Resenha "O último Adeus"



Classificação

Informações do livro
Titulo: O último adeus
Autor/a: Cynthia Hand
Editora: Darkside - DarkLove
Gênero: Literatura Internacional/Romance - Drama
Livro enviado para resenha em parceria Editora Darkside books.

O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.



O que falar de um livro tão intenso como O último Adeus, narrado em primeira pessoa por Lex uma garota de 18 anos, a autora dispensa clichês e envolve os personagens em uma trama profunda e irracional que o tema suicídio.



Lex e Taylor tinham um relacionamento de cumplicidade, difícil de se ver entre irmãos, mas a separação de seus pais afetou profundamente seus sentimentos. Antes um pai presente, ele sai de casa depois de confessar que se relacionava com sua secretária, sua mãe fica arrasada com a separação, mas não percebe que Lex e Ty, podem estar ainda mais magoados com a saída de seu pai.


Foto Autoral Danielle R Casquet- Proibida reprodução

O que elas não imaginavam era que Ty após uma tentativa de suicídio frustrada, e pedir para seu pai voltar, que nem se abala com o ocorrido, com certeza deixa uma magoa irremediável. E anos depois ele se suicida da pior maneira possível, ele deixa apenas um post it grudado no espelho que é a prova mais concreta dos seus sentimentos conturbados. Dia após dia elas convivem com enorme buraco da perda de Ty, as lágrimas de sua mãe é quase que uma rotina, e Lex tenta entender junto com seu terapeuta uma maneira de superar a perda de seu irmão.


Os dias se passam e ambas sentem a presença de Ty pela casa, seu perfume marcante é o sinal que ele está por perto. Lex as vezes vislumbra a imagem do irmão causando pânico e surpresa. Será que ela está ficando louca? Será que Ty está tentando se comunicar? Lex tenta levar uma vida normal, convivendo com seus amigos, mas não como antes. Parece que todo ao redor tem um olhar complacente e uma palavra de incentivo para justificar a decisão de Ty, isso a sufoca. 


Foto Autoral Danielle R Casquet- Proibida reprodução


No decorrer da história, conhecemos seus amigos, sua primeira paixão, seus planos de faculdade, e o relacionamento com sua mãe e seu pai. E mostra como a vida parece pairar em uma nuvem de problemas irreparáveis. O final é surpreendente lindo e emocionante, é impossível não chorar com esse livro, que de modo tão intenso transporta o leitor para uma realidade dura e cruel.


Cynthia Hand não poupa emoção para surpreender o leitor nesse lindo livro, demorei muito para ler, pois ele é crível, traz personagens realistas, e traz questões fortes que envolve o suicídio, são questionamentos que não passam despercebidos pelo leitor. Me identifiquei muito na relação dos pais, e sobre a separação, digo isso por que é totalmente aceitável que eles sofram com esse rompimento, é difícil e inaceitável que de repente sua família de dissolva sem qualquer explicação.

Foto Autoral Danielle R Casquet- Proibida reprodução



Um livro surpreendente lindo, Cynthia transporta o leitor para a mente confusa de Ty, seu aparecimento é quase que uma lembrança viva em suas vidas, nada fantasmagórico e assustador, mas muito mais substancial e palpável. Ela valoriza muito amizade nesse livro, o amor incondicional, sentimentos conflituosos em uma narrativa sucinta, onde a cada acontecimento eu me vi dentro da história com os personagens. O diário que Lex escreve com sugestão de seu terapeuta é carregado de sentimentos e a melhor parte do livro. 


O assunto suicídio de um adolescente é sempre muito complicado de entender os motivos, nem todo mundo aceita que uma pessoa possa tirar sua vida por que não aguenta mais conviver com os obstáculos da vida. Se questionam e julgam a pessoa sem saber realmente o que ela passa, e muitas das vezes são preconceituosas. É um livro reflexivo, e que traz uma mensagem de formas diferente para cada leitor.

Darkside Books, surpreende ainda mais o leitor com a diagramação maravilhosa, o selo Darklove traz para o leitor da caverinha histórias surpreendentes e marcantes. 






Playlist O último adeus de Cynthia Hand no Spotfy

                                        

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥