Resenha "Os bons segredos"




Classificação



Informações do livro
Titulo: Os bons segredos
Autor/a: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura internacional/ Ficção Jovem adulto
Livro enviado para resenha em ação Ed. Seguinte.

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 
Oi amigos!


Conhecer Sarah Dessen nesse livro foi uma experiência agradável, narrado em primeira pessoa, conhecemos Sidney uma adolescente de 17 anos que enfrentava junto com seus pais, a reviravolta que seu irmão Peyton causava em suas vidas. De um menino curioso, ele passou a se meter em encrencas cada vez mais graves, entre invadir casas e uso de drogas, até o momento que seus atos impensados causar um acidente grave deixando um garoto paraplégico.


Sidney de repente vê seus pais em uma corrida desenfreada para tentar fazer com que Peyton não seja lesado, mas somente ela tem a percepção dos erros de seu irmão, afinal ele sabia que estava fazendo, e esse fato deixa sua mãe completamente cega para tudo de errado que ele fez na vida. Apesar de ser uma menina linda, inteligente, responsável e uma ótima amiga, ela era invisível aos olhos dos próprios pais. Logo sua família passa por dificuldade financeiras, diante das diversas despesas com advogado, e ela é obrigada a sair de uma escola particular e ir para uma publica, sempre muito resignada e apoiando seus pais.


Mas essa mudança trouxe uma luz, ao sair da escola e sem vontade de ir para casa, ela entra em uma pizzaria e conhece Layla filha do dono do restaurante. De um jeito simples elas começam uma amizade espontânea. E a convivência com a família de Layla, inclui seus irmãos Rosie e Mac, e seus pais, logo ela percebe o jeito unido que eles se relacionam e isso a encoraja a revelar os problemas que sua família enfrenta com seu irmão.


Os dias se passam, e a amizade cresce, dividindo segredos entre si, conhecendo e se apaixonando por Mac, um menino compreensivo e muito inteligente.
Mas Sidney ainda se sentia sufocada por sua família e a tentativa de aliviar os erros de seu irmão, sua mãe nunca ouvia seus motivos, tudo girava em torno de Peyton, que se sobressaia sempre nos assuntos de família, até mesmo Ames amigo de Peyton tinha mais atenção e adianto esse cara é um babaca. E é nesse momento que me peguei quase entrando dentro do livro, por que sua família era incapaz de perceber que ela passava, ela era a maior vítima do descaso, sua mãe totalmente sem noção e egoísta, e seu pai alheio que acatava tudo que sua mulher dizia.

Foto Autoral Danielle R Casquet- Proibida reprodução


Esse livro tem uma narrativa muito gostosa, e o núcleo de personagens variados dá um toque ainda mais especial, falar do cotidiano de cada um deles, conhecendo suas histórias e descobrindo que todo mundo tem teto de vidro. Seu grande segredo, não é mais motivo de vergonha, e ela percebe que não precisa carregar esse fardo, onde ela se sentia responsável pelo que aconteceu com Daniel Ibarra o garoto atropelado pelo seu irmão.


Sarah Dessen cria personagens reais, e situações que mostram as consequências de atos impensados. Sidney amadurece aos poucos deixando seus receios de lado, mas sempre enfrentando a uma barreira sólida ao lidar com seus pais, que mesmo querendo o melhor para ela, acaba coagindo-a. Sua família também passa por um processo intenso e questionador, onde passam a ver Sidney de forma diferente, até mesmo seu irmão parece tomar consciência de sua atitude e passa a se aproximar de Sidney.


Gostei muito da história desse livro, a mãe de Sidney foi a que mais fiquei chocada com sua atitude egoísta. Os personagens secundários são maravilhosos e deixa o livro equilibrado e interessante. Esse livro traz muitos questionamentos sobre nosso livre arbítrio, de como nossas escolhas pode afetar a todos ao redor.


É impossível não sentir raiva em certos momentos da leitura diante da atitude de certos personagens, e ao mesmo tempo afinidade com os personagens. Sarah consegue mexer com o sentimento do leitor e emocionar com um final enfim merecido, é um livro simples, que envolve o leitor no cotidiano de duas famílias, distintas, mas que carrega seus segredos, mas que tem atitudes completamente diferente. E isso mostra que isso independente de condição social, e sim da moral e a compreensão que se deve ter com as escolhas, mostra a forma da amizade e amor, a resiliência dos personagens.

Música que ouvi enquanto li esse livro


                                                   



Lançamento 2016 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥