Resenha "Isla e o Final Feliz"




Classificação

Informações do livro
Título: Isla e o Final Feliz
Autor/a: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance YA
Resenhado por Carol Piazarolli.

Isla e o Final Feliz - Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

     Isla e o Final feliz foi destaque de lançamento da editora Intrínseca no mês passado. Fiquei sabendo sobre o lançamento na turnê da editora em março, o que me surpreendeu, já que a editora responsável pelos outros dois volumes (Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da casa ao lado) foi a editora Novo Conceito. No fim do ano passado, a editora lançou o livro "O Presente do meu Grande Amor" com uma série de contos de Natal com a organização de Stephanie, que inclui contos de David Levithan, Holly Black, Rainbow Rowell, Gayle Forman, Jenny Han, entre outros. 

Eu estava com altas expectavas em relação ao livro, pois gosto muito da narrativa da Stephanie, além de ela ter aquele "poder" de nos fazer apaixonar loucamente pela história e pelos personagens. E fico muito feliz em dizer que todas as minhas expectativas foram superadas.

Kindle sale: Anna and the French Kiss is currently $5.99, and Lola and the Boy Next Door is $6.00. My books rarely go on sale, so grab them while you can!(If you’ve never read them, July is the perfect month to catch up, because Isla and the Happily Ever After is coming to paperback on August 14th!)

A autora de Anna e o beijo francês encerra a série em Paris, onde tudo começou. Isla é a irmã do meio e filha de pai americano e mãe francesa. Ela está no seu último ano na School of America in Paris (SOAP), e é completamente apaixonada por Joshua Wasserstein. Por conta de ser muito tímida e visivelmente insegura, Isla só tem um amigo: Kurt, que tem síndrome de Asperger (autismo) e é seu melhor amigo desde que ela se entende por gente. Ela nunca imaginou que falaria com Josh, até que em um dia de verão, após retirar os sisos e estar dopada, ela se vê tagarelando com ele em uma cafeteria em Manhattan. 
Fan Art  by aaliyamj.
Josh é um artista nato, e está sempre desenhando. Tem aquele ar rebelde, solitário e meio misterioso e um relacionamento bem complicado com os pais, fora que não leva quase nada a sério - muito menos a escola, apesar de ser muito inteligente. E tudo piorou quando seus amigos (Anna, St. Clair, Meredith e Rashimi) se formaram, já que ele é um ano mais novo. Seu maior refúgio é a arte e sua autobiografia em quadrinhos.

Depois de quase três meses do desastroso "encontro" na cafeteria, os dois se reencontram na escola em Paris, onde passam cada vez mais tempo juntos, e Isla finalmente acredita que seu sonho pode se realizar. Mas nada vai ser fácil, já que os dois precisarão enfrentar dramas familiares, questões da escola, dúvidas sobre o futuro e a própria insegurança.

Quem leu Anna e o Beijo Francês já "conhece" Josh. Ele teve grande destaque na história de Anna e St. Clair, mas ainda assim não deu para conhecê-lo por completo. Nesse último volume, me surpreendi com a carga emocional que esse personagem carrega, e pude conhecer todos os seus medos, inseguranças e paixões de forma profunda, só do jeito de Stephanie consegue fazer. Deu para vê-lo além do melhor amigo introspectivo de St. Clair, e fiquei muito apegada e nostálgica quando o livro terminou.

  A respeito de Isla, ela teve uma pequena aparição na história de Anna, mas nada relevante. Na verdade, eu nem me lembrava dela no livro e tive que folhear para procurar a cena em que ela participa. "Ai-la" (é assim que se pronuncia), é muito inteligente e a melhor aluna da sala, mas não sabe o que quer fazer a respeito do seu futuro. Ela se considera uma tela em branco, o que só favorece para que ela alimente ainda mais suas inseguranças. O amor dela por Josh me comoveu,  já que ela é capaz de tudo por ele e se permite entregar por completo nesse romance. A personagem é um misto de emoções intensas e tudo com ela parece ser "à flor da pele", mesmo que ela lute para não ser transparente.

Claro que tem aqueles dramas que são aparentemente desnecessários, mas a autora retrata o drama na hora certa, nas circunstâncias certas, já que Isla é uma adolescente de 17 anos e o drama faz mais do que parte dessa fase intensa que ela está vivendo. O que eu gostei muito, foi que ela é capaz de enxergar seus defeitos, e se sente capaz de consertá-los, já que ela está se preparando pra ser quem ela quer ser.

Anna, Lola e Isla podem ser muito diferentes, mas tem o poder de criar aquele vínculo intenso com o leitor, e fazer com que se identifique com as três ao mesmo tempo. A participação dos personagens dos dois primeiros livros é pequena, mas não poderia ser mais incrível, deixando aquele gostinho de saudade de Anna, St. Clair, Meredith, Lola, Cricket e até Rashimi. Isla e o Final Feliz encerrou a série de um jeito que não poderia ser melhor, e Stephanie me fez apaixonar mais uma vez (St. Clair que me desculpe!) e desejar ainda mais ir a Paris.

      Recomendo muitíssimo, e mesmo que não leu "Anna e o Beijo Francês" e "Lola e o Garoto da Casa ao Lado" pode se aventurar na história de Isla, já que os livros não dependem entre si. Agora é torcer para que Stephanie escreva mais e mais! Já estou com saudades :')

xoxo

Top comentarista Julho

6 comentários

  1. Oi Carol!
    Eu também sou fã da narrativa da Stephanie e mal posso esperar para ler Isla e o final feliz! A história parece ser uma graça e fico feliz por saber que não há nada de decepcionante. Não sabia como pronunciava o nome da protagonista, obrigada por contar rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Tô sabendo agora que esses livros fazem parte de uma série.. Tipo nunca na vida imaginaria isso, e as edições são completamente diferentes da original,que define a série.. Sempre tive aquela vontadezinha de ler os dois livros anteriores e quem sabe agora não leio.. kk
    Achei interessante a história desse último volume da série!Acharia bem legal se a editora relançasse os outros livros na capa original! :D
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol...
    Estava por fora sobre esse lançamento, juro rs
    Eu gostaria de ler esses livros, e não sabia da publicação da autora pela Intrínseca.
    Ainda não li nada da autora, porém tenho vontade. O bom é saber que não precisa ler os outros primeiro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabia dos outros dois livros,mas esse(Isla e o final Feliz), é novidade para mim.
    Pelo que nos contou parece ser uma história bem linda!
    E já estou aqui bastante curiosa.
    Preciso urgentemente conhecer os livros da autora.

    ResponderExcluir
  5. Oi! O livro não me atraiu, parece ser uma história sem muitas empolgações, um romance água com açúcar. É compreensível que tenha dramas, sim, justamente por ela está nessa época da vida, tudo fica à flor-da-pele e sempre parece que o problema é maior do que ele realmente é, mas em algumas tramas isso fica chato e esse é o meu medo por esse livro, mesmo que tenha dito que a autora soube conduzir bem a situação. Mas não o leria, mocinhas tímidas não me agradam muito, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia q se tratava de uma série... já tinha ouvido falar em Isla, mas nos outros dois ainda não.
    Apesar de eu adorar um romance, esse não me chamou muito a atenção. Não sei explicar bem o pq... acho q me pareceu um pouco bobo e bem clichê. Enfim, a história não me conquistou.
    Por se tratar de um estilo q gosto, posso até ler um dia sim, mas não por agora.

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥