Resenha "Confissões do crematório"



Classificação


Informações do livro
Titulo: Confissões do crematório
Autor/a: Caitlin Doughty
Editora: Darkside Books
Gênero: Literatura Internacional/Auto-biografia
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Darkside Books.



Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.
CONFISSÕES DO CREMATÓRIO reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin – criadora da web série Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror”.



Oi amigos, tudo bem!

Sinceramente eu não gosto muito de autobiografias, mas está especialmente chamou a minha atenção, não só pela capa do livro lançado pela impecável editora Darkside, mas também por que o assunto totalmente diferente me chamou a atenção.



O subtítulo é forte o bastante “Um livro para quem planeja morrer um dia”, e o mais curioso é que Caitlin parece ter um dom quase que natural para lidar com a morte, desde quando pequena quando presenciou a morte de uma menina em um shopping, com certeza esse episódio a marcou profundamente, mas não de um modo ruim, por que essa experiência a fez entrar no universo dos mortos.

Caitlin narra com em detalhes a sua aventura no mundo funerário, mas propriamente dito o Crematório, seu contato com cadáveres nos mais altos graus de decomposição poderia ser um fato assombroso, mas não para Caitlin que tinha um dom quase que natural para lidar com mais diversos obstáculos da profissão.

Ela conta sua experiência com as famílias dos mortos e as diversas formas de lidar com a morte, nem sempre o fim precisa ser algo misterioso, ela detalha como cada ritual atravessou através do tempo o modo de como as pessoas lidavam com seus parentes falecidos. Uma pesquisa muito bem elaborada e curiosa, que jamais imaginava existir certos rituais, até mesmo canibalismo.



O livro tem um misto de histórias assustadoras, com uma realidade que é desconhecida por muitos, o universo funerário é mais intenso que imaginamos, e claro a concorrência no meio de prestação de serviço, e forma de lidar com os mortos. Caitlin é uma pessoa curiosa, destemida e muito inteligente. Ela embarca de cabeça nessa jornada estudando e se empenhando na Westwind Cremation & Burial, onde fez bons amigos como Mark e Chris e viveu experiências memoráveis.

Esse livro tem uma narrativa viciante podem acreditar, jamais pensei que esse assunto fosse prender tanto a minha atenção, fiquei fascinada com todos os detalhes descritos no livro, sua vida quase que reclusa de seus familiares e a coragem de entrar nessa jornada sinistra e mórbida.

É como se Caitlin sentasse com você e contasse em uma conversa descontraída todas as suas experiências, todos os suas dúvidas e emoções vivenciadas no ramo da cremação. Ela mostra como as pessoas ficam após cumprir a sua missão na vida, e de como após um ritual familiar tudo se resume, dó pó ao pó.



Sim, é um livro muito criativo e interessante, muitos podem achar o assunto forte demais, mas garanto foi uma grata surpresa. Você ainda pode acompanhar o canal no Youtube de Caitlin onde ela compartilhar com a gente sua experiência. Embarque nessa leitura sem preconceito.





                   



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥