Resenha "Como eu era antes de você"


Classificação



Informações do livro
Titulo: Como eu era antes de você
Autor/a: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Internacional/Romance
Livro meta de leitura


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Oi amigos tudo bem!

Jojo Moyes traz nesse livro uma história que conflita todo e qualquer tipo de sentimento, quando li ele a primeira vez fiquei impressionada com o rumo dos acontecimentos e na época não consegui colocar no papel qual foi a impressão que senti dessa leitura.



Mas com o lançamento da adaptação nos cinemas, reli o livro com a mente aberta e focando mais em todos os personagens, e consegui aceitar o rumo que autora Jojo quis mostrar ao leitor.
Lou Clark é uma mulher de 26 anos excêntrica e leva a vida sem muitas expectativas, mora com seus pais Josie e Bernard Clark, sua irmã Treena e seu filhinho de 5 anos Thomas, e seu avô, uma família grande que mora em uma residência humilde, e como toda família tem seus desafios. Ela namora há 7 anos Patrick que de repente resolve virar ciclista, sua vida gira em torno de definir o corpo e quebrar seu recorde, esquecendo da relação com Clark que também leva com certa indiferença esse relacionamento.

 Infelizmente o café em que ela trabalha será fechado, e ela terá que arrumar um novo trabalho, outro desafio grande para uma pessoa que jamais pensou no futuro, portanto suas experiências profissionais são limitadas.

Começa então a peregrinação no centro de apoio para conseguir um emprego, seus pais criam muita expectativa em cima dessa busca, pois o trabalho do pai e o emprego de sua irmã não são o suficiente para o sustento de todos eles, eis que surge uma vaga especifica de cuidadora de um tetraplégico, mesmo sem experiência nenhuma ela resolve arriscar e embarcar nessa jornada.



Will Traynor era CEO muito importante de uma grande empresa, bonito, influente e amante de esportes radicais, mas que infelizmente sofre um acidente gravíssimo deixando-o tetraplégico findando assim a sua carreira tão promissora, tendo que conviver com todos os obstáculos da sua vida limitada, cheia de intercorrências médicas e vivendo aprisionado em uma vida que ele jamais imaginou viver. Seus pais e sua irmã não são uma família unida, e apesar da condição bem favorável financeiramente o mais importante eles não tinham, amor e carinho que com certeza seria uma dose de animo nessa nova vida de Will, ele se torna uma pessoa mal-humorado e amargurado, preso a um passado que jamais irá voltar.


Lou terá um grande desafio para superar as barreiras que Will construiu ao redor, dia após dia ela tenta fazer que sua presença seja aceita, mas ele parece odiá-la a cada dia que passa. Mas Lou com seu jeito diferente, suas roupas extravagantes e seu humor descabido, vai conquistando aos poucos esse coração gelado, e curtindo momentos engraçados e vendo um lado da vida simples, vivida de forma despretensiosa e feliz.



Jojo traz uma história com dois extremos bem diferentes e complexos, de um lado uma moça pobre, excêntrica e divertida que tem uma família presente, e um rapaz rico, deficiente físico com uma família completamente apática ao que acontece intimamente. E transforma essa convivência em novas experiências e novas possibilidades. Mostra como Lou muda a cada dia, levando sua vida com mais consideração e pensando mais nos seus objetivos, e Will uma maneira de tentar conviver com sua vida limitada, descascando cada camada de Lou e descobrindo um amor e uma amizade inusitada.



A escrita de Jojo é divertida e fluida, ela trabalha bem seus personagens, e cria um dia a dia cheio de novas descobertas. Desperta um assunto importante sobre os problemas que os deficientes encontram quando escolhem conviver com sua limitação, mas que enfrenta o despreparo de lugares adaptados para cadeiras de rodas, o preconceito das pessoas que não entendem que todo mundo tem o direito de continuar a vida dignamente.



Mas ela também traz um drama muito forte, quando infelizmente a pessoa cria resistência em aceitar essa condição, é aí que entra uma escrita madura e uma escolha difícil para o personagem. Ela foi ousada nesse romance, que cria no leitor o sentimento “ame ou odeie”, é realmente difícil compreender que certas decisões vão além de todas as coisas boas que a vida pode proporcionar.
É uma linda história de amor e superação, que vai arrancar muitas lágrimas dos mais sensíveis como eu. Os personagens carismáticos e praticamente reais o que torna a leitura fluida e envolvente. Mas que provoca uma enxurrada de sentimentos conflitantes difíceis de aceitar!



Próximo livro


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥