Resenha "Traços"





Informações do livro
Titulo: Traços
Autor/a: Eduardo Cilto
Editora: Planeta Brasil Selo Outro Planeta
Gênero: Literatura nacional/New Adult
Skoob
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Planeta Brasil.


Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.



Oi amigos, tudo bem!

Bem quando li a premissa de Traços me chamou atenção ao fato de ser um romance com adolescente, porém do início ao final do livro, percebi que muitos elementos foram inseridos e faltou um pouco de atenção com os fatos.

O livro começa focando em Matheus um garoto enfrentando a vida de adolescente no ensino médio, tímido, sua amizade mais próxima se resumia a Beatriz e Ivo. E um dia uma festa na escola Matheus convencido por sua amiga a participar, entre uma conversa e outra Matheus, Beatriz, Ivo e sua namorada Fernanda, resolvem sair da festa, e Fernanda uma menina um tanto quanto diferente resolve realizar um ritual místico.


Resultado, ela fala uma mensagem enigmática para Beatriz e logo depois passa mal e vai parar no hospital. Os pais de Matheus ficam muito bravos por ele ter sumido da festa e ter se envolvido nessa encrenca na casa de Fernanda. O dia passa e os amigos ainda tentam entender o que aconteceu na casa de Fernanda, mas Beatriz tinha a convicção que aquela mensagem era um aviso para ela sair em busca do seu futuro.

Assim ela cria um plano mirabolante para ir para São Paulo e conhecer um Youtuber famoso, é claro que ela convence Matheus a ir com ela nessa aventura, e ele aceita, pois, a situação em sua casa não era das melhores, a relação com seu pai parecia degringolar, e a morte de seu irmão ainda era um peso em seus ombros.


Com plano de fuga pronto, Matheus e Beatriz saem da cidade do interior onde moravam rumo a SP, com apenas algumas roupas, pouco dinheiro, e uma incerteza de como iriam se manter, lugar para ficar. Em busca de um hotel para dormirem e com pouco dinheiro, eles fazem uma tentativa em um ultimo hotel em Sp, Matheus por milagre reencontra uma amiga de escola Samantha, que conheceu quando ainda morava em Sp, ela era atendente do hotel onde eles tinham ido, e que ela reconheceu de imediato. Ela era recepcionista no hotel? Oi? Isso mesmo, ela trabalhava no hotel, mesmo ainda sendo de menor...  Ela oferece seu apartamento que morava com o pai, para eles pudessem recuperar as energias, e sair em busca do futuro incerto de Beatriz.

Esse livro tinha tudo para dar certo senão fosse os muitos elementos que autor usou sem explorá-los devidamente, os personagens são totalmente inconsequentes. Matheus sempre se deixa levar por sua amiga e não tem opinião própria, Beatriz é uma menina impulsiva, imatura, e não mede as consequências de seus atos. Eles saem em busca de uma suposta declaração feita por uma menina que se dizia bruxa, se aventura em uma viagem sem noção, e se envolvem em um mistério, que ao meu ver foi totalmente desnecessário para a história. 

Sabe quando a história começa de um jeito, toma um rumo inesperado, e acaba de forma repentina? Foi assim que me senti lendo esse livro, os personagens não me convenceram, se tivesse filhos adolescentes como eles, eu pegava os dois e torcia o pescoço. Outra coisa é que os dois fogem, deixam os pais enlouquecidos de preocupação, para que no final uma breve atenção a eles é direcionada. O livro tinha grande potencial por conta dos elementos como o quase romance entre os personagens principais, bullying e o relacionamento com a família, seria um livro considerável e crível, podia contar até com o mistério que aparece no livro, mas tudo foi rápido demais.


Se esse não era o intuito do autor, eu achei que o rumo da história se tornou algo difícil de acreditar, o mistério e aventura que ele quis inserir no livro não me convenceu, e os personagens continuou me decepcionando cada vez mais. Samantha seria uma peça interessante no livro, mas seu momento foi abreviado de forma repentina. O final é corrido demais, não dá uma conclusão plausível aos personagens. Ao ler esse livro tinha grandes expectativas, a capa é linda, o título tem um que de reflexão, mas infelizmente não era o que pensava.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥