Resenha "A noiva fantasma"


Classificação




Informações do livro
Título: A noiva fantasma
Autor/a: Yangsze Choo
Editora: Darkside books
Gênero: Suspense e Mistério
Livro enviado para resenha em parceria editora Darkside books.



Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. 

Oi amigos tudo bem?!


A noiva fantasma é um livro para ler sem moderação, a narrativa viciante de Yangsze Choo nos transporta para um mundo totalmente diferente e atordoante, um mistério que faz o leitor querer saber cada vez mais desse livro simplesmente surpreendente.

Em 1893 conhecemos Lin Lan uma adolescente que vive com seu pai em Malaia, e seu presente é marcado por um pai distante assombrado pela morte de sua mãe causada pela varíola, Lin Lan escapa dessa doença ficando somente com uma cicatriz atrás da orelha, mas seu pai carrega no corpo as marcas mais profundas, com isso seu isolamento e o abandono dos negócios da família o levam à beira da falência.



Mas Lin Lan tinha Amah, uma senhora que servia sua casa desde o nascimento de sua mãe, que prometeu lealdade em cuidar de Lin Lan até o fim de sua própria vida. Apesar de Amah extremamente rígida, supersticiosa e protetora, ela era completamente fiel e devota a Lin.
Seu pai vivia cercado pelos e livros e poemas, em meio a fumaça de ópio um outro vicio que o mantinha longe de tudo. Até mesmo negligenciar o cuidado com Lin, com a idade cada vez mais próxima de se casar as chances eram quase mínimas de achar um pretendente, com a perda de contato com pessoas influentes e amigos de seu pai era difícil achar alguém que estivesse disposto a pedir a sua mão. Mas um dia seu pai lhe faz uma pergunta totalmente inusitada e atordoante que irá marcar definitivamente o seu destino.

“Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”

Depois dessa revelação, ela ficou totalmente abalada, saber que a família Lim tinha interesse em casar seu filho recém falecido Lim Tian Ching, com a promessa de ter uma vida afortunada, sem nada lhe faltar.  Mas o preço que ela teria que se submeter era ser viúva de uma pessoa que já estava morta, essa revelação deixa dúvidas e uma certa curiosidade na história da família Lim, e que ela descobre que tem um parentesco com sua falecida mãe.


Mas no decorrer dos fatos o que Lin Lan não sabia era que a família já tinha destinado essa união, e que deveria acontecer o mais rápido possível. Em uma visita até a família Lim um convite movido ao interesse e conversando com a mãe de Lim Tian Ching, ela percebe o quanto a mãe era devota ao filho. Depois desse dia ela começa a ter seus sonhos invadidos pelo falecido, que aparecia de forma fantasmagórica e sinistra exigindo o compromisso de casamento, muito abalada ela tenta se desvencilhar de uma vez por todas desse espirito atormentado, mas será mais difícil do que ela pensa.



O desenrolar dos fatos é algo totalmente sinistro e misterioso Lin Lan vai de encontro ao mundo espiritual da forma mais inusitada ela se recusa a ser fadada a um casamento fantasma de um espírito atormentado por uma morte prematura, vai descobrir um mundo que ela jamais sabia que existia, deixando o leitor cada vez mais envolvido, agoniado e fascinado. A cada página descobrimos lendas e histórias sobre os espíritos que já se foram, mas que ainda vivem como se precisassem dos prazeres humanos, como riquezas, alimentos e bens materiais, um mundo paralelo cercado de espíritos famintos que estão perdidos na planície dos mortos.

Yangzse narra em detalhes todo o universo humano e espiritual de forma a transportar o leitor para uma aventura através das páginas do livro. A rede de intrigas e conspiração se desenrola de forma gradativa, o espirito atormentado afirma que foi assassinado por seu primo Tian Bai que terá uma participação muito importante nessa trama, além de outros personagens verossímil que vai deixar a história ainda mais intrigante. Quando o final do livro se aproxima fica difícil se desvencilhar dessa história, porque cada página é marcante, e o final é realmente fascinante.

Esse livro é dividido em quatro partes “Malaia 1893, O além, A planície dos mortos e Malaca” com 40 capítulos na medida certa, notas no rodapé ajudam o leitor em nomes diferentes que aparece no decorrer do livro, a diagramação e revisão do livro é impecável, a capa hardcover deixa o livro chamativo, o interior do livro é outra coisa que chama atenção, o charme do marcador em tom azul bebe, a decoração das páginas. O conteúdo final do livro que é composta pela nota do autor com informações interessantes, as páginas que são oferecidas ao leitor para serem retiradas para confeccionar lindos origamis é perfeito. Confesso que essa parte vou deixar para os mais corajosos.



Enfim, é um livro que surpreendeu em todos os aspectos, uma história diferente, com contos e lendas curiosas, um livro totalmente substancial, a própria autora em nota fala sobre a tradição popular de se casar alguém com um fantasma ou promover casamentos entre fantasmas costuma se destinar a tranquilizar espíritos ou aplacar assombrações.


Recomendo a leitura a todos os fãs de um bom mistério, histórias sinistras e lendas marcantes. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥