Resenha "Just Listen"

 



Classificação

Informações:
Título: "Just Listen", a Garota que esconde um Segredo
Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Farol
Gênero: YA
Skoob
Livro resenha por Carol Piazarolli



Just Listen foi lançado em 2010 pela editora Farol Literário, e é uma das obras mais famosas da autora. É um dos meus livros favoritos, daqueles em que você fica pensando por muito tempo depois de terminar a leitura.

Annabel Green é aparentemente uma garota que tem tudo o que quer. Ela é modelo desde pequena, assim como suas irmãs mais velhas, e é popular principalmente por conta de sua melhor amiga Sophie. Mas tudo muda quando Annabel é pega em uma festa com o namorado de Sophie. A protagonista acha que não tem escolha a não ser se isolar do resto do mundo durante as férias e começar o ano letivo sendo odiada e ignorada por todos os alunos, inclusive suas antigas amigas que tomaram o partido de Sophie.

E é assim que ela conhece Owen, um garoto que antes a assustava, acaba se tornando um ótimo amigo. Ele é DJ em uma rádio comunitária, tem paixão por música e sonha em viver em um mundo onde todos são iluminados. Owen consegue fazer com que Annabel seja honesta com ele e consigo mesma e se inspirando no seu Programa de Gerenciamento de Raiva, ele a ensina a Reformular e Redirecionar (RR) seus pensamentos e atitudes, sempre se voltando para a sinceridade.
Mas Annabel tem resistência em revelar seu segredo a qualquer pessoa, principalmente pelo medo do que os outros vão pensar.

"Don't think or judge. Just Listen. [Não pense ou julgue. Apenas ouça.]"

A história pode parecer clichê, mas a autora consegue passar bem longe disso na forma que a narrativa envolve o leitor. A história de Annabel, seus dilemas e problemas, mesmo quem nunca passou por isso não consegue deixar de se identificar e se envolver. Os personagens têm personalidades diferentes e marcantes, mas ainda sim, possuem aquela química inegável, mesmo que o romance não seja o ponto principal do livro.
O livro me tocou muito, e me fez pensar sobre várias coisas. Gostei muito de todos os personagens, principalmente de Owen. Sarah Dessen mostra seu poder de surpreender e emocionar de uma forma realmente única. Recomendo muitíssimo.


Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas, muito famosa nos EUA pelos seus romances YA, que tratam de temas contemporâneos de uma forma única. Aqui no Brasil, ela não ganhou o destaque que merecia por parte das editoras, mas há esperança: a editora Seguinte comprou os direitos do seu mais novo livro “Saint Anything”, que tem lançamento previsto para este ano.






 Acredito que "Saint Anything" servirá como uma porta de entrada para que outros livros sejam publicados por aqui, já que a editora Seguinte sempre faz um ótimo trabalho com seus exemplares (como no caso da série “A Seleção”, por exemplo). Enfim, resenhei o livro “Just Listen” para vocês conhecerem um pouco mais sobre o estilo da Sarah Dessen.

Quem quiser saber mais sobre a autora, é só entrar em seu site. Alguém tem vontade de ler ou já leu algum livro da Sarah Dessen?

xoxo

Top comentarista Maio


10 comentários

  1. Ainda não conheço nenhuma obra de Sarah mas espero conhecer ainda mais pq eu gostei muito da sinopse de Saint Anything.
    Sobre Just Liste fiquei curiosa pra saber pq q a protagonista se meteu com o namorado da amiga.... kkkkkk Gsuis!!! Pq????
    Mas ok, parece ser o início pra q ela aprenda algo.
    Não fiquei taaaao fascinada, mas acho q o leria sim.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar dessa autora, espero muito que a Seguinte traga ela pro Brasil. Os dois livros são bem do tipo que eu adoro ler e que sempre pego para reler alguma cena. É eu sou apaixonada por YA.
    Beijos.
    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a autora nem a obra, mas gosto bastante de livros desse tipo.
    Acho que quanto mais calamos e ouvimos, mais sábios nos tornamos.
    Pena que nem sempre é assim que agimos :(
    Vou colocar na lista de desejados
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ana I. J. Mercury31 de maio de 2015 18:13

    Eu já tinha ouvido falar delee, e gostei bastante, parece ser bem fofo, maduro e divertido!!

    Amo chick-lit e esse com certeza já está em minha lista!!

    ResponderExcluir
  5. Maria Cecília Vieira31 de maio de 2015 22:34

    Nunca li nada da autora, mas confesso que essa sinopse me atraiu bastante. Parece uma narrativa boa, do tipo que dá para ler num dia só sem problema algum. Vai para a minha listinha de desejados. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Faz muito tempo que quero o livro!! Chego ficar com vergonha por ainda não ter lido, mas a verdade é que eu sempre acabo colocando outros livros na frente. Porém, recentemente vi algumas comparações de Cure Meu Coração com Just Listen, aí lembrei que tinha me encantado pela premissa do livro, e se Cure Meu Coração era semelhante, eu ia querer também kk Até procurei não julgar precipitadamente a Annabel por ter ficado com o namorado da amiga (mas pra que fazer isso, né?) antes de fazer a leitura, pela qual eu tenho expectativas muito boas.

    ResponderExcluir
  7. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 15:54

    Oi Thaís, essa sinopse está bem interessante mesmo, tomara que o livro saia logo! E só lendo Just Listen para entender o que aconteceu, e te garanto que vai se surpreender hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 15:55

    Oi Isabelle, se você gosta de YA, ia adorar a Sarah Dessen. Sempre pego para reler os livros dela, valem muito a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 15:57

    Oi Kemmy, isso é verdade! Precisamos agir mais assim haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:00

    Oi Anelise! Eu também demorei bastante pra ler, já estava na minha lista há um tempão hahaha mas tudo tem seu tempo, quando você conseguir ler me diz o que achou ok? Ah, e Cure Meu Coração foi pra minha lista! hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥