Resenha "O Futuro de Nós Dois"



Classificação
Informações do livro
Titulo: O Futuro de Nós Dois
Autor/a: Jay Asher e Carolyna Nackler
Editora:Galera Record
Gênero: Ficção Estrangeira
Livro enviado para resenha em parceria Grupo Editorial Record.


O Futuro de Nós Dois - É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


Oi gente tudo bem? Hoje vou comentar com vocês sobre um livro que ganhei da minha querida amiga Dani na minha viagem para o Rio, e venho namorando este livro já faz um tempinho, para ser mais sincera desde a época que foi lançada, lá em 2013, eu sei já faz um tempinho, mas o importante mesmo é ler!

O livro começa quando a Emma está terminando de instalar o seu computador novo e ganha o CD-ROM do seu ex melhor amigo Josh, quando ela instala este cd ela descobre um site totalmente novo e diferente do que ela já tinha ouvido falar o Facebook e se surpreende quando começa a vasculhar a página porque primeiro a pessoa que é dona do perfil tem o mesmo nome que o seu, e poderia facilmente ser ela no futuro, já que parecia uma imagem envelhecida dela, segundo pelas coisas que as pessoas postam, o que para ela é totalmente desnecessário a forma como as pessoas publicam coisas do seu cotidiano.

Só que com o passar dos dias ela e Josh percebem que este site retrata eles no futuro, e não e fruto de uma simples piadinha de mal gosto, e eles começam a perceber que as atitudes tomadas por eles no presente influenciam diretamente a vida deles no futuro, o grande problema é que Emma não está satisfeita com que o futuro está reservando a ela, e percebe que o futuro de Josh é ótimo comparado ao dela, e passa a se empenhar ao máximo para poder ter um futuro feliz, só que essas atitudes de Emma podem acabar custando a sua amizade com Josh, e no final não solucionando o seu "problema" com o futuro.

O primeiro grande ponto positivo para mim na leitura do livro é que ele inicia logo com o que os dois autores querem abordar, não existe uma grande introdução para depois de várias páginas ele chegar no tema principal, para mim isso é ótimo, já que não sou muito fã dessas grandes voltas.

Eu pude notar uma pequena crítica embutida na leitura do livro, principalmente quando a personagem principal se depara com a quantidade de informações publicadas pelos usuários desta rede social, ela acha desnecessário alguns comentários sobre a vida pessoal de cada um, e isso é bem comum hoje em dia, é fácil postarmos a nossa rotina diária na internet incluindo o que comemos no café da manhã ou se tivermos alguma reviravolta durante o dia, o que de certa forma nos faz parecer pessoas superficiais.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foram as tentativas da personagem principal de mudar o seu futuro, o que ocasionou um grande desgaste já que ela não conseguia viver o agora, aí entra mais uma mensagem do autor, não podemos viver tentando controlar o que vamos ser no futuro, isso só vai nos impedir de viver o nosso hoje com qualidade.

A leitura do livro foi muito rápida, eu me diverti bastante em alguns momentos e em outros confesso que quis dar uma "cacetada" nos personagens, o livro é ambientado na década de 90 o que eu gostei bastante, já que pude relembrar um pouco da minha infância (sim, eu sou da década de 90) e relembrar um pouco da minha vida sem os meus queridos aparatos tecnológicos. Eu indico a leitura, já que é um romance fácil de ler e bem rápido, é uma boa distração para os dias mais nebulosos, por se tratar de um tema tão leve, e ao mesmo tempo meio reflexivo. Com relação a escrita dos autores o livro é bem coerente e achei o máximo a ideia da narrativa ser intercalada, assim podemos saber a visão dos dois personagens principais do livro. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha, não esqueçam de deixar seus  comentários vou adorar saber a opinião de vocês!  Um grande beijo e até a próxima!

13 comentários

  1. Li esse livro recentemente e também achei a leitura bem rápida, e a cultura da década de 90 foi interessante para mim pois eu era bem pequena na época. A crítica talvez tenha sido a coisa mais interessante no livro para mim!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro desde que concluí a leitura de Os 13 porquês, também do Jay Asher.

    Acredito que seja uma leitura muito gostosa e proveitosa. Já fui uma viciada em Facebook e vi o quanto isso me fazia mal. Aliás, o vício em redes sociais em geral não é algo muito legal...

    E isso de tentar controlar o futuro realmente não dá certo. Muitas vezes temos vontade de voltar no tempo e fazer diferente, mas não é assim que funciona.

    Beijos,

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Conheço esse livro,mas ainda não o li..Acho mito interessante estas histórias que envolvem futuros e tal!Seria tão legal se pudéssemos saber o que nossas ações de hoje iriam acarretar no futuro!
    Me parece uma leitura super agradável!
    Bjos*--*

    ResponderExcluir
  4. Aventuras No Mundo Literário6 de junho de 2015 23:02

    Oi Flávia esse livro aborda um tema interessante. mesmo a situação ocorrendo na década de 90 já era um assunto questionado: As redes sociais. Hj em dia as gente vê cada coisa que as pessoas postam que são desnecessárias! Muitos se expõe na internet e isso é um erro, fora que é um saco ficar lendo cada passo da pessoa durante o dia. Já a parte de poder mudar o futuro seria legal, mas como é impossível!!! Como você disse, devemos viver o presente da melhor forma possível não devemos perder tempo pensando em como será o futuro. Fiquei interessada no livro eu não o conhecia.
    Parece que o livro tem uma leitura bem agradável!
    bjus...

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    E eu que sou da década de 80?! Hahaha.. Adoro qdo fazem listas das coisas do passado.. Morro de rir com as coisas.
    Não conhecia esse livro e achei bemmm interessante! Nossa, imagina se a gente descobrisse o Facebook naquela época! Ia achar q era piada mesmooooo e q era doente a galera postar tanta coisa da vida para os outros verem! Hahaha... Como o tempo muda ne?!
    Vou tentar ler esse livro, uma estória diferente do q andamos vendo por aí.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Confesso que já fiquei assim, com aquela vontade de meter o cacete nos personagens.
    Esse livro parece ser bem bacana, só pelo simples fato do assunto ser o futuro, não tenho nada com isso mais livros que ajam melhores amigos sempre são os melhores, ainda mais se rola alguma coisinha entre eles.

    ResponderExcluir
  7. Sou da década de 90 também, mas do meio para o fim, sou de 96 ><. Ser crianças nessa época deveria ser a coisa mais legal do planeta, mas sim, eu tive uma infância feliz nos anos 2000. kkkkk. Vamos de livro: ainda não o li, mas pelo que você falou sobre ele, me remete muito ao que acompanhamos atualmente, não é. Sobre compartilhar momentos diários em redes sociais e terem comentários desnecessários da vida pessoal dos outros. Bem adolescente mesmo esse livro, tomara que eu ame mais do que já estou amando só de ler isso. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Nossa também cheguei a ficar curiosa para ler esse livro quando lançou porque amo os anos 90 fez parte da minha infância mas algumas resenhas acabaram me desanimando a ler o livro, agora lendo a sua e vendo outro ponto de vista já me sinto interessada novamente.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia, tudo bem?
    Venho vendo as pessoas comentarem sobre este livro a algum tempo, mas nunca fiquei muito interessada por ele. Alguns amam e outros odeiam, e fica complicado saber. Embora eu saiba que preciso ler para formar minha opinião própria, acho que posso adiar a leitura por um pouco mais de tempo, hahaa. Que bom que gostou do livro! Te desejo outras incríveis leituras ainda este mês *u* !!
    Beijões,
    www.respirelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Flávia, tudo bem?

    Eu gostei de ler este livro e assim como você quis bater nos personagens em alguns momentos. A Emma foi a personagem que menos gostei, pois achei ela bem egoísta. Por isso não curti muito o final do livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tinha ouvido falar sobre ele e já me conquistou qdo vc comenta q é uma leitura rápida e fácil. Gosto de livros assim e se for bom então, melhor ainda.
    Gostei tb pelo fato de ser passado na década de 90... vou ter muito o q lembrar... rrsrsrsr
    Acho meio complicado esse lance de ficarmos sabendo o q vai acontecer no futuro... sei lá... parece q vou ficar me prendendo a fazer isso, não fazer aquilo... não sei. Deu medo! kkkkk
    Mas gostei da resenha e do livro. Vou incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Eu não conheço nada desses autores mas até que me interessei um pouco por esse livro. Leituras rápidas são ótimas pra passar o tempo. A crítica é bacana, assumo que já passei muito tempo no facebook e hj diminui bastante em função de ter que focar nos estudos da OAB. Mesmo assim, ainda é absurda a quantidade de besteiras que as pessoas postam.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei muito legal a resenha e não conhecia o livro, achei legal que o livro já começa direto ao ponto e não tem aquele enrolação antes de chegar ao ponto principal.

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥