Resenha "Os bons Segredos"




Classificação


Informações do livro
Titulo: Os bons Segredos
Autor/a: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Gênero: Romance YA

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 


O primeiro livro de Sarah Dessen lançado no Brasil foi “Just Listen, a garota que esconde um segredo”, pela editora Farol. Depois, “À Caminho do Verão”, romance mais aclamado da autora, foi lançado em 2011 pela editora iD e mais dois se seguiram, mas não houve muita divulgação por parte da editora e muita gente ainda não conhece a autora. Fiquei muito animada quando descobri que o mais novo livro de Dessen seria lançado pela Editora Seguinte, já que gosto muito das suas publicações e acredito que o livro ganhou o devido destaque. A autora é famosa pelos temas dos seus romances, e é uma queridinha quando o assunto é YA. Não preciso nem dizer que desde o primeiro livro, ela me conquistou e é uma das minhas autoras favoritas.


“Os Bons Segredos”, conta a história de Sydney, que se considera comum: boa aluna, boa filha, boa amiga, bonita, mas nem tanto, e invisível. Seu irmão, Peyton, sempre foi o mais brilhante. Sempre mais bonito, mais esperto, mais ousado e notável. Ele, que tinha tudo pra dar certo, acaba se envolvendo com pessoas erradas e se enterrando cada vez mais nas atitudes e escolhas erradas. Depois de o irmão cometer um grande erro e ser preso, Sydney começa a deixar de ser invisível e decide que é hora de mudar de escola.

Jackson é bem diferente de sua antiga escola, e ela terá de acostumar com os corredores mais cheios e com o ambiente mais barulhento. Um dia, ela decide parar em uma pizzaria depois da aula, a Seaside, e é lá que ela conhece Lyla e Mac, que viram seus melhores amigos em pouco tempo. Logo, ela se sente naturalmente acolhida pela família e pelo ambiente que os rodeia. Ela sente como se seus novos amigos fossem um porto seguro, já que em sua casa seus pais só se preocupam com recursos judiciais e o bem estar de Peyton na cadeia. Por isso, Sydney não consegue evitar o pesado sentimento de culpa pelo irmão que carrega nos ombros.

O livro é narrado pela protagonista, de forma que os detalhes são muito bem explorados e as cenas muito bem relatadas. A narrativa de Sarah Dessen é espetacular, e confesso que mesmo sabendo disso por ter lido seus outros livros, me surpreendi com a rapidez que me apeguei aos personagens desta vez.  A história se desenrola muito naturalmente, e poderia facilmente confundir com a um fato real ou minha própria vida.

 Os personagens são muito consistentes, e fica bem difícil não se apegar mesmo aos secundários, construídos com os mesmos cuidados dos protagonistas. Durante os momentos mais importantes, a autora tem a capacidade de deixar os sentimentos do leitor à flor da pele, e mesmo quando fechei o livro, continuei sentindo aquele turbilhão de emoções que só os seus livros são capazes de proporcionar. A delicadeza e a sensibilidade com que ela trata temas extremamente complicados chega a ser tão intensa, que parecem ser acontecimentos reais capazes de mudar toda uma perspectiva.

A editora fez um trabalho incrível com a capa, que mesmo diferente da americana, ficou bem bonita e fiel ao tema. O título também ficou bem diferente, mas gostei da referência e do cuidado que tiveram. Espero que mais livros de Sarah sejam lançados pela Seguinte!

Gostaram da resenha? Já conheciam a autora? Deixem nos comentários!

xoxo


Top Comentarista Dezembro





Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥