Resenha " Os segredos matemáticos dos Simpsons"


Classificação



Informações do livro
Titulo: O segredos matemáticos dos Simpsons
Autor/a: Simon Singh
Editora: Record
Gênero: Matemática / Não-ficção
Livro cedido em parceria com Grupo Editorial Record.


Um livro que oferece um vislumbre completamente novo de um dos programas de maior sucesso da história da televisão.
Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática.
Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.






Com certeza em algum momento da vida você assistiu um episódio do desenho Os Simpsons, uma série adulta norte americana criada por Matt Groening para Fox Broadcasting Company, sua estreia foi em 17 de dezembro de 1989 e foram exibidos 579 episódios. A série é uma paródia satírica que se inspira na vida de classe média dos Estados Unidos, vivendo na cidade fictícia de Springfield que satiriza a cultura norte americana.




Mas o desenho vai muito além que episódios engraçados e cômicos, Os segredos matemáticos dos Simpsons escrito por Simon Singh, mostra o desenho animado por outro ponto de vista, o desenho na maioria de seus episódios faz referências a formulas e gênios da matemática.

“O episódio tem início com uma cena em que Maggie está construindo uma torre com seus blocos de alfabeto, depois de colocar o sexto bloco no topo ela observa a pilha de letras. A menina de 1 ano que estará fadada a ter essa idade para sempre coça a cabeça, chupa a chupeta e admira sua criação.”
EMCSQU...
Como não podia representar um sinal de igual e não tinha blocos com números, isso é o mais perto que Maggie poderia chegar de homenagear a famosa equação de Einstein:
E = mc²


Narrado em terceira pessoa a leitura é simples, embora as formulas sejam confusas para quem não tem familiaridade. Mostra com humor as referências no desenho e por um lado educativo. Percebi que o desenho era muito mais que apenas episódios aleatórios e engraçados, uma família excêntrica que se mete em várias confusões. 



As terias descritas e as curiosidades dos personagens e referências é o que mais chama atenção no livro, que de forma descontraída revela-se uma leitura muito interessante e curiosa.  E nesse livro fala de coisas que eu ia morrer sem saber que existia.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥