"Resenha "O Maravilhoso Mágico de Oz"


Classificação


Informações do livro
Título: O Maravilhoso Mágico de Oz
Autor/a: L. Frank Baum
Editora: Vermelho Marinho
Gênero: Literatura internacional/ Fantasia
ISBN: 9788582650196
Livro enviado para resenha em parceria editora.


Olá pessoal tudo bem, como foi o fim de semana de vocês? Eu fiquei de molho em casa por conta de uma gripe que me derrubou, mas estava em companhia dos meus livros que foi muito bom!

Para iniciar a resenha de hoje quero ressaltar o quanto é bom lembrar da infância através dos livros, e esse com certeza trouxe para mim boas lembranças, comecei a ler bem pequena aos 5 anos já iniciava meu gosto pela leitura, essa história dentre outras foram as que mais me marcaram, a fantasia tem o dom de mexer com a imaginação.

A clássica história do Mágico de Oz foi traduzida com todo cuidado pela Carol Chiovatto adaptando a leitura para as crianças de hoje, e realmente a fácil compreensão da narrativa e nomes citados não houve dificuldade.

Dorothy é uma menina órfã que mora com os tios Em e Henry no Kansas, junto totó seu cãozinho inseparável e fofo, todos levam uma vida modesta e tudo muito sem cor, assim foi definido por Dorothy, um cenário triste e mórbido.


E após um ciclone inesperado onde a casa onde eles viviam é arrancada do chão e levado pelos ares, Dorothy é levado para Terra desconhecida de OZ, onde as cores e a beleza são uma surpresa. Logo ela é recebida pelos habitantes desse lugar que ficam gratos com a morte da Bruxa Má do Leste, a casa aterriza acidentalmente em cima dela, libertando o povo da escravidão. E por esse grande feito ela é presenteada pela Bruxa Boa do Norte, com os sapatos de prata da Bruxa Má que contém uma mágica muito poderosa que ela desconhece, e pelo beijo que irá protege-la de qualquer perigo.

E assim começa a grande aventura de Dorothy pelo mundo de OZ e seus encantos e perigos, para tentar voltar para sua família no Kansas. Homem de lata, Espantalho e Leão covarde são os companheiros dessa linda aventura, onde Dorothy aprende os valores de amizade, coragem e inteligência e amadurece muito sua maneira de pensar e como lidar em certas situações.

Os personagens como Homem de lata que quer muito um coração de verdade, Espantalho que quer um cérebro, e o Leão que quer coragem, passam por situações que eles descobrem dentro de si todas essas qualidades, e Dorothy que também está em busco do Grande Terrível Oz para retornar para o Kansas, passa por situações onde sua ingenuidade é amadurecida.

Mostra também como o grande OZ para quem conhece a história que todos na vida pode errar e fazer desse erro um aprendizado, e mostrar as pessoas que é possível mudar.

É uma história de fantasia que traz a mensagem muito linda e união entre pessoas e espécies diferente, onde todos se encaixam sem diferenças, cada um com seu propósito e objetivo.
 O formato laçando pelo editora Vermelho Marinho é compacta, ilustrada e cativante, um ótimo livro para presentear crianças a partir de 7 anos que já conseguem compreender vocabulário e palavras inseridas na história, assim como a Carol informa na nota da tradutora ela escolheu não traduzir os nomes dos povos de Oz pois a tradução não faria sentido, e na minha opinião achei muito válido essa observação, pois hoje em dia vemos muito programas de desenhos animados onde as pronuncias de seus personagens são super apelativas, e no livro as palavras não traduzidas foram colocadas de forma bem simples.

Eu li esse livro com a Bella, demorei um pouco mais para ler, por que a todo momento a curiosidade sobre certa situação era perguntando por ela, mas mesmo assim foi uma leitura super agradável e proveitosa! Recomendo a todos!




16 comentários

  1. Meu final de semana foi muito bom graças a Deus. Que pena que você estava gripada, mas os livros é uma ótima companhia nesta hora e em qualquer hora rsrsr. Realmente é muito bom relembrar a infância e tem livros que nos fazem voltar no tempo de criança. Esse é um deles, muito bom com seus personagens diferentes, o homem de lata, o espantalho e o leão, com sua aventuras divertidas.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro pode-se dizer que eu não li.. porque acho que aquelas versões bem fininhas pra criança não conta né.. então eu quero ler o livro, livro mesmo.. eu até comecei uma vez.. mas como inventei de ler em inglês acabou não dando muito certo..

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser um clássico nunca tive a oportunidade de ler.
    Estou desejando muito esse livro na versão da Zahar, um dia acabo adquirindo.
    Espero que já esteja melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Uma das histórias mais lindas que já vi. Diícil esquecer as grandes lições que ela transmite.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Ja lembro dessa história mas não tenho certeza se cheguei a ler o livro acho que sim aqueles que vinham com fita para escutar a história também rssr eu adorava.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que lindoooooooo!!
    Adoro O Mágico de Oz.
    Também comecei a ler ainda muito nova.
    Meu pai comprou uma pasta onde vinham vários livros infantis.
    Minha história preferida era A Bela e a Fera. =)
    Beijossss!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro aqui em uma edição super caprichada da Zahar, e estou muito ansiosa por essa leitura!
    O livro tem uma história muito fofa e que quero muito conhecer então lerei assim que possível!
    Gosto sempre de ler uns livros assim que me lembrem da minha infância e tenho certeza que esse vai se uma ótima leitura!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi! ^^
    Tudo bem?
    Quando li pela primeira vez a história do "Mágico de Oz" adorei. O livro sempre supera os filmes.
    Não conhecia essa edição que você leu. Lembro que optei por uma en inglês mesmo que estava em promoção e não me arrependi, pois apesar de estar em outro idioma, a a escrita do Frank L. Baum é muito simples e fácil de entender.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ei Danii!

    Nossa n conheço nadaaaa da história do mágico de Oz, q pessoa sem infância né? Fiquei até curiosa p saber mais sobre, pela sua resenha é uma graça de história!!

    Bjos!!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Leitura que justifica o porque de ser um dos maiores clássicos literários do mundo

    amor por demais ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá Danielle,

    Ainda não li esse livro mas está na minha lista, legal ver que você incentiva seus filhos e le junto com eles...parabéns...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie.

    Não tive a chance de ler esta obra ainda, mas tenho muita curiosidade.

    Espero ter a chance o quanto antes, pois sua resenha me deixou bem curiosa

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani, você acredita que eu nunca li esse livro nem assisti ao filme, mas morro de curiosidade. Posso já ser adulta, mas mesmo assim ainda me interesso :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, tudo bom?
    Acho tão lindo você ler esse livro com a Bella, ainda mais com um clássico desses. Várias editoras estão relançando essas obras com um novo trabalho gráfico e quem ganha é a literatura e os leitores.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fiz uma vez um teatro em que eu era a Dorothy, apesar de eu não ser a protagonista (era um teatro que reunia os protagonistas de várias histórias no Vale em que eles viviam). Eu quero muito um Totó para mim, hahaha
    A história realmente traz uma mensagem linda, e dá para encaixar nos dias de hoje!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani... meu final de semana foi bem cansativo na verdade... eu ando com uma insônia terrível e só queria dormir, mas ninguém deixou.. tirando isso está tudo de boa... confesso que nunca li nada do mágico de Oz... mas sempre assisti todas as adaptações e gostei de todas... até a mais recente... que bom que o livrou de remeteu lembranças boas... Xero!

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥