Resenha "A Retomada da união"


Classificação



Informações do livro
Título: A Retomada da união
Trilogia Anômalos volume 3
Autor/a: Babara Morais
Editora: Gutenberg
Gênero:Literatura Nacional/Distopia
Livro enviado para resenha em parceria Editora Gutenberg.

Depois do atentado que ficou conhecido como Massacre Amarelo, a situação em toda a União está crítica. Para a maioria das pessoas, Sybil está morta. A tensão entre humanos e anômalos é palpável, e Fenrir se apodera da fraqueza de seus semelhantes para se intitular o herói da revolução. Com a ajuda de novos e velhos aliados, Sybil resgata seu passado ao mesmo tempo em que tenta conquistar um futuro diferente para seus iguais. Peça-chave no plano para deter os principais inimigos do Estado, a garota se encontra em meio a um jogo político abarrotado de intrigas e mortes. Prepare-se para desvendar os maiores e piores segredos que estão por trás do desfecho desta eletrizante trilogia.


A retomada da união é o desfecho da trilogia Anômalos. Sybil a protagonista descobre vários pedaços da sua história no decorrer dos livros e o amadurecimento dos acontecimentos. Para resumir no primeiro livro ela pensava ser uma menina órfã normal, mas ao sofrer um acidente no navio onde estava e sobreviver, ela se da conta da sua condição anômala. Sua vida muda quando ela deixa o orfanato na província de Kali e vai morar em Pandora com Dimitri, Ruby e Tomas, sua família adotiva.


Sua rotina a partir desse momento é fazer novas amizades, e desenvolver a sua nova condição de anômala, uma mutação que ela tem desde que nasceu. Todos os anômalos eram vistos com preconceito e isso inicia uma briga pelo poder e a busca pela cura. Mas Sibyl era enfrentar muitos desafios, assim como seus melhores amigos, que começam a perceber o real problemas de ser um anômalo. Os humanos não conseguem viver em paz no mesmo espaço que eles. E muitas pessoas querem se aproveitar da situação para alcançar o poder e dominar a todos, essa parte do livro se torna interessante e muito dinâmico.



O raciocínio de Barbara para esse terceiro livro é crível, ela desenvolve uma história bastante madura a respeito das pessoas e a política.  A retomada é um livro mais elaborado e estratégico a ideia da autora foi bem mais profunda, deu para sentir o amadurecimento da escrita e desenvolvimento dos personagens. Além de não economizar nas reviravoltas com cada personagem, a cada página lida a atmosfera de todas as missões que eles são obrigados a fazer para sobreviver.



O mais curioso dessa distopia é a forma como ela conduziu o pano de fundo da história, todos os personagens sofrem uma mutação, dando a eles certos poderes para manipular determinados objetos, mas o que tornou a leitura mais real é que ela em nenhum momento tornou os personagens invencíveis, pois vemos muitos livros que usam elementos como esse e faz parecer que eles são imortais. Muito diferente dessa trilogia, onde se um personagem se machucasse a recuperação era como se fosse um humano qualquer, e isso humanizou o livro e deixou ele muito mais convincente.



Algumas partes do livro fiquei um pouco entediada pela falta de ação, mas isso conta pelo ponto negativo da minha crise de ansiedade, por que a história é muito dinâmica, e fiquei a todo o momento tenso com o que ia acontecer. A revolução que os anômalos irão enfrentar não será algo fácil, o desfecho do livro é show de bola, mesmo me deixando de queixo caído com o rumo que a história tomou. Algo muito inteligente, todos os personagens que são inseridos têm um papel importante na trama, resolvi não falar de cada um deles para manter o suspense e a sensação de aventura que esse livro proporciona. A dose de romance também equilibra a história, mas não é o foco central, ela soube conduzir de forma harmoniosa a relação de Sibyl e Andrei.



A retomada da união é um livro criativo e inteligente, as ideias centrais são elaboradas de forma convincente, percebe-se o entendimento sobre a parte politizada do livro, parte importante na luta pelos direitos dos anômalos. Uma trilogia que mudou totalmente a maneira de pensar de todas as histórias que já li, onde os personagens são pessoas reais e tem sentimentos profundos, que sofrem, lutam, amam. Super recomendo essa trilogia.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥