Classificação
Informações:
Título:"Quem sabe um Dia"
Autor(a): Lauren Graham
Editora: Record
Gênero: Romance/Chick-Lit
Livro resenhado colunista Carol Piazzaroli
Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione.
Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É difícil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.
Quem sabe um Dia foi lançado pela editora Record em fevereiro do ano passado, simultaneamente com os EUA. Fiquei sabendo do lançamento bem antes e fiquei contando os dias para que pudesse finalmente ter o livro nas mãos. A autora é a atriz Lauren Graham ("Parenthood" e "Gilmore Girls").
Quando li a sinopse, percebi que o livro seria uma espécie de autobiografia, o que me deixou ainda mais interessada.
O maior sonho de Franny é se tornar atriz. Mas ela tem apenas seis meses até o seu prazo final. Quando ela se mudou para Nova York, estipulou um prazo de três anos para que sua carreira decolasse, mas até agora, Franny era uma garçonete fazendo aulas de teatro e estrelando comerciais fajutos. Ela divide o apartamento com sua melhor amiga da faculdade, Jane, que é produtora, e o doce Dan, aspirante a roteirista. Em meio a tanta pressão que ela coloca sobre si mesma, ela ainda tem que lidar com o seu namoro com o cara errado enquanto assiste sua vida desmoronar.
Pode parecer um drama só, mas Franny usa o humor para sobreviver e continuar tentando. O livro é recheado de ironias e consegui dar boas risadas. É uma narrativa leve, divertida e que prende até o fim. A autora colocou páginas da agenda de Franny, deixando o livro diferente de outros chick-lit's.
Franny é o tipo de personagem em que você se apega rapidamente. Ela cativa e prende, e o senso de humor digno de Lorelai Gilmore está presente em cada diálogo. Todos os personagens são muito bem construídos, e Lauren conseguiu fugir dos clichês com muita folga. Ela consegue passar os sentimentos dos personagens com muitos detalhes e naturalidade, e nos faz mergulhar no mundo de Franny: Nova York, cinema, teatro, frustrações, romance, decepções e muito mais.
A classificação só não foi 5/5, pois eu prolongaria um pouco mais o final (não vou explicar o porquê para não dar spoilers).
Recomento muitíssimo, e não precisa ser fã de Lorelai para amar esse livro!
xoxo
Esse livro já me conquistou soh por ser escrito pela Lauren (não preciso dizer q adoro ela, preciso???) Amei a resenha e fiquei apaixonada pela historia, parece ser muito bom. Bora participar da promoção pra ver se ganho!!! rsrsrsr
ResponderExcluirOi Thaís! Também adoro a Lauren hahaha Vou esperar sua foto então!
ResponderExcluirBeijos
Bom, não conhecia o livro, mas me apaixonei depois que li a resenha. Já foi direto para a minha lisinha de desejados. E essa autora é amada, né? Conheço gente que fala bem dela. E vou ver se participo da promoção!
ResponderExcluirBeijos.
Olá Maria, participe sim! Vamos ficar muito felizes (:
ResponderExcluirBeijos
Bom, eu adorei a premissa do livro. Ainda não o conhecia, nem a autora, mas já estou reprogramando as leituras e o clocando no meio! Vou deixar passar o concurso porque tenho criatividade zero pra fotos, apesar de querer muito ganhar o livro :/
ResponderExcluirEi meninas, ganhei este livro, mas ainda não tive tempo de ler. Adorei a comparação com a Lorelai, um personagem que eu amava.
ResponderExcluirDeixei ele reservado para o meu DL deste ano, então a leitura não vai demorar.
Bjs, Rose.
Não conhecia o livro e nem a atriz, pois ainda não assisti a série, achei legal ser uma atriz que escreveu, deve ser bem legal e parece que é divertido, pelo fato dela determinar um prazo que esta vencendo.
ResponderExcluirQue bom que gostou, Anelise! Participe sim, aposto que pode ter ideias bem legais ^^
ResponderExcluirBeijos!
Oi Rose! Quando terminar de ler, me diz o que achou (:
ResponderExcluirBeijos
É bem divertido mesmo, Maria. Se puder, leia sim!
ResponderExcluirBeijos
Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas me parece muito bom (amo livros que nos façam rir), vou já, já adicionar como desejado. Essa autora parece excelente hein?!
ResponderExcluirE até participaria da promoção, mas tô numa preguicinha gostosa demais kkkkk
O livro realmente me fez dar boas risadas, Liih! Que bom que já colocou na sua lista, tenho certeza que vai gostar (:
ResponderExcluirAdoreeeei!!! Aiiii quero ler, amoooo livros que se passam em NY!!! São tão divertidos, e para quem quer conhecer os EUA é uma boa!
ResponderExcluirPena que chegay tarde!
Não da mais pra mandar minha fotinha =(
bjoos
Uma pergunta: A foto tem que ser algo próprio ou posso por exemplo, buscar uma imagem que resuma meu sonho no google e mandar com uma legenda criada por mim?
ResponderExcluirTem que ser uma foto original sua, com uma legenda criada por você, pra não ter problema depois haha
ResponderExcluir