Resenha "O romance inacabado de Sofia Stern"



Classificação


Informações do livro
Titulo: O romance inacabado de Sofia Stern
Autor/a: Ronaldo Wrobel
Editora: Record
Gênero: Literatura Nacional / Romance histórico - Suspense
Livro enviado para resenha em parceria Grupo Editorial Record

Autor de Traduzindo Hannah, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.

Esse livro foi uma grata surpresa, escrito por Ronaldo Wrobel é a primeira obra que leio do autor, e me deparei com um livro sensacional, boa narrativa, bom suspense e personagens instigantes. Uma leitura que sem dúvida me deixou concentrada nos detalhes e satisfeita com um final surpreendente.

Ronaldo é o nosso narrador que irá transportar o leitor para o cenário da década de 30 período da Segunda Guerra Mundial na Alemanha onde o auge da raça ariana (O nome ariano vem do sânscrito arya, que significa nobre) determinado pelo nazismo, onde esse conceito diferenciava pessoas puras de aparência física e estereotipada do povo Alemão resultando na superioridade , os principais inspiradores determinando e mais conhecido foi Adolf Hitler, foi um militar e político, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados, tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus, foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto, no qual estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas foram mortas.

Foto ilustrativa - Google


Ronaldo é neto de Sofia Stern que fugiu da Alemanha no período da segunda guerra mundial, criado pela sua avó desde pequeno, seus pais nunca mais mantiveram contato com o menino introvertido e tido como esquisito pelos seus colegas na escola. Sua avó o defendia de tais acusações, e assim criaram um laço forte e seguro até a sua vida adulta, morando com ela no casarão em Copacabana no Rio de Janeiro. Sofia era uma mulher misteriosa, e ele sabia que ela escondia segredos de seu passado quando morava na Alemanha no período da Segunda Guerra Mundial, mas o que ele não esperava era ter que reviver junto com Sofia um passado esquecido, que na verdade estava mais vivo do que nunca.



Tudo vira de cabeça para baixo quando Ronaldo coloca informações em um banco de dados sobre sua avó, o que rendeu uma ligação do exterior de uma juíza alemã, onde Sofia herdará uma fortuna de Klara. Klara Hansen, filha de Martha e irmã de Hugo Hansen serão os personagens importantes dessa história, Klara conhece Sofia na escola alemã e logo se tornam amigas, mas infelizmente nessa época Sofia era vista como mestiça devido a sua origem judaica, e Klara como uma ariana pura, e assim criando uma distância entre um povo morando em um mesmo país, mas isso não evitou que elas continuassem a se ver, e Sofia se apaixonar perdidamente por Hugo Hansen, que na época era contra o partido nazista e era caçado como inimigo de Hitler. O que sela esses personagens foi um passado cheio de reviravoltas, uma vida quase que na clandestinidade e sofrida, e que de certa forma emocionou.


O que veremos nesse livro é um romance histórico detalhado de forma sucinta, no período da segunda guerra mundial, o que mais me fascinou nesse livro foi a riqueza de detalhes que deixaram os personagens verossímil e criou um cenário de mistério e aventura vivido pelos personagens Sofia, Klara e Hugo, uma trama cheia de segredos e reviravoltas sem deixar pontas soltas.

O livro é narrado em duas linhas de tempo, Ronaldo em 2013 com sua avó Sofia em uma idade avançada, onde ele relata momentos de lapsos de memória de sua avó com momentos de lucidez sobre seu passado sórdido e misterioso na década de 30 período da segunda guerra, onde foi o cenário principal que determinou o rumo dessas pessoas.


Foto ilustrativa - Google


A narrativa dinâmica desse livro e a forma simples de descrever fatos históricos foi um fator determinante para devorar esse livro, a cada página lida, descobríamos relatos do passado de cada personagem de forma esclarecedora, me deixando surpresa com os acontecimentos tanto no passado e no presente. Adorei a construção do cenário, é perceptível a riqueza de detalhes que fazem essa obra de destacar muito mais que um romance histórico se sobressaindo para uma vertente misteriosa e um suspense que deixa o leitor concentrado nos detalhes.



O final é surpreendente como disse acima, é surpreendente para o próprio narrador que finaliza a história sem acreditar no rumo dos acontecimentos. Foi com gosto que ao finalizar esse livro sentir que a leitura foi perfeita, unindo romance e suspense. Parabenizo o autor Ronaldo Wrobel por essa história fabulosa, e a editora pela diagramação e revisão de texto perfeito.

Foto autoral de Danielle R Casquet - Proibida reprodução




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥