Resenha "Piscina Já!"


Classificação



Informações do livro
Titulo: Piscina Já!
Autor/a: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
Gênero: Literatura nacional
Livro enviado para resenha em participação Book Tour realizado pelo blog Livros y Viagens.


Oi queridos tudo bem!

Convidada pela Aline do blog Livros y Viagens estou participando do Book Tour Piscina Já!

A primeira impressão que tive ao recebê-lo era que a história fosse bem juvenil e uma leitura leve. Mas ao ler as primeiras páginas desse pequeno livro me surpreendi com a história fascinante narrada em primeira pessoa por uma menina de apenas 11 anos, que descreve para o leitor a triste época da ditadura.

Para uma época tão conturbada como a ditadura, existiam pessoas que era contra esse regime, e que infelizmente eram caçadas a qualquer custo, sendo torturadas e massacradas. Suas famílias também sofriam demais com a retaliação e por longos anos viveram reféns de uma época triste, censurada e sem quaisquer meios de se defender.

José Carlos era a pessoa que ia contra esse tipo de regime, mais conhecido como Tio Zé Carlos ele tinha o seu jeito especial de viver, juntamente com seus ideais e era tido como herói, sua família temia que seus pensamentos revolucionários pudessem atrair a atenção dos militares, e foi exatamente o que aconteceu.

Um belo dia Tio Zé Carlos some, levando consigo todas as suas histórias, sua camiseta do Che Guevara. Deixando somente a incerteza em todos de sua família principalmente de sua mãe que nunca mais foi a mesma. Constantemente eles eram invadidos por policiais que apavoravam as crianças, a sua mãe e a irmã solteira de José Carlos, fazendo perguntas que eles jamais seriam capazes de responder. Toda essa turbulência se tornou um habito, nem a porta arrumavam mais, já que eles derrubariam numa próxima visita inesperada e perturbadora.

Mas aos olhos de uma criança que sofre esse tipo de violência o que pode restar, continuar a infância e desejar a todo momento a tão sonhadas férias de verão no Condomínio da Colina. Ainda era possível perceber que existiam pessoas que descriminação pelo simples fato de Carlos fazer parte da família. Então esse era um assunto proibido.

Piscina já é um livro que tem a percepção de uma criança diante de uma época de repressão. Durante as férias algo na vida de cada uma das crianças que fizeram parte do grupo, muda totalmente o rumo de suas vidas futuramente e deixando uma lição valiosa de amizade e superação.

O livro me surpreendeu pela simplicidade, pela amizade entre as crianças que fizeram de tudo para que o verão foi inesquecível. Até mesmo brigar com o General Pimenta que teve a brilhante ideia de monopolizar a água do condomínio para encher somente a sua piscina, deixando as crianças decepcionadas. 

Mas eles vão à luta, crianças fortes e determinadas, que estavam dispostas a vencer e manter o direito de ter sua piscina de volta. A escrita sucinta do autor, expões de forma objetiva todo drama dessa história, é um livro que cativa a gente pela simplicidade.

Pelos desenhos que ele contém, pelos personagens marcantes, e pela triste realidade que o nosso país passou durante anos. Não subestime jamais um livro por sua capa, tamanho ou conteúdo, a leitura pode surpreender e elevar o seu nível de satisfação como aconteceu comigo. E claro recomendo a todos vocês.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥