Resenha " O Medo de Virgilia"


                                        

                                                                  Classificação
                                                              
Informações do livro
Título: O medo de Virgília
Autor\a: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Gênero: Literatura nacional/Drama e Romance
ISBN:978856671265
Livro enviado para resenha em parceria autora.

                                                             
Oi amigos tudo bem, mês de fevereiro na reta final, e top comentarista chegando ao fim, participem comentando em todos os post para ficar entre os finalistas, mês de março já tenho uma surpresa para o top aguardem!


Em parceria com a autora Rosa Mattos recebi o segundo romance escrito por ela " O medo de Virgília", e mais uma vez li uma história bem estruturada pela autora, com muitas reviravoltas e situações sinistras que rondam os personagens.

Virgília é uma pessoa simples que em comparação a sua família problemática ela tenta se manter sã diante de tudo que ela vai vivenciar em sua vida, ela vive sozinha em seu apartamento em Porto Alegre que foi herdado pela sua mãe quando sua tia Celina morre acidentalmente após a discussão com seu namorado Bernardo que vira a vida dela para o ar.

Sua famíllia, a mãe principalmente dependia dela financeiramente chegando ao nivél totalmente da falta de noção, ela não tinha como sequer negar ajuda quando ela ligava e somente a comunicava suas decisões e situações cabulosas. Ela consegue um bom emprego em uma Joalheria Luc Prado como gerente e está muito entusiasmada para iniciar suas funções e enfim ter sua vida em ordem novamente. Sua vida sentimental também não estava nos eixos, Leo depois de um ano e meio termina com ela de maneira repentina e por telefone, ela ficou mais ainda deprimida ao saber que Leo e Clara sua amiga, quer dizer sua ex amiga, estavam juntos e foi o motivo da separação.

Ao iniciar no seu trabalho, a sua adaptação é rápida e logo se familiariza com todos os procedimentos necessários, e assim ela conhece Alex que é entregador de joias da loja e logo sentem uma atração irresistivél, Alex esconde um lado obscuro paranormal e diferente que fará parte desta trama, algo que irá envolver vários personagens que a autora Rosa Mattos teve o cuidado de descrever de forma breve como cada um era em seu íntimo e entrelaçando ao final da história.

Sua maior preocupação era com sua irmã que era mantida internada em um hospital psiquiátrico após tentar matá-la sem saber o motivo do surto, isso a deixava profundamente triste, mesmo visitando sua irmã frequentemente seu quadro não evoluia para algo bom, e o ódio que nutria por Virgília era nítido.

Imagina uma pessoa como Virgília onde sua mãe era totalmente sem noção no quesito depositar todos os problemas da vida em seus ombros, um pai ausente que esconde um segredo da família a anos, o tio Emeliano que tinha medo de tudo, uma irmã com graves problemas mentais e um irmão ladrão que vai morar com sua esposa e filhos em seu apartamento. Eu já tinha caido fora kkkk.

A trama é narrada em primeira pessoa pela Virgília, onde ela relata todo seu dilema, o livro é curto mas Rosa intercala os capítulos para descrever os personagens secundários, que envolve, roubo, mortes, traições, e que no final tudo se encaixa! A história em si é bem interessante, mesmo com tudo de ruim que acontece, tem o romance entre Virgília e Alex para equilibrar a história. 

Mas parece que nada de bom ronda Virgília, ela literalmente tem o dom de se envolver com pessoas problemáticas e sinistras, achei ela muito permissiva e conformada demais, em vários momentos tive vontade de dar um sacode nessa personagem, ela não tem uma personalidade forte que impede que outras pessoas possa tratá-la com devido respeito, tornando submissa de várias situações e segredos. Mas o final é algo bom no livro que deixa menos mórbido todas as situações, todas os personagens envolvidos tem seu desfecho conclusivo bom ou ruim, o livro se passa de forma rápida, e a narrativa da autora ajuda para instigar a curiosidade.

Uma única coisa que não me agradou foi a formatação do livro feita pela Editora Selo Jovem, algumas páginas pude reparar que as fontes eram diminuidas em certos parágrafos, e alguns erros na revisão do mesmo, conversei com a autora sobre esses pontos e ela me esclareceu que todas essas falhas foram devidamente restauradas para nova edição. Acho importante que a editora tenha cuidado com as obras de todos os autores pois isso reflete muito na conquista dos leitores.

Eu ja havia lido outra obra de Rosa Mattos e a escrita dela é bem sólida e ela solta a imaginação para criar situações bem interessantes, então eu me surpreendi mais uma vez com essa publicação de forma muito positiva e espero que ela nos traga mais história do genêro.





                      



7 comentários

  1. Hum já fiquei curiosa com essas situações sinistras o que será, sinto cheiro de mistério srsrsrrs. Epa aparece um personagem com um lado sobrenatural ,gosto de sobrenatural nas historias acho que ficam melhores. Nossa e que vida conturbada ela tem, um problema atras do outro. Também não gosto quando os livros vem com esses erros. Não conhecia a autora, gostei do livro parece ser bem agitado.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Dani, é uma história ótima, enredo envolvente mas a editora cometer um erro assim com a fonte não dá né?! E nem é uma editora pequena =x fiquei chocada =/

    Beijos,
    Joi Cardoso
    http://www.estantediagonal.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! Que livro tenso.
    Achei super interessante.
    Não conhecia a autora, mas, já gostei.
    É muito chato quando há erros de formatação, né?! Principalmente quando são tão gritantes, como as fontes diminuídas que você citou. =/
    Mesmo assim, enredo é muito envolvente, fiquei curiosa para ler e conhecer mais a Virgília.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, só não curti muito a capa.
    Parece ser bom o livro, espero que me agrade

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani! A resenha ficou muito boa! O que me deixa curiosa são essas "situações sinistras" kkkk... Amo ficar curiosa sobre um livro! Enquanto eu lia a sua resenha, me imagina lendo o livro e resmungando para a Virgília agir mais rs. Beijos! apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani tudo bem?

    Não conheciao livro e achei interessante, sua resenha empolga e nos deixa curiosos, gostei da dica....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, o livro parece ser interessante, mas a história não me atraiu muito não. Não consegui me interessar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥