Resenha "A Garota de Papel"



Classificação


Informações do livro
Titulo: A Garota de Papel
Autor/a: Guillaume Musso
Editora: Verus
Gênero: Romance

 A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina...

     "A Garota de Papel" estava na minha lista desde o lançamento em 2012, mas sempre havia uma desculpa para não comprar e começar e ler logo. Não é sempre que o livro está nas prateleiras das livrarias, e acho que foi isso que desanimou um pouco minha leitura. Depois que terminei e conheci um pouco mais sobre o autor, não entendi o motivo do livro não ter ganho mais destaque e o autor francês não ser tão conhecido por aqui. 

Guillaume Musso conta a história de Tom Boyd, um escritor muito bem sucedido devido à sua Trilogia dos Anjos. Logo no início, nos deparamos com notícias extraídas de jornais sobre a vida de Tom, considerado o escritor do momento. Porém, devido ao término do seu relacionamento com a pianista famosa, Aurore, ele se vê incapaz de escrever uma frase se quer, e o último volume da trilogia parece estar bem longe de acontecer. Tom mergulha no álcool e nas drogas e parece ter perdido o controle de sua própria vida. Seus melhores amigos desde a infância, Milo e Carole, parecem achar que nada é o bastante para fazê-lo voltar ao que era antes de Aurore.

Em uma noite chuvosa, eis que uma mulher simplesmente aparece do nada em sua casa afirmando ser Billie, uma personagem de seu romance que caiu de um livro mal impresso. Depois de Tom fazer todas as perguntas necessárias para que ela provasse ser mesmo quem dizia ser, eles fazem um acordo e partem em uma jornada para recuperar o amor da vida dele e colocar a Billie de volta no livro. Para isso, eles precisarão dirigir até o México, e o mais difícil: Tom deverá voltar a escrever o mais rápido possível.

"Meus personagens me escoltavam em meus sonhos, e pela manhã eu os encontrava na mesa do café (...) Era ao mesmo tempo patético e fascinante, inebriante e perturbador (...)" - Tom Boyd

É inevitável relacionar aspectos do proprio autor às características de Tom, já que só alguém que passou por um bloqueio criativo tem a capacidade de criar a situação com tanta perfeição. Os personagens são extremamente bem construídos, e a infância do protagonista e todos os problemas que o fizeram ser quem é hoje são colocados de forma sutil e inteligente, amarrando todas as pontas até a última página. 

A narrativa do autor é diferente de tudo que já li. Ele mescla romance com mistério de uma forma que nem percebemos as páginas passarem. Cada capítulo é iniciado com uma citação que se relaciona com a história, trazendo um tempero a mais na narrativa. O interessante é que a história tem inúmeras reviravoltas sem se tornar cansativa, e não traz aquela sensação de "fim inacabado". O autor não teve a menor pressa de terminar o romance, e os personagens acabaram criando vida na minha imaginação. Foi muito difícil me despedir de Tom, Billie, Carole e Milo, e tive uma ressaca literária daquelas quando terminei.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥