Anota aí ! LJI & Outubro Rosa





Oi amigos, principalmente meninas, vamos ficar atenta a um dos maiores problemas femininos que atinge cada vez mais cedo, o câncer de mama. Eu sempre realizo o ultrassom das mamas anualmente pois tive um caso próximo na família, minha mão há 10 anos atrás teve o diagnostico de câncer de mama, graças a Deus estava no início e ela removeu somente um quadrante da mama, fez radioterapia e quimio durante um tempo curto, e hoje está bem. Fiquem sempre atentas!

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.1 Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares. Fonte Wikipédia



O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Como detectar precocemente

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.



O exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.

A mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o INCA, o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. Fonte Site Portal Brasil


Site IBCC


3 comentários

  1. Aline Gonçalves de Oliveira7 de outubro de 2014 22:17

    Oi Dani, tudo bom?

    Post super importante e informativo. Eu nunca fiz um ultrassom das mamas, mas pretendo me cuidar mais. O câncer de mama é um dos mais comuns no país e sua prevenção merece ser divulgada.
    Beijos!

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, é sempre importante postagens como estas para alertar e divulgar esta doença que infelizmente aina mata muita gente. Feliz por saber que sua mãe está bem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, tudo bom??? Gostei muito do seu post, além de er bem explicativo é muito informativo...Precisamos propagar e muito essas informações, pois infelizmente a taxa do câncer de mama cresce a cada ano.

    bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥