Resenha "Twist"



Classificação

Informações do livro
Titulo: Twist
Autor/a: Tom Grass
Editora: Agir Now
Gênero: Literatura Internacional/New adult

Como seria a vida de Oliver Twist se ele fosse um menino órfão em pleno século XXI? Recém-fugido de uma instituição para jovens criminosos aos 18 anos, Oliver é apaixonado por arte. Dotado de uma memória incrível, passa seus dias recriando de cabeça quadros famosos nos muros de Londres enquanto sonha em estudar artes plásticas. Porém, seus talentos chamam a atenção de Fagin e sua gangue de ladrões, que possuem outros planos para Twist...


“Twist” é o primeiro livro do produtor e roteirista britânico Tom Grass, e leva o selo da editora Agir Now, da Harper Collins Brasil. O enredo se trata de uma releitura do clássico de Charles Dickens, “Oliver Twist”, lançado em 1837.
O livro se passa nos dias atuais, e já começa com uma perseguição frenética, quando Harry, conhecido como H-Bomb, se encontra em uma emboscada e na mira de um atirador. Sem ele, a gangue de Cornelius Fagin, o F-Boss, fica sem um importante elemento. O criminoso comanda um grupo de jovens para colecionar artes ilegalmente, e sem seu artista principal, ele começa a procurar alguém que substitua H-Bomb o mais rápido possível.


Twist tem 18 anos e é um órfão delinquente que passou a maior parte da vida em abrigos e fugindo da polícia. Seu maior sonho é ser um artista de verdade, e a forma mais próxima que ele conseguiu chegar de seu objetivo foi por meio do grafite. Oliver tem memória fotográfica, e depois de estudar algumas obras nos livros da biblioteca pública, ele acaba pichando incríveis imagens em alguns prédios e galerias de Londres. Ele estava finalmente em um lugar que achava seguro, até que a polícia o descobre. Ele foge com a ajuda de Dodge e de uma garota misteriosa, Red, que trabalham para Fagin. Depois de escapar, ele é levado pelos seus mais novos amigos para o esconderijo de F-Boss, que lhe faz uma proposta muito difícil de recusar.


Twist acaba conhecendo toda a gangue de Fagin, e é treinado por Red para participar de um roubo e de uma falsificação de uma série de pinturas. No meio disso tudo, ele não consegue evitar se encantar pela garota, mesmo que ela tenha como namorado o violento e misterioso Bill Sikes.


            Mesmo que a história seja inspirada no clássico, pouco lembra o romance de Dickens, a não ser pelos nomes dos personagens e algumas de suas características. Isso se mostrou bom e ruim ao mesmo tempo. A narrativa do autor é excelente, mas falha na hora da descrição de algumas situações, e em alguns momentos (principalmente no começo) fiquei bem confusa. Ele conta a história como se o leitor estivesse lá, e acaba deixando passar batido alguns detalhes muito importantes. Por isso, a leitura deve ser feita com muita atenção.

Adaptação de Oliver Twist para o cinema em 1948
            Apesar disso, gostei muito da história, o autor teve uma criatividade que superou minhas expectativas e me fez ficar satisfeita no final. Os personagens são ótimos e com características únicas e muito bem detalhadas. O que senti falta foi uma participação maior justamente de Oliver, que foi um pouco ofuscado por Red e até por Fagin. Twist é um personagem sensacional, e o autor soube trazer suas características principais do texto de Dickens e adaptá-lo à atualidade. Ele é um garoto sofrido pelos acontecimentos da vida, mas é extremamente talentoso e habilidoso, e conserva uma inocência irresistível, mas sinto que o autor poderia tê-lo explorado muito mais. Tive a impressão de que tive uma “amostra grátis” do Oliver Twist de 18 anos do século XXI.


            O livro está sendo adaptado para o cinema, e tenho a impressão de que dessa forma a história se mostre muito mais consistente, já que as cenas de ação que decorreram no livro seriam muito melhores se fossem apresentadas de forma visual. É raro um livro em que isso acontece, mas curiosamente, essa foi a sensação que a narrativa do autor passou. Estou ansiosa para conferir “Twist” nas telonas.
xoxo





Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥