Like a Rory Gilmore "Fotografia Analógica"





Por Letícia Piazzaroli


A virtude da paciência. Seria umas das palavras que eu escolheria para descrever a fotografia analógica. Afinal, a espera, a incerteza do resultado das imagens produzidas é mesmo angustiante, mas devo dizer que é uma “angustia boa”: aquele friozinho na barriga de querer saber se suas fotos ficaram com uma cara vintage, com aqueles granulados de fotos antigas glamorosas, ou só banais. Mas esse é o desafio que a fotografia analógica nos proporciona, se descobrir como fotógrafo que não só tira 200 fotos e gosta só de 5, mas sim aproveitar cada click como se fosse o último (afinal o rolo de filme é limitado).



Mas se engana quem pensa que as câmeras analógicas ficaram no passado. Atualmente muita gente gosta do efeito nostálgico que elas unicamente proporcionam (eu particularmente), e sendo direta: como elas são lindas! 



As câmeras analógicas estão na fotografia atual, mas não só as produzidas em mil novecentos e bolinha, a Lomography é uma empresa que produz até hoje essas fofurinhas, as câmeras que são produzidas, todas coloridas e únicas compõem um novo cenário dentro deste tipo de fotografia: a lomografia, fotos artísticas bem coloridas que só uma Lomo proporciona.






Quem quiser acompanhar a Letícia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Flickr

xoxo



11 comentários

  1. Gostei bastante das fotos..
    acho que com as câmeras digitais e celulares as fotografias perderam um
    pouco da magica que tinha antes.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Acho linda a ideia de câmeras analógicas, mas faz anos que não vejo uma dessas... É uma pena, porque esperar para ver as fotos é irritante, mas é gostoso rs
    Amei as fotos!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Que indas as imagens <3 Adoro fotografias,apesar de não ter o hábito de fotografar.. Acho incrível você capturar momentos ou coisas que te marcaram! Como não tenho muita paciência de ter que esperar pra ver a imagem depois de revelada,prefiro as câmeras digitais,mas acho sensacional,você ter toda uma preparação pra escolher o momento certo de fotografar! Essas câmeras são fofas :3
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, que lindas estas fotos! Fiquei suspirando com o casal da primeira foto. Usei muita este tipo de câmera quando meu filho mais velho nasceu. Lembro da expectativa que ficava quando deixava o rolo para revelar...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Katia Costa Schwanke (katiaeli4 de julho de 2015 22:59

    Oi Carol,


    Sou fã das analógicas tambem, pena ja não termos mais a diversidade de opçoes para comprar filmes, revelar, etc. Mas, comprar um filme de 36 poses (isso era o "poder" na época ), revelar e aproveitar apenas 1 ou 2 era comigo, rsss.

    ResponderExcluir
  6. Eu amooo fotos, na verdade eu gosto mesmo é de sair nas fotos, haha... tem gente que odeia, mas eu gosto demais.
    Para quem gosta mesmo de tirar fotos e entende do assunto, acho que as câmeras analógicas ainda estao em alta, para começar elas têm o ar vintage lindo ne?! E as fotos sao lindas do seu jeito, eu gosto mto. Sei que tem alguns app que imitam o efeito dessas câmeras e acho que fica um charme.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho o hábito de fotografar ou me fotografar, mas eu gosto mto mais das digitais pela facilidade: Não gostou? Apaga.

    ResponderExcluir
  8. adorei as fotos, to precisando de uma camera dessa, já que a qualidade de imagem é boa, mas tem coisas que camera do celular nao consegue captar

    ResponderExcluir
  9. Oi! As câmeras analógicas parecem captar emoções, elas parecem transmitir algo nostálgico que não sei explicar. Gosto de ser fotografada, pouco tiro foto de algo, confesso que demoro também de tirar algumas fotos minhas. Tenho em mim que não preciso capturar apenas um rosto maquiado, algo banal, mas sim quando sinto que aquele momento tem que ser eternizado, quando vejo que aquela é a hora de capturar um momento sincero e essas câmeras me passam isso, justamente por ter um rolo de filme limitado, você nunca vai querer desperdiçar e vai saber o momento certo de tira-las.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  10. Vendo esse tipo de câmera,lembrei bastante da minha infância e principalmente do meu pai...
    Acho que antes as fotografias eram mais mágicas.
    Hoje em dia tudo ficou tão fácil,que a magia não é a mesma. :(

    ResponderExcluir
  11. Q tema lindo q vc comentou... Amei!
    Eu sou suspeita pra falar já q trabalho com fotografia tem 2 anos. Sou filha de fotógrafo e lembro bem dessas "antigas" máquinas e da qualidade das fotos q resultam dela. Pouca gente sabe mas, mesmo com a tecnologia q temos hj com as câmeras digitais, as analógicas nos garante uma qualidade infinitamente melhor. Pena q hj em dia, temos o hábito de querer as coisas "pra ontem" e acabamos preferindo uma câmera q nos dê um resultado quase q instantâneo.
    Mas acho q, mesmo assim, as analógicas nunca vão perder seu charme.

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥