Resenha "O Teste"




Classificação


Título: "O Teste"
Autores: Joelle Charnonneau
Editora:Única
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance Distópico
ISBN:9788567028231
Páginas:320
Livro enviado pela editora para resenha.

O Teste é um livro de distopia muito bem narrado pela autora Joelle Charbonneau, confesso que nas primeiras 50 páginas a leitura se arrastou um pouco, pois a minha curiosidade em ver logo a ação atrapalhou, mas depois a ação deixa a gente com o coração na mão em ver Cia Vale enfrentar o tão esperado O Teste.

Malencia Vale conhecida mais como Cia mora na Colônia Cinco lagos com seus pais e seus três irmãos mais velhos, e ela está se preparando para a formatura que acontecerá na praça principal da Colônia, as grandes expectativas se resumiam na classificação de alguns alunos para o famoso O Teste em que os lideres de Tosu City fazem para encontrar verdadeiros lideres disposto a reconstruir a vida na terra.

"Dou uma última olhada no espelho e torço para que hoje não seja o final da minha formação acadêmica, mas não tenho controle sobre isso. Apenas sonho de que meu nome seja chamado para o teste."

Após os sete estágios da Guerra onde a vida humana quase foi dizimada, as pessoas tentam reconstruir o que foi devastado, as cidades são divididas em colônias com a cidade principal Tosu City, Cinco lagos é uma das menores contando somente com 900 habitantes que acabam se conhecendo de certa forma.

Todos convivem para tentar melhorar a terra para cultivar alimentos e sobreviver a fome que um dia assolou a todos logo depois da Guerra, seu pai havia passado pelo o Teste e tenta alertá-la dos perigos que podia encontrar, que outros candidatos pudessem tentar tirá-la do caminho para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

Seu irmão Zenn ao qual Cia é mais apegada logo depois da formatura, fica enciumado quando descobre que ela foi selecionada para O Teste, mas o que ele não sabe que algo por trás disso faz com que ele se livre desse destino, o que foi inevitável para Cia, todos ficam surpresos quando ela é selecionada, mesmo sabendo que seu desempenho é bom.

"Amo todos os meus irmãos, mas é para Zeen que eu corro quando tenho um problema para discutir. Zeen é sempre é paciente e ponderado. Ela faz perguntas e eu nunca deixo de me sentir melhor depois da conversa. Hoje eu tenho um problema, mas Zeen não esta aqui". 

É ai que toda ação e mistério começam na vida de Cia, toda a preparação para O teste, os temores que seu pai despeja sobre ela sobre a experiência de sua passagem pelos testes, a deixa ela em alerta em saber em quem confiar ou não. O teste consiste em testar os conhecimentos gerais, habilidades e aptidão, e o teste final e mais aterrorizante que vai designar quem terá a chance de entrar na universidade.

Tudo seria mais simples, se Cia pudesse respirar tranquilamente e confiar nas pessoas ao seu redor, a única que se mostra solidária desde o começo é o Tomas que ela conhece desde a infância e se mostra muito mais próximo a ela, e com isso ela fica mais relaxada em contar com alguém conhecido. 


Muitos acontecimentos sinistros cercam as primeiras fases do Teste, abalando os nervos de Cia, mas mesmo assim ela terá que confiar em seus instintos e continuar com seu objetivo.

O Teste é um livro muito bem detalhado, gostei muito da personagem que se mostra sempre em alerta e usa os ensinamentos que seus pais e irmãos ensinaram a ela desde pequena, e sua intuição e extinto de sobrevivência são decisivos para todas as escolhas que ela deverá saber, o final do livro me deixou totalmente surpreendido, pois a jornada não acabou! 




18 comentários

  1. oiiii,
    estou numa fase de distopias, e esse livro me interessou desde o início, rs. Adorei a resenha, fiquei mega curiosa para ler o livro e saber que raio de teste é esse, e qual sua real intenção (não deve ser nada que preste, rs). Depois de Filha da Floresta, aprendi a não desistir nas primeiras 40 ou 50 páginas lentas, porque depois delas pode vir uma obra incrível!
    E só de saber que você curtiu a protagonista, me animou mais, pois o que me irrita nos juvenis são as protagonistas sonsas e chatas, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do livro! Eu adoro distopia, e cada vez que vejo uma review mostrando uma que realmente merece minha atenção, eu me informo mais. Vou tentar ler esta antes de Feios.
    Beijos
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aline Gonçalves3 de junho de 2014 22:35

    Oi Dani, tudo bom?

    O Teste chegou ontem e estou louca para ler. Amo distopias e sempre que posso leio algo do gênero. Fico imaginando o mistério que envolve o Teste e a premissa me lembrou um pouco Divergente com Jogos Vorazes. Adorei a resenha.

    Beijos!

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desbravadores de Livros4 de junho de 2014 11:02

    Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro.
    Acho normal no início ser mais lento, até porque é o momento de apresentação do cenário. Normalmente, sempre melhora.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi :)
    Esse com certeza é o livro que mais quero ler esse mês, apesar de distopias estarem na moda, é um gênero que sempre consegue nos surpreender com fatos diferentes, novas maneiras do governo "brincar" com os habitantes, novos suspenses.... ..
    O que eu mais gostei em "O teste" foi o fato da pessoa não se lembrar do que se passa lá dentro, além de o fato de você não saber em quem confiar... É tudo muito tenso. :@

    ResponderExcluir
  6. Hello seus lindos, obrigada pela visita, fiz uma promo relânpago os três primeiros que comentar ganha um mini kit de 5 marcadores, mande seus dados para contatolji@outlook.com

    ResponderExcluir
  7. Hello seus lindos, obrigada pela visita, fiz uma promo relânpago os três primeiros que comentar ganha um mini kit de 5 marcadores, mande seus dados para contatolji@outlook.com O

    ResponderExcluir
  8. Andressa Menezes4 de junho de 2014 15:46

    Oiee

    Que bom saber que o livro é bom, ele está dentro das minhas metas de leitura ainda esse mês e pretendo ler em breve espero que eu goste tanto como você pois sua resenha me deixou curiosa !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu espero comprar ou ganhar logo.Fiquei sem curiosa pra ler o livro e já vi criticas positivas acerca do livros.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Danielle,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, essa é a terceira resenha que leio dele e igualmente positiva, estou ainda mais curioso......parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Dani,

    Amo distopias, estou naquela fase que tudo que aparece eu saio lendo. E esse livro já está na minha lista de desejados desde antes do seu lançamento. Será meu próximo pedido para a Única.

    Eu sei como é a sensação das primeiras páginas serem arrastadas, o bom é quando a arrebentação passa e a história se desenvolve.

    Espero ler e gostar tanto quanto você.

    Bjks



    Patty Santos

    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Rodrigues9 de junho de 2014 16:26

    Oie amiga
    Eu estou com esse livro aqui e será um das minhas próximas leituras, então eu estou animada.. adoro uma boa distopia. Pelo o menos são 50 páginas lentas e ainda bem que depois melhora.


    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Ana Carolina Lopes7 de outubro de 2014 12:55

    É claro que eu como uma fã assumida de distopias não poderia deixar de lado esse livro. Toda essa ação e aventura é o que me prende e apesar de você dizer que ela só acontece depois das 50 primeiras páginas eu me sinto tentada a conhecer essa história .


    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Não li muitas distopias até agora, além de Jogos Vorazes e a Seleção, mas tenho lido muitas coisas boas sobre o Teste e sua resenha só vem a confirmar isso. Parece que o excesso de detalhes não prejudica a história e torna tudo ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante de distopias, mas realmente, depois de jogos vorazes a maioria é mais do mesmo. Não tinha tanto interesse em ler esse livro mas só de saber que é diferente dos outros, já fiquei com vontade. Uma das coisas que eu já gostei é que o livro é mais focado na distopia que no romance.

    ResponderExcluir
  16. No inicio achei que não ia gostar muito dos personagens e tudo mais.Mas a cada página eu passei a simpatizar mais com Cia e Tomas.Adorei a escrita da Joelle,conseguia ver as cenas descritas no livro muito vivadamente na minha imaginação.É mesmo uma ótima leitura,já me apaixonei pela trilogia.Ansiosa para os próximos livros.

    ResponderExcluir
  17. Estou gostando bastante desse tipo de livro e esse me deu bastante vontade de ler depois de ler a resenha.
    Bem curiosa :)

    ResponderExcluir
  18. Estou adorando ler livros distopicos. E essa resenha me deixou com muita conta de de ler essa serie parece mto boa. Com certeza vai pra minha lista :)

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥