Resenha: Brilhantes, vol. 1


Classificação
  


Informações do livro
Titulo: Brilhantes
Autor/a: Marcus Sakey
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção

Sinopse:  A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição. 



Com essa febre de distopias e com a enorme variedade que as livrarias oferecem, é bem difícil escolher apenas uma. Brilhantes estava na minha lista, e apesar de não conhecer o autor, a sinopse me atraiu muito, e o livro se mostrou bem diferente de tudo que eu havia lido.
Brilhantes é o primeiro volume da série homônima e, ao contrário da maioria dos livros do gênero, a história se passa no presente, e não no futuro. Uma parte da sociedade é composta pelos chamados Brilhantes, que começaram a nascer a partir da década de 80, e que possuem habilidades e inteligência que vão muito além das dos seres humanos convencionais. Para controlar essas pessoas, o governo criou uma academia que testa crianças que mostram sinais de serem “anormais” a partir dos oito anos, além da subdivisão do serviço de segurança Nacional dos Estados Unidos, conhecido como Serviços Equitativos.
Nick Cooper é um brilhante, e agente do chamado DAR. Ele tem cerca de 30 anos, é separado e tem dois filhos, Todd e Kate, de apenas quatro anos e que apresenta sinais de ser uma brilhante do primeiro escalão. Cooper é encarregado de identificar e capturar terroristas superdotados e colocá-los sob a custódia do governo. Ele já realizou dezenas de operações, deteve e matou dezenas de terroristas, mas agora seu alvo é John Smith, um terrorista brilhante que já matou milhares de pessoas e pretende começar uma guerra civil.
Smith parece estar sempre um passo a frente, e um ataque na bolsa de valores de Nova York faz com que Cooper tome uma decisão drástica e arriscada, mas que pode salvar sua filha.
O enredo é repleto de ação do início ao fim, e te deixa na expectativa o tempo todo. Os personagens são muito bem construídos, e achei incrível a habilidade do autor de retratar o dom de Cooper com tanta perfeição. A construção dos personagens é muito boa e muito próxima do real. A narrativa é frenética, mas em nenhum momento senti falta de detalhes, já que achei que o autor soube encontrar o equilíbrio perfeito. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, a perspectiva do protagonista é muito bem explorada, e adorei o fato de que em alguns momentos, o autor colocava os pensamentos de Cooper como se fosse realmente uma narrativa do personagem.
Outro ponto muito importante do enredo é a presença de ações que envolvem preconceito, esquemas políticos, corrupção, terrorismo e revolução, o que nos faz pensar e analisar as semelhanças com a situação social atual. Os fatos e detalhes exigem bastante atenção, já que é um livro extremamente inteligente. Achei bem diferente do molde das distopias atuais, e acabou se tornando um dos meus favoritos do gênero. Agora é esperar pelo próximo.
Achei a capa linda, e confesso que isso me chamou a atenção antes mesmo de ler a sinopse. O livro foi publicado pela Galera Record, apesar de ser, na minha opinião, um livro adulto. Recomendo muito a leitura, e espero que mais livros do autor sejam publicados no Brasil!

Top Comentarista Novembro



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥