descobrir como ele é cômico! bjkas

    ResponderExcluir
  20. É verdade Danielle, o título é enorme, deve ser divertido mesmo...abçs.

    ResponderExcluir
  21. Andressa Menezes7 de maio de 2014 17:13

    Nossa que nome estranho e com uma história bem diferente kkkk parece ser engraçado mesmo mas não se leria esse livro.


    Beijos


    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Dressa esse livro é bem diferente, foi uma experiencia legal ler! bjkas

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥