Resenha "Outro conto sombrio dos Grimm"



Classificação



Informações do livro
Titulo: Outro conto sombrio dos Grimm Vol.2
Autor/a: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
Gênero: Literatura Internacional/Juvenil- contos
Livro enviado para resenha em parceria Grupo editorial Record.

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.
Oi amigos!


Para quem gosta de histórias como João e Maria e o pé de feijão, e cresceu ouvindo essas histórias na hora de dormir pode ficar muito curioso com esse livro, e de fato ele me chamou atenção pelo fato da história não ter um toque infantilizado, e sim algo mais sinistro e aterrador.

Digo isso por que veremos esses contos na versão a la irmãos Grimm que tem um toque bem peculiar em cima de uma simples história infantil. E nesse livro de forma interativa o narrador nos acompanha de perto em certos momentos alertam sobre cada conto, e incentiva que o leitor continue a leitura, e até mesmo questiona a nossa capacidade de continuar as histórias que ilustram o livro.

O livro começa com a fabula do poço dos desejos, onde um sapo habita vivendo dia após dia em meio as salamandras que ele detesta e o ar asfixiante e malcheiroso do poço. E um dia ele avista uma menina, que na verdade era uma princesa, que tinha uma personalidade digamos arrogante. Por incrível que parece o sapo passa a falar, e quando a princesa deixar cair sua bola dentro do poço, o sapo solicito pega, e em sua cabeça ele tinha a certeza absoluta que tinha uma nova amiga.


Ledo engano, pois ao invés dele receber o beijo que o faria virar príncipe, sua perna é arrancada quando é arremessado pela princesa. E o que acontece agora? É o que o narrador nos pergunta durante a narrativa. Na verdade, nada, é assim que tem que ser, a verdade nua e crua das antigas histórias que conhecemos iniciadas como “Era uma vez”...


Foto Autoral Danielle R Casquet- Proibida reprodução

Uma história que conhecia pouco era da mãe Maravilhosa. Na verdade, é sobre um comerciante que tenta vender uma seda alegando que somente as pessoas de bom gosto que enxergariam, quem veste esse vestido é a princesa que ao sair para ver as pessoas da aldeia, logo percebem que ela está completamente nua. Constrangida ela foge e procura a companhia do primo distante João.

Outra história muito conhecida é do João e o pé de feijão, que troca uma vaca por feijões mágicos, mas nessa história conhecemos um João totalmente ingênuo e sem noção que foi criado pelo pai. E no dia de seu aniversário seu pai o desafia que está pronto para assumir a responsabilidade de vendar a vaca e trazer algum dinheiro para sobreviver. Masssss.... João querendo impressionar seus “amigos” resolve trocar a vaca por feijões mágicos. Declarando de vez a sua ingenuidade, e provocando a ira de seu pai.

Mas o pé de feijão cresce, e a bruxa que ludibriou João diz que é lá está perdido um espelho que ela quer para si. E assim nos demais capítulos embarcamos em vários contos pequenos com detalhes bem interessantes e contadas de forma totalmente diferente. E apesar de ser um livro Infanto-juvenil achei bastante divertido e uma leitura leve e simples. Nesse livro não teremos finais felizes e histórias açucaradas como ouvíamos na infância. Mas sim um lado mais obscuro e cheio de magia. João e Jill partem para uma aventura junto com um sapo reclamão e muito medroso que vai surpreender o leitor, e trazer lembranças da infância.

O livro conta com pequenas ilustrações em cada capitulo, a narrativa é envolvente e cômica, e nos dá um ponto de vista totalmente inovador sobre histórias de conto de fadas, esse é o segundo livro, para quem quiser conhecer o primeiro a imagem está abaixo, é só adicionar no skoob. Falar sobre cada conto ia perder todo o sentido, por isso convido o leitor a embarcar nessa leitura de mente e imaginação aberta, com certeza irá se surpreender.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥