Like a Rory Gilmore "Viagens no tempo"







O tempo como principal tema em uma obra literária é um trunfo sem erro. Todo mundo gosta de aventuras envolvendo linhas do tempo, saltos, máquinas e reviravoltas sem fim.
Em minha opinião, é um dos melhores temas para serem explorados, já que não há critérios muito definidos para um enredo convincente. Se os personagens são consistentes e a história prende a atenção, dificilmente essa fórmula dará errado.

Acho que a grande razão para esse tema ser tão explorado, é que todo mundo gostaria de viajar no tempo. Tanto para o passado (principalmente), quanto para o futuro. Com capacitores de fluxo ou não, a literatura, a TV, o cinema e o universo dos quadrinhos nos permitem viajar com imaginação no complexo mais valioso de todos: o tempo.

Muita gente me pede dicas de leitura, mas nunca sei exatamente o que indicar, já que depende muito do que a pessoa gosta de ler.  Decidi escolher o tempo como tema, já que é um dos meus favoritos e é bem difícil alguém que não iria gostar (:

Série Tempest (Julie Cross):


Tempest é uma trilogia (Tempest, Vortex e Timestorm) conta a história de Jackson Meyer, um garoto capaz de viajar no tempo. Ele chama suas viagens de saltos, que no começo, são inofensivas e apenas experimentos para ele e seu melhor amigo, Adam. Até que sua namorada Holly é assassinada, e ele começa a descobrir cada vez mais coisas sobre suas habilidades. Gosto muito dessa série, e estou terminando o último livro. Tenho o pressentimento de que a autora vai encerrar muito bem.

Revivente (Jeff Winston):


É a premiada obra que serviu de inspiração para o filme “Feitiço do Tempo”. Jeff Winston morre aos 43 anos e acorda se lembrando de tudo em seu quarto de faculdade, aos 18 anos, dando-lhe uma nova chance para construir seu futuro. Mas o fato se repete quando ele completa 43 anos novamente, e o ciclo parece sem fim.

O ladrão do Tempo (John Boyne):


No primeiro livro de John Boyne (O menino do pijama listrado), é contada a história de Matthieu Zela, um homem com mais de 250 anos e que parou de envelhecer aos seus 50. Ainda não li esse título, mas ele está na minha lista (como prioridade!). Não inclui exatamente viagens no tempo, mas definitivamente o tem como plano principal. A série Forever (Warner), me lembrou um pouco o enredo do livro.

Todo dia (David Levithan):


Também não é um livro que trata de viagens no tempo, mas como o protagonista, A, vive cada dia no corpo de uma pessoa diferente, ele acaba vivendo uma vida de apenas um dia (pelo menos é o que interpretei da história), o tempo também está em primeiro plano.

Perdida (Carina Rissi):


Perdida conta a história de Sofia, que fica presa no século XIX após comprar um celular. Ela é acolhida pela família Clarke, e descobre novos planos de seu coração. Ainda não li este também, mas é uma meta desse ano, já que foi confirmado que o livro terá uma adaptação para o cinema!

A mulher do viajante do tempo (Audrey Niffenegger):



Henry sofre de um distúrbio genético que o faz viajar no tempo aleatoriamente, sem poder controlar. A cada vez que viaja tem uma idade, e Clare precisa se acostumar a viver com os constantes desaparecimentos do marido. Também ainda não li esse, por que já vi o filme (e não sabia que era livro), e por que a história não me atraiu muito.

Em HQ’s:


Sempre gostei de histórias de super-heróis e não perco um filme nem série que trata desse assunto. E claro que não faltam viagens no tempo, principalmente no universo da DC (meu preferido cof, cof). Exemplos são Flash e Superman, capazes de atingir a velocidade da luz, e assim conseguem ir para o futuro (mesmo que voltar seja complicado).


Claro que há muuuitos outros livros, e eu poderia ficar aqui o dia todo, mas acabei escolhendo os que eu já conhecia, e os mais recentes (há muitos clássicos envolvendo viagens no tempo). Ah, e nem comecei a falar dos filmes, já que isso é assunto pra outro post (ou uma série deles, já que são muitos filmes!). Se alguém tiver mais alguma indicação, deixe aí nos comentários!

xoxo


Top comentarista Abril

35 comentários

  1. Muito bom o post!!!
    Eu gosto desse tema. Os ultimos q li foram "Perdida" (q foi lembrado por vc) e "Encontrada" ambos de Carina Rissi (Q amo!!!) Os dois maravilhosos e desenvolvem muito bem os conflitos de uma volta ao tempo.
    Adorei!!!
    Fiquei curiosa com A mulher do viajante no Tempo. Ainda não conhecia e pareceu-me interessante!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um tema bem interessante, eu mesma adoro historias de viagens no tempo. Li Perdida e amei, li também todo dia. Tempest é uma trilogia que quero muito ler, esta na minha lista de compras, só esperando o preço cair um pouquinho rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Catharina Mattavelli10 de abril de 2015 12:44

    Olááá

    Todo dia é um dos meus livros favoritos, amo de paixão. Quro muito ler Tempest e O ladão do Tempo, parecem ser maravilhosos, são ótimas dicas dadas de viagem no tempo, muito bom haha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ahm eu li perdida que foi o primeiro livro sobre viagem no tempo que eu li, um que eu quero ler é a mulher do viajante do tempo, tem outro sobre viajem no tempo que é outlander- a viajante do tempo.

    ResponderExcluir
  5. quero muito ler todo dia e perdida , nao sabia que perdida iria virar filme ! adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Desses eu só li Perdida e amo, amo, amo <3 haahah
    Livros com essa temática tem de ser bem abordados para não acabarem ficando confusos.
    Já li alguns outros, mas não estou lembrando de nenhum específico agora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem? Que legal o tema do post de hoje, adorei!!! Dos livros que você citou eu só li Perdida e AMEI!!!!! A Carina Rissi soube nos transportar para outra época! Tenho Todo Dia na estante mas ainda não li, sempre acabo passando outro na frente. Não conheço os outros mas fiquei muito curiosa para ler Revivente, vou procurar!!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz quando vi Perdida nessa lista, é o meu livro preferido! Acompanho muito a Carina e espero que o filme não demore muito, se não eu fico louca hahaha <3

    ResponderExcluir
  9. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:13

    Que bom que gostou, Joi! Também amo esse universo *-* A Dani está de parabéns mesmo, o layout ficou lindo (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:15

    Oi Thaís, quero muito ler "Perdida", pelo jeito é muito bom mesmo! A mulher do viajante no Tempo tem uma história bem diferente, acho que vale a pena procurar saber mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:16

    Oi Maria, Todo dia é muito bom *o* e Tempest tem um preço bem salgado mesmo :x hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:17

    Oi Catharina, também gostei bastante de Todo dia (: e pretendo ler O ladrão do tempo o mais rápido possível hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:18

    Oi Emanoelle, bom saber de Outlander! Deixei passar hahaha vou procurar saber ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:19

    Oi Raquel! Também não sabia que ia virar filme, foi uma surpresa hahaha
    Que bom que gostou do post (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:20

    Oi Nati, é verdade... É um tema fácil de se perder haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:22

    Oi Mari! Que bom que gostou do post *-*
    Todo mundo está falando tããão bem de Perdida (preciso ler logo!). Revivente é muito bom, vale a pena procurar (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Carolina Piazzaroli11 de abril de 2015 22:23

    Oi Gabriela! É uma angústia esperar filme né? hahaha tomara que não demore mesmo :x
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu já lembrei logo de Perdida, fiquei feliz em vê-lo no post hahaha mas o nome da protagonista é Sofia com F não com PH, rs. E quero muito ler Todo dia, acho que irei gostar.

    ResponderExcluir
  19. Carol, eu sou suspeita pq adooooro Carina Rissi.
    Mesmo assim, rsrs, recomendo demais a ler Perdida e, consequentemente Encontrada. A leitura é otima, a historia mais ainda e, sem contar, com o bom humor q a Carina desenvolve muito bem. Vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir
  20. Carolina Piazzaroli12 de abril de 2015 10:48

    Corrigido, Denise ;) Leia sim, acho que vai gostar!

    ResponderExcluir
  21. Carolina Piazzaroli12 de abril de 2015 11:15

    Bom saber Thaís! Adoro livros assim, estou vendo que vai entrar pra lista dos meus preferidos hahaha Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol, tudo bem? Gostei bastante do post... e adoro livros que tem o tema de viagem no tempo, mas não leio muito.

    Desses eu já li "Todo Dia" embora tenha a questão do personagem viver todo dia em um corpo diferente, eu não considero o tempo a questão principal do livro. Isso já é uma coisa que ele tá acostumado. Acho a questão principal o que ele tem a nos ensinar sobre cada corpo que habita. É um livro que fala muito sobre preconceito, depressão, religião, e tudo mais. "Perdida" é uma história maravilhosa e adoro a Sofia e o Ian <3 leia sim!!

    Tenho bastante vontade de ler a trilogia "Tempest", vejo ótimos comentários sobre ela. Dos que você não mencionou no post, mas tenho vontade de ler é a série "Outlander", é enorme, mas parece ser bem interessante. "Belleville" do autor Felipe Colber também trata de viagem no tempo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Carolina Piazzaroli13 de abril de 2015 15:48

    Oi Rafaella! "Todo Dia" realmente aborda vários temas, como você disse. Mas me lembro de que quando li, fiquei presa no pensamento de que ele tinha "uma vida de um dia" (abrangendo a questão do tempo), aí acabei colocando no post por ser um livro bom e que eu indicaria hahaha
    E preciso ler "Perdida" mesmo, já passou da hora! Todo mundo diz que é bom haha ah, e vou procurar saber mais de "Outlander" e "Belleville", obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Maria Cecília Vieira13 de abril de 2015 19:46

    Adoro livros assim. Tempest está na minha lista e Perdida já está na minha estante para que eu possa começar a ler esse livro da Carina. Acho que vou amar. Também quero ler Outlander, tem muita gente falando bem esses livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Carolina Piazzaroli14 de abril de 2015 15:14

    Oi Maria Cecília, leia sim! Tenho certeza que vai gostar (: coloquei Outlander na minha lista também haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Quero muito comprar Perdida, fico um pouco de receio ao saber que o livro vai ser adaptado. Não sei se os diretores brasileiros serão capazes de fazer um bom filme

    ResponderExcluir
  27. Acho essa coluna super legal \o/ A maioria dos títulos eu já conhecia, mas nem todos sabia que abordavam o tempo de alguma forma. Eu como estudante de física acho super interessante o negócio de viagem no tempo, já que na realidade é algo bem discutido porém meio improvável, pelo menos temos na ficção.
    Sou fã assumida da DC, e por coincidência hoje mesmo assisti o episódio de The Flash em que o Barry rompe o espaço-tempo pela primeira vez (=

    ResponderExcluir
  28. Oi Carol, tudo bom?

    Achei o tema do post bem interessante e adoro livros com viagem no tempo. Da sua lista eu li Perdida e recomendo muito a leitura. Ah, A Mulher do Viajante do Tempo é um livro que morro de vontade de ler porque já assisti ao filme e gostei bastante.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Carolina Piazzaroli16 de abril de 2015 23:14

    Oi Lissandro, foi justamente nisso que pensei... O que nos resta é torcer hahaha

    ResponderExcluir
  30. Carolina Piazzaroli16 de abril de 2015 23:17

    Oi Anelise, fiquei feliz em saber que você gosta de coluna *-* e que legal que você é estudante de física *o* (se não fizesse jornalismo, provavelmente faria física, acho muito interessante haha) Também sou muito fã da DC, e amo esse episódio de The Flash (acho que foi o melhor até agora haha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Carolina Piazzaroli16 de abril de 2015 23:20

    Oi Aline! Que bom que gostou do post (: Perdida vai ser minha próxima leitura, está decidido haha A Mulher do Viajante do Tempo é bem legal, pena que eu vi o filme primeiro (muitos spoilers haha), mas também quero ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá... Carol... eu gosto muito da temática de viagens no tempo, mas confesso que prefiro em filmes... não sei porque... eu Tempest e a história foi boa, mas não quis continuar a leitura dos demais livros, não sei não me senti muito interessada em continuar... o livro não me prendeu... enfim... por enquanto vou ficando com os filmes... xero!!

    ResponderExcluir
  33. Passado futuro, eu amo essas coisas brincando com o tempo
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Carol, tudo bem?

    Dos livros que você citou eu só li Perdida, e ainda preciso ler Encontrada. Eu gosto dos livros sobre viagens no tempo e vou procurar saber mais sobre Tempest. Eu não conhecia.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Tantos livros que foram citados são meus desejados hahaha
    Tempest, Todo dia, e Perdida são os livros que mais anseio no momento, com certeza cada um deve ter uma história e tanto.
    Beijoos

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥