Olá amigos o post de é bem diferente, podem ver o título acima, mas é por uma boa causa, ontem assisti no programa Encontro da Fátima Bernardes que ao vivo fez a campanha do balde de gelo, e depois conversando com a autora e amiga Raquel Pagno ela me desafiou, no bom sentido ela deu a ideia dos blogueiros inciar essa ideia até o momento não vi ninguém fazer, mas achei muito válido.
Lembrando isso não é uma simples brincadeira, é coisa séria então se for participar seja consciente e responsável, pessoas dependem dessa pesquisa e doação para descobrir como é a doença e combate-la, então caso não seja do seu interesse não venha com comentários vazios e sem sentido, apenas leia e aprenda.
Vou indicar blogs e autores nacionais para o feito, são eles:
Blogs
Livros e Chocolate Quente - Andressa
Por uma boa Leitura - Raquel
Meu mundinho fictício - Bruna
Coração de Tinta - Patty
Livros y Viagens - Aline
Prazer me chamo Livro - Giulia
Prazer me chamo Livro - Giulia
Autores
Raquel Pagno
Elaine Elesbão
Carla Pacheco
Iniciada há um mês nos Estados Unidos, com o intuito de arrecadar fundos para a Associação Americana de ELA (ALSA), a Campanha “Balde de Gelo” já atingiu muitas celebridades por lá, e agora chega ao Brasil por meio da Associação Pró-Cura da ELA.
A campanha consiste em desafiar 3 pessoas a fazerem uma doação de US$ 100,00, e caso não o façam, devem tomar um banho com um balde de água com gelo, tudo em 24h. Como a visibilidade de celebridades tomando banhos de água gelada foi grande demais, optou-se por fazer os dois, e assim, divulgar ainda mais a causa.
Entre as celebridades americanas, se banharam Oprah, Bill Gates, Steven Spielberg, e Marck Zuckenberg. No Brasil, já postaram seus vídeos, Neymar, Luciano Huck, Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, que o fez ao vivo em seu programa.
Mas o que é o ELA?
SOBRE ELA
Por Francisco Rotta
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos por ela atingidos, sejam pacientes, familiares, amigos ou cuidadores. O nome se refere ao aparecimento de lesões cicatriciais (esclerose) que envolvem a porção lateral da medula espinhal e levam à atrofia muscular (amiotrófica).
Incidência
Adultos de todas as idades podem desenvolver ELA, porém, sua frequência é maior na população entre 65 e 74 anos. Também ocorre um pouco mais assiduamente em homens do que em mulheres (1,8 homem para uma mulher). Fora áreas de alta incidência no Japão e na ilha de Guam, a ocorrência de ELA parece ser uniforme ao redor do mundo. Estima-se que um a três novos casos por 100 mil habitantes apareçam a cada ano e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Por esses dados pode-se estimar que 12 mil pessoas no Brasil sofram da doença.
Genética
A grande maioria dos casos são o que chamamos de ELA esporádica, e não é conhecida a causa desse mal. Hipóteses levantadas incluem infecções virais, exposição a toxinas, alterações hormonais e ativação do sistema imunológico. No entanto, nenhuma dessas pode ser confirmada em estudos epidemiológicos. O mais provável é que não haja uma causa única, mas diferentes fatores que possam desencadear a enfermidade em indivíduos predispostos.
Somente 10% dos casos de ELA são de origem genética. Já foram identificados alguns genes envolvidos na ELA familiar, mas ainda há outros a serem descobertos. Quando há mais de um membro na família diagnosticado com ELA, é possível fazer o exame genético para identificar a mutação e testar se há outras pessoas com o mesmo gene defeituoso. Entretanto, cabe lembrar que apenas ter o gene não significa que a pessoa desenvolverá a doença, há outros fatores envolvidos no desenvolvimento da mesma.
Fonte site IPG - Instituto Paulo Contijo
Tammy Luciano
Atriz e autora foi desafiada a fazer.
Famosos que já participaram!!!
Eu também aderi a campanha galera!!!!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!