Resenha "Janelas Abertas"


Classificação

Informações do livro
Titulo: Janelas Abertas
Autor/a: Lia d´Assis
Editora: Adonis
Gênero: Infanto-Juvenil
Livro enviado para resenha em parceria.

Janelas Abertas - Há muitas coisas que ninguém sabe sobre Jéssica. Ela mora em um bairro nobre da cidade, mesmo sendo filha de uma empregada doméstica, mas esconde de todos a profissão de sua mãe e o fato de morarem na cassa dos patrões. Mas o que Jéssica não sabe é que ela não é a única a esconder segredos. Os conflitos com D. Bárbara, a "senhora", a "sinhá", como ironiza Jéssica, intensificam-se quando esta percebe a afeição e fidelidade de Jacira, sua mãe, para com a patroa. Que fatos ligariam o passado destas duas mulheres? É isto que Jéssica acaba por descobrir, ao se deparar com seu próprio passado.

Oi pessoal tudo bem?

Janelas Abertas é um livro bem cativante, tem uma narrativa simples e conta história de Jéssica uma menina passando por uma fase em sua vida cheia de dúvidas, mora com a mãe, as duas moram no apartamento da patroa numa área nobre da região de Campinas.

Na escola ela nunca falava de sua vida, nem para Prika sua amiga, por vergonha de revelar a real situação onde elas moravam de favor e sua mãe era doméstica, ganhava somente um salário mínimo.
Jéssica não se conformava com a total lealdade que sua mãe D. Jacira tinha pela sua patroa D. Barbará, ela sempre implicava com sua mãe para buscar algo melhor para sua vida e aproveitar a vida, com apenas 32 anos ela se conformava com seu destino.

Mas a admiração de D. Jacira por Bárbara vai além de qualquer responsabilidade empregatício, ela mantinha com ela segredos dolorosos que nunca foi capaz de revelar para Jéssica, mas o momento chega e fica impossível passar despercebido todo esse conflito.

Jéssica é uma menina sonhadora, e tinha como objetiva não ficar resignada como sua mãe, ela descobre em si um talento para cantar e é incentivada por sua professora Vanessa e sua amiga Prika para correr atrás de seus sonhos. 

Janelas abertas é contada através da percepção de Jéssica que escreve em seu caderno de capa verde como um diário tudo que ela passa no dia a dia, seus medos, agonia, sonhos, alegrias. Uma vida de abandono pela mãe quando pequena onde foi obrigada a conviver com sua avó materna que oras a tratava bem e outras vezes falava mal e obrigava a trabalhar na rua para vender bananas.

É uma história curta, mas que passa uma mensagem bonita de superação, de entender os motivos e decisões das pessoas, de buscar sonhos e superá-los. 

O livro é pequeno com apenas 164 páginas muito bem narradas, destaco novamente o trabalho impecável de revisão e diagramação da editora Adonis, o total capricho dos desenhos do livro e a dedicação da autora em suas palavras. Parabéns e obrigada pela oportunidade.


3 comentários

  1. Oi Dani!

    Adoro infanto-juvenis. Amo a forma como a narração é simples, mas conquista a gente. Gostei demais da premissa do livro, fiquei com bastante vontade de ler a história de Jéssica e sua mãe, já torcendo aqui para que tudo dê certo para as duas!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um livro voltado para pessoas mais jovens,gostaria de lê-lo.
    Apesar da pitada de drama,parece ser uma história gostosa de se ler de tardinha e tomando um bom café. :)
    Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Não posso negar que fiquei curiosa pra saber quais são estes segredos que unem Jacira e Bárbara, mas nada que me fizesse querer o livro imediatamente.

    ResponderExcluir

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥