Like a Rory Gilmore "8 filmes antigos para ver várias vezes"








Sempre tive o costume de ver filmes antigos, principalmente por que meu avô tem uma coleção enorme de DVD's e fitas que vão desde "O Gordo e o Magro" ("Laurel and Hardy") até o clássico "Casablanca". A atmosfera desses filmes é mágica, como uma viagem pelo tempo, onde as coisas pareciam particularmente melhores (na maior parte do tempo, pelo menos). O romantismo, os diálogos e a linguagem, o figurino, o estilo de filmagem e os ruídos das imagens mostram a arte do cinema de um jeito muito diferente do que é mostrada nos filmes atuais.
Separei oito filmes para aproveitar o feriado, e quando se gosta de um filme antigo, pode se preparar para ver várias vezes!

“Cantando na Chuva” (“Singin’ in the Rain”) – 1952

“Cantando na Chuva” é meu filme favorito. Perdi as contas de quantas vezes vi, e tenho certeza de que ainda vou ver várias vezes. O musical foi dirigido pelo próprio Gene Kelly, que esbanja charme e talento cantando e dançando nas melhores cenas do filme.

 

Sinopse: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

           “I Love Melvin” (“É deste que eu gosto”) – 1953

            Debbie Reynolds e Donald O’Connor fazem par romântico nesse filme fofo. É um musical também, que revela a química entre os dois atores já notada em “Cantando na Chuva”. Também é um dos meus favoritos.

Cena de "É deste que eu gosto" que faz referência à "Cantando na Chuva" haha
Sinopse: O assistente de fotógrafo, Melvin Hoover (Donnald O’Connor), promete transformar Judy LeRoy (Debbie Reynolds), uma jovem corista do teatro musical, cujo maior sonho é o de se tornar uma grande atriz, na garota da capa da famosa revista Look.

            “Sinfonia de Paris” (“An American in Paris”) – 1951           
           

 Sinopse: Jerry Mulligan (Gene Kelly) lutou pelo exército americano na Segunda Guerra Mundial, mas após o fim dos conflitos decidiu viver em Paris. Ele recomeça a vida na capital francesa, tentando ganhar reputação por seu trabalho como pintor. Adam Cook (Oscar Levant), seu amigo, é um pianista que está batalhando para vencer na vida ao lado de seu parceiro musical, o cantor francês Henri Baurel (Georges Guetary). Porém, as coisas ficam complexas quando Jerry e Henri passam a disputar o amor da bela Lise Bouvier (Leslie Caron).


           “Até o último Alento” (“Marjorie Morningstar”) - 1958
           
            Ignorando a péssima tradução do título, esse filme me fez ficar pensando por muito tempo depois de ver. Gene Kelly aparece no elenco novamente, e desta vez não faz um papel diferente do que de costume. Um filme que vale muito a pena.


Sinopse: Marjorie é uma filha da classe média americana, que acalenta o sonho de ser atriz. Abandona sua família e parte para uma turnê com um grupo teatral. Acaba se apaixonando por um famoso produtor, com quem vive uma tumultuada paixão. Baseado no livro de Herman Wouk.

         “Marujos do Amor” (“Anchors Aweigh”) – 1945

          É o último filme de Gene Kelly, prometo. Não podia deixar de indicar, ainda mais por ter Frank Sinatra no elenco.


Sinopse: Clarence Doolittle (Frank Sinatra) e Joseph Brady (Gene Kelly) são dois marujos que foram condecorados por bravura e ganharam quatro dias de licença. Mas enquanto Brady é um mulherengo, que conhece várias garotas, Doolittle é um tímido, que não conhece nenhuma. Clarence pede a Joseph que o ensine a conquistar garotas, mas antes mesmo que possam fazer algo são "convocados" pela polícia, para descobrir quem é o garoto que diz que quer se alistar na Marinha. Ao ver Brady, a criança fica animada ao ver um marinheiro e prontamente diz chamar-se Donald Martin (Dean Stockwell) e onde mora. Aparentemente o problema fora resolvido, mas descobrem que o garoto não tem pai nem mãe e mora apenas com sua tia, Susan Abbott (Kathryn Grayson).

            “Curtindo a vida Adoidado” (“Ferris Bueller's Day Off”) – 1986

            Esse é bem famoso, perfeito para dar boas risadas. Adoro o enredo, e Matthew Broderick consegue transformar Ferris em um personagem lendário.

 

Sinopse: No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

            “Ardida como Pimenta” (“Calamity Jane”) – 1953


Sinopse: Calamity Jane (Doris Day) é uma rude pistoleira do Velho Oeste, temida pelos próprios homens. Ela alimenta uma secreta paixão por Danny Gilmartin (Philip Carey), que a vê somente como uma amiga. O dono do saloon local encarrega Jane de buscar uma nova cantora para se apresentar lá e ela, equivocadamente, traz uma outra pessoa em seu lugar. Esta pessoa é Katie Brown (Allyn Ann McLerie), que irá ajudar Jane a se tornar mais feminina e a conquistar o amor de Danny. Mas o que a pistoleira ainda não sabe é que ela pode estar ganhando uma forte concorrente.

“O Mágico de Oz” (“The Wizard of Oz”) – 1939

Não me canso de ver esse clássico, que também é um dos meus favoritos.  


Sinopse: Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?

E vocês têm mais alguma indicação? Já viram algum desses? Deixem nos comentários!

xoxo

Top comentarista Junho

49 comentários

  1. Hello!
    Da lista eu só conheço mesmo o filme "Curtindo a vida Adoidado". Nossa, lembro até hoje qdo vi e tinha amado!! Eu nao sou de matar aulas, mas esses caras foram mtoooo ninjas, hahaha..
    O filme O Mágico de Oz eu nunca vi, mas conheço a estória pelo desenho. Esse conto não é dos meus preferidos, mas tem o seu encanto ne?!

    Não sou mto fã de filmes antigos, acho q é falta de costume mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. No meu caso necessito ver O Gordo e o Magro, não conheço todos os filmes mencionados, mas os que conheço quero muito rever, como o Mágico de Oz e Curtindo a Vida Adoidado.

    ResponderExcluir
  3. Maria Cecília Vieira5 de junho de 2015 22:04

    O Mágico de Oz e Cantando na Chuva são clássicos e eu adoro os dois. Estou até cantando a música tema aqui. Acredita que nunca vi Curtindo a Vida Adoidado? Não que eu me lembre, ao menos. Adorei essa sessão nostalgia!

    ResponderExcluir
  4. Aventuras No Mundo Literário5 de junho de 2015 23:35

    Ótima seleção de filmes Carol Não sou muito fã de filmes antigos , mas confesso que já assisti alguns da sua seleção: " Cantando na Chuva, O Mágico de OZ e Curtindo a Vida Adoidado". Para quem ainda não assistiu, são ótimos filmes mas depois que a gente vê filmes com tantas tecnologias disponíveis, fica difícil de se acostumar com os filmes antigos. Eu acho que eles poderiam até mesmo regravar alguns desses filmes.
    Amei sua postagem, bjimmm

    ResponderExcluir
  5. Curtindo a vida adoidado passou umas mil vezes na Sessão da Tarde, né? hahaha eu era criança nas vezes em que assisti e gostei bastante.
    Quero muito assistir O mágico de Oz. Só vi desenho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oláa!!!
    Adoro filmes,novos ou antigos,maas infelizmente não os assisto com frequência! :/
    Adorei as indicações,não conhecia a maioria,apenas o Mágico de Oz e Cantando na chuva,que só conheço pela famosa música..kkk
    Bjoos *--*

    ResponderExcluir
  7. Vanessa de Souza6 de junho de 2015 20:58

    Olá!
    Gostei de todas as dicas, são filmes muito bons mesmo. Curtindo a Vida Adoidado já assisti milhares de vezes e nunca enjoo rsrsr


    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  8. Roberta Ferreira7 de junho de 2015 00:11

    Olá!

    Dessa lista já assisti apenas "Curtindo a Vida Adoidado" e "O Mágico de Oz". Gostei muito deles quando assisti, rs. Confesso que filmes assim não fazem o meu gênero. Eu durmo quase sempre. HAHAHAHAH Gostei do post.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  9. Concordo, concordo, concordo e concordo. Acho que só faltou E o vento levou, gente esse filmes são lindos. comprei Cantando na chuva em DVD na Saraiva. É perfeito. Curtindo a vida Adoidado é o filme de minha infância. Nossa, só tem filme bom em suas indicações. Essa postagem me causou uma adorável sensação de felicidade. Obrigada!

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei as indicações. Dos que você citou só assisti o do Mágico de Oz haha Pretendo assistir os outros, até porque todo mundo comenta que são ótimos.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Catharina Mattavelli8 de junho de 2015 16:03

    Oláá

    Nunca vi nenhum desses mas quero muito assistir Curtindo a vida adoidado e O Magico de Oz, de filmes antigo os que mais gosto são os de terror, sempre haha e Edward Mãos de Tesoura, amo esse filme de paixão, e recomendo muito.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:05

    O Ferris foi ninja mesmo, matar aula daquele jeito é só com ele hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:06

    Oi Catharina, também amo esse filme ^^ boa indicação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:08

    O Gordo e o Magro é para dar boas risadas mesmo haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:10

    Oi Maria Cecília! Que bom que gostou (: precisa ver Curtindo a Vida Adoidado então, certeza que ira gostar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:19

    É verdade, seria bem legal se regravassem alguns desses filmes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:19

    Oi Kemmy, assista sim! Vai adorar (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Carolina Piazzaroli8 de junho de 2015 16:20

    Oi Tainara! A música é linda né? hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Não assisto tantos filmes antigos, tem um canal na TV paga que é só de filmes antigos, deveria ver mais, mas acabo nem fazendo, gostei das suas indicações, são filmes que curtiria assistir. Acho que desses, já vi várias vezes Curtindo a vida adoidado. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ah! O mágico de Oz! Muito amor por esta história, vi tanto quando criança e deu muita saudade daquela época. Os outros não vi nenhum até hoje, mas são muitos elogiados.


    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Desses todos eu só assisti "O mágico de Oz" e "Curtindo a vida adoidado", que aliás é um dos meus clássicos preferidos =D
    Não sou muito fã de filmes antigos, mas sempre acabo assistindo um no MGM hahaha!
    Adorei o post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  22. Clássicos de época que me foram muito indicados mas que nunca pude assisti-los. Talvez o mais próximo que tive de fazer contato foi com O Mágico de Oz, esse é presente em toda infância. Depois dessas indicações, que tal eu começar a criar minha lista de filmes e assisti-los. Indicações interessantes e convidativas!

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    Nossa não conheço nenhum desses filmes kkkkk preciso me atualizar até com os filmes antigos.

    Dicas muito boa fiquei com vontade de assistir Cantando na Chuva e O Mágico de Oz.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  24. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:28

    Que bom que gostou, Vanessa!
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  25. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:29

    Oi Roberta! Tem alguns filmes até mais antigos que realmente fazem dormir hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:31

    Oi Lilian, fico feliz que se sentiu feliz *-* hahaha
    Realmente faltou "E o vento levou", é lindo demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:31

    Oi Gabi! Assista sim, vai gostar com certeza (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:32

    Oi Mirian! É para rir muito mesmo, vai gostar haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:33

    Oi Caroline, que bom que gostou (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:34

    Oi Cida, realmente só de pensar me lembro da minha infância hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:35

    Oi Jess! Que bom que gostou (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:36

    É uma boa ideia, Ramiro! Minha lista já está gigante hahaha
    Que bom que gostou das indicações (:

    ResponderExcluir
  33. Carolina Piazzaroli11 de junho de 2015 21:37

    Oi Andressa! Se assistir esses dois você se atualiza rapidinho, pois vai querer ver mais hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Ai que indicações mais amor <3 !! Dos citados, eu apenas vi Singing in The Rain" e o "The Wizard of Oz", e devo dizer que adorei ambos. Vou tentar assistir os outros, pois adoro a atmosfera destes filmes. Também gosto bastante de "Breakfast at Tiffany's" com a linda da Audrey, você gosta?
    Bjinhos,
    www.respirelivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  35. Curtindo a vida adoidado parece ser muuuito legal e engraçado. UAHSUAHS! Desses da lista o que mais me chamou atenção foi "O mágico de Oz". Gostei do post.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Carol, tudo bem?

    Dos filmes citados eu só assisti Curtindo a vida adoidado e realmente vivo vendo novamente. Eu gostei das dicas e como estou me desafiando a ver mais filmes este ano vou colocá-los na lista. Espero gostar :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Carolina Piazzaroli19 de junho de 2015 11:35

    Oi Maira, gosto bastante sim! Acho que devia ter colocado na lista hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Carolina Piazzaroli19 de junho de 2015 11:36

    É bem engraçado mesmo, Erick haha que bom que gostou ^^

    ResponderExcluir
  39. Carolina Piazzaroli19 de junho de 2015 11:37

    Oi Ana! Espero que goste mesmo (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Oiiii
    Bom são poucos filmes antigos que curto... Mas O Curtindo a vida adoidado é um dos que mais gosto... sempre que eu assisto me divirto como se fosse a primeira vez... Também gosto de O mágico de Oz.... um clássico que prefiro os mais antigos... O vento levou que você não citou é um que amo de paixão... Xero!

    ResponderExcluir
  41. Bem, não sou muito fã de filmes antigos como alguns citados. Dos q citou, vi apenas Curtindo a vida adoidado, q vamos combinar, nem é tão antigo assim... kkkkkkkkk
    Já tentei ver Casablanca umas duas vezes e não dei conta... rsrsrsr
    Eu vi E o vento levou, mas lembro q não tava mais aguentando, tava doida pra q terminasse logo. ô filme loooooongo... rsrsrsrs Apesar de ter uma história boa, eh um filme bem cansativo.
    Acho q é questão de gosto mesmo, né?

    ResponderExcluir
  42. Oi,

    Sempre tive vontade de assisti aos filmes antigos, pois o único que vi foi Magico de Oz, que por sinal gostei tanto, talvez encontramos nessas filmes antigos, aquela sensação de volta ao passado.

    Um que sempre quis assisti e Casablanca.

    Beijos

    Mari -

    Stories And Advice

    ResponderExcluir
  43. Oi!!
    Adoro filmes antigos, principalmente os musicais! Acho que a delicadeza na produção desses filmes era muito maior do que as mega produções de hoje. Dessa lista eu conheço Cantando Na chuva, Curtindo A Vida Adoidado e O Mágico De Oz! Os outros estão com cara de ótimas indicações, vou anotar na minha lista!! Bjoo

    ResponderExcluir
  44. Voce arcedita que eu não assisti nenhum desses filmes, nem mesmo o magico de oz.

    ResponderExcluir
  45. Carolina Piazzaroli2 de julho de 2015 23:41

    Oi Diana, também amo E o Vento Levou *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Carolina Piazzaroli2 de julho de 2015 23:42

    Oi Thaís, é verdade haha mas as vezes se você tentar ver algum que tenha mais a ver com você vai acabar adorando!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Carolina Piazzaroli2 de julho de 2015 23:42

    Oi Mari, Casablanca é bem bonito, com certeza irá gostar (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. Carolina Piazzaroli2 de julho de 2015 23:44

    Oi Ju! Era a palavra que eu procurava: delicadeza haha é ótimo ter a perspectiva de um tempo diferente (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  49. Carolina Piazzaroli2 de julho de 2015 23:45

    Então com essas dicas você já tem várias opções, Brenda! Depois me diga o que achou (:
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥