Resenha "A Lista Negra"



Classificação
 
Informações do livro
Titulo: A Lista Negra
Autor/a: Jennifer Brown
Editora: Gutemberg
Gênero: Drama
Livro resenhado colaboradora Flavia Gonçalves.

A Lista Negra - E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Oi gente, tudo bem com vocês??
Hoje eu vim falar de um livro que eu li e simplesmente acho muito pertinente falar dele aqui, pois é sobre um tema tão comum, mas tão pouco abordado que é o bullyng.
De ante mão eu digo que A Lista Negra é um daqueles livros que nós não sabemos como foi entrar na nossa vida, mas que agradecemos profundamente por termos lido...

Ele conta a história de Valerie que por ser diferente era vítima de bullyng na sua escola, e encontrou uma maneira de poder extravazar todo aquele sentimento de repúdio as pessoas que faziam tal prática com ela, que era escrevendo em um caderno uma lista de pessoas que ela simplesmente odiava. É neste contexto que ela conhece Nick e eles começam a namorar, e ele a ajuda a alimentar a lista já que também sofre com o mesmo mal.

O que Val não previa, era que seu namorado havia levado a sério a ideia do caderno e em uma certa manhã, entrou na escola onde eles estudavam e começou a atirar nas pessoas que estavam naquele caderno, e se suicidou após atirar   em sua namorada, quando a mesma entrou na frente de uma das vítimas para poder parar com a chacina...

A autora de forma espetacular irá narrar fatos do presente, passado e do dia do trágico acontecimento, fazendo com que nós possamos conhecer melhor os nossos protagonistas. A questão que fica após o término da leitura é: Até que ponto Nick era o vilão ou o mocinho da estória???

Bom gente, eu acho que a leitura desse livro deveria ser estimulada nas escolas, pois mostra de forma realista as consequências dessas brincadeiras nada engraçadas, e nos fazem refletir sobre os limites que os adolescentes e jovens costumas não respeitar, e que a diferença não é um ponto negativo, e sim natural da nossa mera existência...

Nem preciso falar que SUPER  indico este livro não é? A escrita objetiva da autora faz com que possamos ver de maneira nua e crua a mensagem que ela quer nos passar. Não vou dizer que é uma leitura leve pois estaria mentindo se o fizesse, mas posso dizer com todas certeza, leiam!!

Espero que tenham gostado da resenha... Se gostaram não deixem de comentar, e se tiverem um livro para me indicar sobre o tema, adorarei poder ler e compartilhar com vocês...
Um grande beijo! Até a Próxima!!!                              


        

16 comentários

  1. Cara eu AMO esse livro! Como você disse lá em cima, não sei como ele surgiu na minha vida mas agradeço muito por ter surgido! É simplesmente incrível a forma como o tema é abordado, tudo nele é cativante! E também acho que deveria ser indicado nas escolas, pois renderia uma lição valiosa sobre o bullying e as vidas que ele pode destruir.

    ResponderExcluir
  2. Ana I. J. Mercury2 de maio de 2015 23:54

    Estou looooouquérrimaaaaa para ler esse livro!!
    A capa é linda e o tema melhor ainda! ;)
    Geeeente, bullying é uma coisa horrível, mas se vingar, acaba tornando tudo ainda pior. mas até entendo os protagonistas, não é nada fácil...
    Preciso ler ele logoooo!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, acho realmente importantíssimo tocar nesse assunto pois muita gente não da a devida importância.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Flávio St Jayme3 de maio de 2015 10:32

    Cinco jovens com superpoderes vão precisar descobrir os mistérios e segredos deste lugar desconhecido. Descubra As Crônicas de Miramar. Acesse, participe e garanta seu exemplar:https://www.catarse.me/pt/miramar

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavia...
    Vim ver sua opinião sobre este livro. Gostei muito da resenha e de saber que o livro foi elogiado. Pretendo ler, não sei quando, mas pretendo rs


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A cada resenha que leio de A Lista Negra fico mais curiosa para conhecer a história.
    Gosto de livros que transmitem uma mensagem, ainda mais esse que tem uma carga emocional intensa pela tragédia que se passa.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Andressa Menezes3 de maio de 2015 20:33

    Oiee


    Acho que eu sou a única que não gostou desse livro kkkk não curti a escrita da autora e não consegui me emocionar com a história apesar de achar que a mensagem e válida eu não acho que seja algo muito presente aqui no Brasil. mas enfim cada um tem seu gosto rsrs


    Beijos


    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Maria Cecília Vieira4 de maio de 2015 00:06

    Concordo muito quando você diz que esse tema é muito comum, mas muito pouco falando. Ainda bem que os livros estão abordando o tema, porque isso acaba fazendo com que o tema seja mais difundido. É importante falar sobre isso, acho que mais gente do que penso já viveu uma situação assim. Espero conseguir ler. Amei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. CARACA
    Eu tinha gostado desse livro por causa da capa e o título, mas só muito recentemente que fui ler resenha sobre ele. De fato, parece um livro muito reflexivo e eu gosto imensamente disso. Na mesma linha, tem Os 13 porquês que eu simplesmente AMEI. Li ebook e não sosseguei enquanto não consegui o físico (que é lindo, por sinal).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Uau, esse sim parece ser um livro para comprar! Sempre prefiro narrativas com temas complicados, que me façam sentir muitas emoções e aprender muito. A vida não é cheia de finais felizes, afinal.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Esse livro esteve no clube do livro que participo, mas acabei nem lendo. Mas me chama atenção por abordar um assunto sério e tão recorrente no país e no mundo. Sim, quem leu fala super bem do livro por tratar do tema de maneira objetiva e envolvente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flavinha, adorei a resenha. Esse livro parece ser forte mesmo, e concordo, que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Esse é o tipo de coisa que os jovens deviam ler. Sempre que vemos esses casos de chacinas em escolas pensamos que a pessoa é doida, tem algum problema, mas quando paramos para pensar no que as levam a fazer isso, vemos que a coisa é muito mais séria. O bullying nos EUA é muito mais forte que aqui, é quase que algo obrigatório nas escolas, e fico triste de ver a prática cada vez mais forte e comum no Brasil
    Fiquei na dúvida se a Val morre, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aline Gonçalves12 de maio de 2015 13:05

    Oi Flávia, tudo bom?

    Sempre tive vontade de ler esse livro por causa das indicações e do tema retratado. O bulliyng é algo cada vez mais presentes na nossa sociedade e merece ser discutido. A história é tocante e parece fazer o leitor refletir bastante.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Flavia, tudo bem??
    Já li resenhas positivas e negativas desse livro e devo confessar que ainda pretendo lê-lo... o tema é forte e bem importante, porque essas brincadeiras podem parecer simples e ninguém levar muito a sério naquele momento, mas a pessoa que está sendo vítima disso é que se sofre... e chega uma hora que a situação chega em um limite desesperador.. claro que não estou justificando o que o garoto fez, afinal só lembraram que alguma estava errada quando a chacina começou, mas quem parou para olhar o que eles sofriam... acho que as escolas deveriam se preparar mais para esse tipo de atitude, porque querendo ou não isso não é um caso isolado... xero!

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente eu ainda não li esse livro e nem sabia que o gênero do livro se tratava de bullying, até porque bullying é um ato extremamente terrivel. Enfim, com certeza fiquei bastante curiosa para ler esse exemplar e quem sabe em breve eu leia essa história que parece ser incrivel, maravilhosa e um tanto envolvente.

    ResponderExcluir
  16. Oi Flávia, tudo bem?

    Eu li este livro faz um tempo e gostei muito. A história é bem triste, mas realmente passa uma mensagem e às vezes é necessário uma história bem dramática para abalar suas estruturas e fazer você entender algumas coisas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥