Resenha "O quarto dia"



Classificação


Informações do livro
Título: O quarto dia
Autor/a: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense/Terror
Livro enviado para resenha em parceria editora Arqueiro.


Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.


 Depois de ler o livro Os três e conhecer a autora Sarah Lotz, fiquei empolgada com o livro O quarto dia, o primeiro livro é narrado em forma de epístolas, reportagens que descrevem o acidente e especulam o que realmente aconteceu, mas esse segundo livro não é continuação do Os três e pode ser lido separadamente sem problemas.

Como já diz na sinopse e a capa muito bem elaborada o navio cruzeiro Belo Sonhador fica à deriva no golfo do México depois de uma pane, com milhares de passageiros e tripulantes. Isso acontece quando passageiros resolvem passar o réveillon cheio de mordomia, mas o cruzeiro perde contato com o mundo em janeiro 2017, o que era para ser uma viagem tranquila e comemorativa se torna um grande pesadelo.



E para centralizar essa história Sarah Lotz foca em determinados personagens bem peculiares, e os capítulos são intercalados em cada um deles, A assistente da Bruxa, O condenado, A criada do diabo, As irmãs suicidas, O anjo da misericórdia, O guardião de segredos, narrado em terceira pessoa, a autora descreve como cada um se porta no cruzeiro, segredos e atitudes suspeitas que deixam o clima da leitura tensa e sinistra, somando a fatos sobrenaturais que deixam as pessoas apavoradas instalando o caos. A falta de informações sobre a situação mexe com o psicológico dos passageiros, e para piorar a situação surgem casos de intoxicação, um vírus que assola o navio atingindo vários passageiros, deixando a viagem ainda mais caótica.


Não vou descrever cada personagem, mas posso adiantar que a autora mexe com a mente do leitor, inserindo um clima de filme de terror, onde os passageiros começam a ouvir barulhos estranhos, passos de pessoa pelos corredores desertos das cabines, e um possível assassino para deixar a história ainda mais convincente.



A história me prendeu do início ao fim, Sarah soube conduzir bem os fatos, os personagens dão um clima interessante a história descrevendo seus receios e seus segredos mais profundos, e abrindo uma dúvida no leitor sobre cada um deles. O livro segue a linha da teoria da conspiração, pois não sabemos por definitivo o que realmente aconteceu, são apenas especulações entre uma pane no cruzeiro e envolvimento de espíritos maléficos que os passageiros insistem em ter a bordo.


O final do livro é um fato que ainda estou digerindo, assim como no final do livro Os três, O quarto dia termina repentinamente, sem explicar concretamente o que ocorreu nos dias que o cruzeiro fica à deriva. Essa é a marca registrada da autora Sarah Lotz, deixar um final aberto para que o leitor fique instigado para criar um final alternativo ou simplesmente ficar com aquela sensação que ainda não acabou. Para quem gosta de thriller que é um gênero da literatura que usa suspense e tensão esse livro é uma boa indicação, por que a autora usa fatos que deixam o leitor na dúvida, que deixa os personagens suspeitos dos fatos, e o clímax que prende o leitor.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥