Resenha "O Príncipe de Westeros"




Classificação


Informações
Título: "O Príncipe de Westeros e outras histórias"
Autor(a): George R. R. Martin, Neil Gaiman, Gillian Flynn e outros
Editora: Saída de Emergência
Gênero: Literatura Fantástica, Romance, Suspence
Livro enviado para resenha em parceria Saída de Emergência.


Sinopse: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

O Príncipe de Westeros é uma coletânea de dez contos de gêneros variados, organizados por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Livros em estilo coletâneas são ótimos pra conhecer novos autores, e tenho ótimas experiências como “Zumbis vs. Unicórnios” e “Deixe a neve cair”, por exemplo.

O que esses contos têm em comum é que todos são sobre personagens “canalhas” de alguma forma. Na introdução “Todo mundo ama um Canalha”, de George R. R. Martin, ele defende o amor dos espectadores por esses personagens tão polêmicos. De Han Solo até Billy the Kid, o autor joga um jogo de conquista, capaz de fisgar o leitor logo na introdução. Esses personagens aparecem em todo tipo de história, e tem o poder de torná-la interessante, sendo heróis ou vilões.

Falando por experiência própria, tenho uma tendência a gostar e me afeiçoar por esses personagens. Quando o romance é água com açúcar e o mocinho é todo meloso e bonzinho, logo me desinteresso. Mas quando a história tem várias reviravoltas e surpresas, os personagens são cheios de defeitos e muitas vezes, canalhas... a coisa fica muito mais interessante.

O primeiro conto do livro é do venerável Neil Gaiman. Nunca tinha lido nada dele, mas confesso que esperava um pouco mais do conto. Não me prendeu, não sei bem o porquê. Por fim, decidi não levar muito em conta e ainda quero ler mais livros de Neil Gaiman.
Outro conto de destaque é “Qual é sua profissão?”, de Gillian Flynn (Garota Exemplar). O gênero escolhido é suspense, no estilo do seu maior sucesso. Em minha opinião, é um dos melhores contos do livro.

O conto que fecha o livro é “O Príncipe de Westeros ou o Irmão do Rei”, de George R. R. Martin. Situado no universo de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, conta a história de Daemon Targaryen, que viveu antes do tempo de Guerra dos Tronos. Ainda não tinha lido nada do autor, mas a narrativa dele me agradou bastante.

Não quero dar muitos detalhes para não estragar, até por que os contos são relativamente curtos. Apesar de o livro mesclar contos incríveis com aqueles não-tão-bons-assim, valeu muito a pena principalmente por poder conhecer o trabalho de autores que tinha muita vontade de conhecer, e por poder descobrir novos autores que me surpreenderam, como Patrick Rothfuss (“A árvore reluzente”) e Joe R. Lansdale (“Galho envergado”). Com certeza quero ler mais livros desses autores.

Top comentarista Agosto

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥