Você Sabia? Exposição Castelo Rá Tim Bum




Olá amigos tudo bem?


A exposição Castelo Rá Tim Bum está no Rio de Janeiro, comemorando 20 anos da série exibida pela TV Cultura desde maio de 1994 a dezembro de 1997.


Local

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Em cartaz: 12/10/2015 até 11/01/2016
Entrada: Livre
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020
ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento
De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Local: 1° andar


Sobre o programa


O Castelo Rá Tim Bum, transmitido originalmente pela TV Cultura entre 1994 e 1997, é programa de  maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A unanimidade da crítica, a conquista de diversos prêmios nacionais e internacionais e, principalmente, o imediato sucesso de público atestaram que nascia ali um marco na história da produção audiovisual brasileira que ai além do público infanto-juvenil, e ganharia admiradores de ao menos três gerações.





Entrada do programa


                                           

Sinopse


Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo perto da cidade de São Paulo.
Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.
Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.


A exposição


Entrando no castelo os visitantes têm a oportunidade de conferir mais de 21 espaços, incluindo 12 cenários recriados de forma fiel ao programa como a Biblioteca, Laboratório de Tíbio e Perônio, Sala de Música e da Lareira, Cozinha, Quarto da Morgana, Ninho dos Passarinhos e Lustre do Castelo.

Nestas salas, os visitantes veem de perto peças recuperadas e restauradas especialmente para a exposição, como objetos de cena, maquetes, croquis e figurinos, além de bonecos originais dos personagens Gato Pintado, monstro Mau e réplicas da cobra Celeste e botas Tap e Flap.



É completamente mágico entrar nessa exposição, e impossível não se emocionar, todas as lembranças dessa época tão gostosa da infância, eu contava os minutos para o programa começar e assistia junto com meu irmão Leandro. Nosso castigo quando fazíamos coisa errada era perde o episódio do programa, nossa como ficava chateada. (kkkkkkkkk good times)


Moradores do castelo


Nino - Ator Cássio Scapin



Dr Victor - Sérgio Mamberti





Dona Morgana - Atriz Rosi Campos



Zeca - Luciano Amaral
Biba - Cinthya Rachel
Pedro - Freddy Allan




Habitantes do castelo


Gato pingado


Mau e Godofredo 




Celeste




Porteiro


Relógio



Tap e flap, Fura-bolos e Ratinho


Adelaide



Lana e Lara




João de Barro e as Patativas



Radialista






A exposição é fantástica, contanto com espaço, a quantidade de pessoas que são limitadas para entrar, é possível aproveitar bem o passeio. Portanto chegue cedo, a fila quando chegamos estava razoável, aguardamos exatamente para entrar 2hs, a organização do BB deixava passar grupos de 20 pessoas, sendo 10 da fila normal e mais 10 da fila preferencial.

Sobre a fila preferencial: que não era tão preferencial assim, por que infelizmente existem pessoas que fazem do uso do jeitinho brasileiro, a fila preferencial dava direito a crianças e dois acompanhantes no caso pai e mãe, até aqui totalmente aceitável, mas tinha pessoas que insistiam em levar, tio, tia, amigo, gato, papagaio, cachorro... E como a fila era menor que enfrentou duas horas de fila tinha todo o direito de reclamar) Fala sério Brasil vamos ser mais conscientes.


Visitantes dos episódios


Bongô - Ator Eduardo Silva


Etevaldo - Ator Vagner Bello


Caipora - Atriz Patrícia Gaspar





Penélope Atriz Ângela Dip





Dr. Abobrinha - Pascoal da Conceição



Entre outros...

Foi um passeio de domingo maravilhoso, onde compartilhamos nossas lembranças, cantando músicas, lembrando dos episódios mais legais. Eu gostaria muito que existissem mais programas com essa proposta, Castelo Rá Tim Bum sempre se preocupava em ensinar e incentivar a ser correto, tomar banho, aprender a contar, conhecer lugares de forma lúdica.

Para encerrar esse post, abaixo mais algumas fotos que tiramos na exposição, espero que outros estados possam ter a oportunidade de ver de perto todos os figurinos e cenários, por que é muito divertido.

Família 













Fonte de informações desta postagem
Centro Cultural do Banco do Brasil
Wikipédia

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥