Resenha "A Formatura" O Teste 3


Classificação
 Informações do livro
Título: A Formatura 
Autor/a: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Literatura Internacional/ Distopia
Skoob
ISBN: 9788567028477
Livro enviado para resenha em parceria editora.

A Formatura - O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


Oi amigos tudo bem, enfim consegui finalizar essa trilogia, mais uma meta encerrada tinha grandes expectativas com esse livro, a leitura foi em doses homeopáticas, por conta da divisão de opiniões a medida que as resenhas caíram na blogsfera.

A avaliação da trilogia fica classificada no total como 4 estrelas, pois a autora soube usar elementos para prender o leitor ao enredo da história, soube trabalhar detalhes bem precisos com relação ao conteúdo e desenvolvendo a personalidade de cada personagem, desde o primeiro livro a sociedade de Tosu City se mostrou bem evoluída e inteligente.

Cia a personagem principal tem total foca até o final da trilogia, Tomas seu companheiro entra em alguns momentos para dar um ar de romance juvenil. Toda trama gira em torno da competição de formação de lideres fortes e com capacidade de decisões precisas. Traição, mortes, desconfiança, dúvida, vão fazer parte desse desfecho, no início da leitura fiquei tensa e ao mesmo tempo incomodada com algumas dúvidas que surgiram no meio da história e que não foi aprofundada pela autora, deixando uma ponta no ar.

Nesse livro Cia terá muitos conflitos a superar, veremos Cia indecisa, Cia bolada, Cia chateada, Cia apaixonada, Cia mortal, Cia em todos os momentos de crise existencial, por que o futuro está em jogo e tudo dependerá das suas ações e decisões. Esperava uma Cia Vale mais madura.

Não quero entrar em detalhes de como foi cada parte desse livro, pois assim como eu me arrependi de ler algumas resenhas que me deixaram com pé atrás, eu incentivo à lerem e tirar as próprias conclusões, até por que nas outras resenhas e sinopse da para ter uma noção.

A Formatura é um livro mais denso que merecia um desfecho mais convincente, desculpe ele não foi de tirar tanto fôlego assim, fiquei meio inconformada com a simplicidade que a autora finalizou todo o pesadelo insano da Cia. Por Lord Supremo, Cia passa por situações cabulosas, que exigiam um final com chave de ouro, mas não ficou no café com leite infelizmente.

A leitura é muito rápida, a autora sabe construir diálogos e sub-pensamentos de cada personagem, e isso foi um ponto a favor para toda a trilogia, a inserção de personagens também foi outro ponto a favor para equilibrar a história, ponto para idealização da história, ela se torna crível a quem lê, e claro ponto a editora pela revisão e diagramação do livro, todos esses elementos são essenciais para a uma boa leitura. 

Porém o final deixou a desejar, eu espero que a autora faça um spin-off sobre o que acontece depois, como ficará o destino de Tosu e seus habitantes e como Cia irá se desenvolver, quais suas evoluções e seus traumas. Eu ainda recomendo a série para quem me questionar, pois ele é intrigante e envolvente, um gênero Infanto-Juvenil Distópico de fácil entendimento.
Agradecimentos a editora Única.


Fechamento da Trilogia O Teste resenhas abaixo;















15 comentários

  1. Oi, tudo bem? Eu não gosto muito desse gênero de livro, muito menos quando ele vem em trilogias... Eita, mania de trilogia! Hahahaha
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Não me empolgou muito nao... será q vale a pena mesmo???
    Eu achei q lembrou um pouco Divergente...
    Realmente eu desanimo com livros q nao dão um gás no final...
    Mas, quem sabe um dia eu leio...
    bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito das resenhas que li dessa trilogia, e ameeeeei as capas!!!!
    Necessitooooooooooo!!!!
    A história parece ser bem original até bem escrita!!!
    Faz sorteio pra genteeee??? kkk
    bjoos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!
    Ta aí uma trilogia que eu quero muito ler, pois tive ótimas recomendações.
    Estava na dúvida devido ao grande número de resenhas negativas que li sobre esse terceiro livro. Mas bom saber que você gostou, assim é um empurrãozinho a mais para eu começar a ler logo e tirar minhas próprias conclusões.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani...
    Essa é uma trilogia que tenho vontade de ler, mas acho que vai demorar um pouquinho.
    Entendi porque seu último emotion foi decepcionante..rs
    Mas ouvi falar muito bem também sobre a escrita, e tenho curiosidade em conhecer a narrativa da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pois é, quando as opiniões são bem distintas, eu prefiro fazer a leitura e ter minha própria opinião formada a partir dela. É o único jeito, pois não gosto de julgar um livro pela opinião alheia. Infelizmente ainda não pude ler O Teste, mas faz muito tempo que quero. A trilogia me chamou a atenção por ser distópica, e como no ano passado me surpreendi e muito com as distopias, decidi que continuaria seguindo essa linha. Espero poder ler em breve :)

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?
    Gosto bastante de distopias e e a trilogia O teste sempre me chama atenção pelas resenhas que vejo pela blogosfera.
    Acho uma pena esse último livro não ser tão bom quanto você esperava e sinceramente não entendo os autores que fazem um primeiro livro maravilhoso e o último que deveria ser igualmente incrível acaba sempre deixando um pouco a desejar. Espero realmente que a autora esclareça melhor em algum conto ou coisa do tipo as suas dúvidas sobre Tosu, seus habitantes e principalmente sobre a Cia.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Maria Cecília Vieira31 de março de 2015 21:05

    Muita gente falando bem desses livros. Distopia tá em alta, né? Não é um gênero que costumo ler muito, mas essa me chamou atenção, ainda mais depois da sua resenha. Pena que o final deixou a desejar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Como já mencionei a trilogia ta na minha lista, achei as capas bem bacanas, a historia parece ser bem interessante, foi uma pena o terceiro deixou a desejar. Mas pretendo ler assim mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dani!

    Mais uma pessoa que não ficou satisfeita com esse livro. Eu estava alucinada para ler a série, mas desanimei justamente porque todos falam que o fechamento não foi o que trilogia merecia. Bom, como ainda assim você recomenda a série, talvez eu dê uma chance, mas não vai ser agora

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Andressa Menezes5 de abril de 2015 20:55

    Oieee


    Eu curti muito os dois primeiros volumes da trilogia mas esse em questa achei muito devagar e a protagonista que sempre teve que tomar decisões sérias acabou se enrolando muito nesse se tornado muito vulnerável e achei que o título não tem nada haver afinal nem formatura teve né.


    Beijos


    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dani, tudo bem?



    To mega curiosa pra terminar a série. Gostei bastante de O Teste, vamos ver o que eu acho de Estudo. Pena que o final deixou a desejar... isso me desanima um pouco, mas... faz parte, vai que eu tenho uma opinião diferente?! =P


    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani, tudo bom?

    Parabéns pelo layout novo!!!! LINDO!

    Realmente ficou faltando um final mais emocionante no último livro da série. Para mim foram 3 estrelas com muito sofrimento porque eu esperava muita emoção, sangue e porrada nesse último livro. A Cia me irritou muito com essa indecisão sobre matar ou não matar.
    Apesar disso, recomendo muito a série.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, tudo bem?

    Eu ainda não li essa trilogia, mas li muitas resenhas positivas e esses dia ela estava em promoção e eu quase comprei. É uma pena que o final não tenha sido muito bom, eu detesto quando isso acontece, pois a gente se apega a uma história e o final não é bem como esperávamos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani, tudo bem??


    Muitas pessoas não gostaram do desfecho da série e isso tem me gerado uma dúvida enorme... ler eu vou com certeza, porque é distopia e eu amo e já tenho os dois primeiros livros da série para ler... mas eu fico imaginando o que esperar... porque sei que distopia pode ter qualquer tipo de final tanto bons quanto ruins... mas finais abertos me deixa muito frustrada e pelo que percebi em algumas resenhas o problema parece ser este... espero que não... e espero ter a minha percepção diferente e poder gostar rs... xero!

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥