Like a Rory Gilmore: Clássicos e suas adaptações






Clássicos não perdem a pose, e uma obra que atravessa o tempo é um prato cheio para uma nova história. Particularmente, adoro releituras de clássicos, principalmente quando o autor se utiliza dos personagens em outra época. É muito divertido ver como eles se comportam em outro tempo e em outras situações. Outro artifício que gosto bastante é quando o autor cria novos personagens para interagir com os originais. É bem difícil uma obra desse tipo não agradar.
Quando penso em releituras, a citação de Lavoisier vem à minha mente: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”, o que pode ser perfeitamente adaptado para essa situação. É como o próprio artista, Austin Kleon, autor de “Roube como um Artista”, defende: originalidade para ele não existe, é apenas “plágio não detectado” (Willian Ralph Inge).

Separei cinco livros, alguns que já li e gostei muito, e alguns que estão na minha lista. Espero que gostem!

Oliver Twist, por Charles Dickens

Releitura: Twist, por Tom Grass. (Editora Agir Now)


Essa releitura traz o famoso órfão para os dias atuais, agora com 18 anos. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas assim que fiquei sabendo do lançamento desse livro, já coloquei na minha lista. 


Sinopse: Como seria a vida de Oliver Twist se ele fosse um menino órfão em pleno século XXI? Recém-fugido de uma instituição para jovens criminosos aos 18 anos, Oliver é apaixonado por arte. Dotado de uma memória incrível, passa seus dias recriando de cabeça quadros famosos nos muros de Londres enquanto sonha em estudar artes plásticas. Porém, seus talentos chamam a atenção de Fagin e sua gangue de ladrões, que possuem outros planos para Twist...

Orgulho e Preconceito, por Jane Austen

Releitura: O Diário Secreto de Lizzie Bennet, por Bernie Su e Kate Rorick


Essa releitura foi originalmente um canal no You Tube. The Lizzie Bennet Diaries foi uma série nos moldes de um diário mesmo, que Lizzie fazia todas as suas confissões para a câmera, seguindo a história narrada no clássico, mas adaptada para os dias atuais. Acompanhei a série desde o início e achava muito divertida. Fiquei muito feliz quando saiu o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.



Sinopse: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto.

A Pequena Sereia, por Hans Christian Andersen 

Releitura: Mermaid, por Carolyn Turgeon (Editora iD)


Desde pequena, minha princesa favorita é a Ariel. Por isso, li esse livro logo que lançou no Brasil. O que eu não sabia era que a história original é bem diferente daquela dos filmes da Disney. A adaptação se passa na mesma época do original, e tem uma aura bem mais sombria e diferente. Achei a trama muito envolvente, e confesso que até meio chocante em algumas partes. Lembro que li rápido e gostei muito da narrativa, e estou sempre de olho para saber se haverá mais lançamentos dessa autora.

Skoob

Sinopse: Numa manhã sombria, enquanto observava o oceano, a princesa Margrethe presenciou um milagre: uma linda sereia emergindo das ondas com um homem quase afogado em seus braços. Alguns instantes depois, a sereia havia desaparecido no mar. A princesa resgata o desconhecido e se encanta aos poucos, mas descobre que além de príncipe, o homem é também filho do maior inimigo de seu pai... Enquanto isso, Lenia, a sereia – e também princesa – deseja encontrar novamente o homem que carregou com tanto cuidado e por quem se apaixonou perdidamente. Ela está disposta a trocar tudo que tem, até a própria voz, para conquistar o coração do príncipe. Duas princesas, um guerreiro. Quem será feliz para sempre?

Romeu e Julieta, por Willian Shakespeare

Releitura: Julieta Imortal/Romeu Imortal, por Stacey Jay (Editora Novo Conceito)


Tinha muito receio para ler esses livros, mas acabei dando uma chance. No início, não me apeguei à história e achei bem forçado, na verdade. Mas o segundo volume me surpreendeu e acabou virando um dos meus livros favoritos. A narrativa da autora é incrível, e os personagens são muito envolventes. 

 

Sinopses: Julieta Imortal - Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano.
Romeu Imortal - Amaldiçoado a viver por toda a eternidade em seu espectro, Romeu, conhecido por seus modos rudes e assassinos, recebe uma chance de se redimir viajando de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem saber, Ariel é importante para os dois lados, os Mercenários e os Embaixadores, e tem o destino do mundo nas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, levando-a contra seu potencial obscuro antes de ser descoberto pelos Mercenários. Enquanto sua sedução se inicia como outra mentira, logo ela se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de todo o mal, e fazer qualquer coisa que for preciso para ganhar seu coração e sua alma. Mas quando Ariel se decepciona com ele, ela fica vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua escuridão interna poderá separá-los para sempre.

Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, por Howard Pyle

Releitura: Avalon High, por Meg Cabot (Editora Record)

Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda

Avalon High foi uma das primeiras adaptações que li, e adorei (claro, é Meg Cabot). Sempre gostei da história do Rei Arthur, e apesar de ser um conto adolescente, a autora traz diversas referências e um enredo excelente.

Skoob

Sinopse: AVALON HIGH pode não ser exatamente o lugar onde Ellie gostaria de estudar, mas até que não é tão ruim assim. Uma escola americana normal, freqüentada pelos mesmos tipos de sempre: Lance, o esportista; Jennifer, a animadora de torcida; e Will, o presidente da turma, jogador talentoso, bom moço... e muito charmoso! Mas nem todos em AVALON HIGH são o que parecem ser... nem mesmo Ellie, como ela logo vai descobrir. Depois de um esbarrão durante uma corrida no parque, os destinos de Ellie e Will parecem estar irremediavelmente entrelaçados.  Ela começa a notar uma série de estranhas coincidências entre o seu cotidiano e a lenda do Rei Arthur – nomes similares, triângulos amorosos, sociedades secretas – mas qual seria seu verdadeiro papel nessa história? Como em Camelot, estariam seus novos amigos fadados a um trágico destino? E pior, o que ela pode fazer para impedir que uma profecia milenar se cumpra mais uma vez? 

Alguém já conhecia algum desses títulos? Tem mais para indicar? Deixem nos comentários!

xoxo
Top Comentarista Dezembro


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥