Resenha "A garota Italiana"

Classificação


Informações do livro
Titulo: A garota Italiana
Autor/a: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Internacional/Romence e Drama
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Arqueiro.


Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música.
Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino.
Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamourosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.


Oi amigos tudo bem!!! Avisando essa resenha não tem spoiler!


Vou indicar uma receita, um dia de domingo chuvoso, um cantinho confortável, algumas guloseimas preferidas e o livro A garota Italiana, esse foi o primeiro livro que li da autora Lucinda Riley, e foi uma leitura maravilhosa, que prende, que surpreende. Antes disso vi algumas pessoas falando que o enredo não era tudo isso e discordo plenamente, a forma como ela conduz os fatos é cuidadoso e uma narrativa viciante.

A personagem central é Rosanna Menici, e sua história começa ainda criança, irmã caçula de uma família italiana nascidos em Nápoles, com uma tradicional cantina familiar, seus pais Marco e Antônia e seus irmãos mais velhos Carlotta e Luca. Com apenas 11 anos ela tinha um dom muito especial, que foi descoberto no dia de da comemoração de bodas de 30 anos de casamento de Maria e Massimo dos pais de Roberto Rossini, um homem jovem, bonito e sedutor que estava trilhando uma carreira musical como cantor de ópera.

E desde aquele dia, Rosanna se apaixonou profundamente por Roberto, e Roberto foi marcado pela doce voz de Rosanna, ele reconhece o dom nato da voz, e diz a família para investir nesse dom, ele indica um professor de canto chamado Luigi Vincenzi que foi instrutor no Scala uma renomada escola de onde lançavam grandes estrelas da ópera. Seus pais a princípio não dão a devida atenção para essa indicação, mas seu irmão Luca incentiva sua pequena irmã Rosanna, pagando ele mesmo com sacrifício as aulas que ela comparecia a cada quinze dias.

Anos se passam e ela está cada dia mais segura de seu dom, Luigi é um bom instrutor, somente Luca sabia de suas aulas que ela se dedicava com muito amor, ele era um irmão perfeito. Quando ela está com quase 17 anos Luigi oferece a ela uma oportunidade maior para continuar estimulando o seu dom, depois de cinco anos treinando com ele, chegou o momento de percorrer outro caminho. É quando ele diz que em um mês e meio irá realizar um Soirée uma noite musical, onde seus alunos iriam se apresentar, e o convidado ilustre seria Paolo de Vito diretor artístico da renomada casa de ópera Scala de Milão, uma oportunidade de expandir ainda mais seu dom, e claro um dia chegar a ser famosa.


 Mas um acontecimento grave com sua irmã Carlotta abate a família, e um segredo entre Luca e Carlotta é ainda mais grave, mas eles resolvem não expor ainda mais a família. Se Rosanna não tinha devida atenção, ficou ainda mais apagada nessa família, as aulas de canto era o que deixava feliz, e Luca faria de tudo para ela seguir o seu sonho. E assim surge a oportunidade de ir para Milão, ela vai com Luca e deixa para trás tudo aquilo que um dia foi a base da sua família.


É nesse momento que o destino de Rosanna e Roberto se cruzam, ela está crescida e cada dia mais sua voz se destaca, Luigi tem grandes planos para carreira de Rosanna, e tento ao máximo adiar a sua estreia, planejando lançar esse talento no momento certo. Mas a força do destino une essas duas pessoas anos depois, Roberto continua sedutor, temperamental, e enaltecendo sempre sua fama como maior tenor de ópera, Rosanna sabia de sua fama, mas mesmo assim em seu coração ela mantinha aquele amor inocente que nasceu quando tinha onze anos.


Anos mais tarde, esse amor se torna algo doentio, e mesmo realizando o sonho de ter Roberto em sua vida, esse amor é destrutivo, egoísta, onde ele muda a real essência de Rosanna, que ainda inexperiente se envolve de corpo e alma, Roberto que sempre foi um homem manipulador e sedutor tinha uma fama difícil de ser desconstruída, mas Rosana está completamente cega, apaixonada e não percebe que irá perder muitas coisas em sua vida.


O enredo desse livro é muito bem descrito por Lucinda, ela amadurece os personagens, e cria uma trama intensa que envolve personagens secundários que se tornam marcantes. Rosanna e Roberto são personagens com uma diferença de idade grande, e que ela destaca a falta de maturidade com relacionamento, Rosanna por se anular demais, e Roberto por não respeitar as pessoas que cruzam o seu caminho, descartando quando acha conveniente.

O pano de fundo que Lucinda cria é detalhado de forma sucinta, descrevendo lugares como Milão, Nápoles, Inglaterra e Nova Iorque que são lugares onde os personagens irão transitar ao longo da narrativa, a musicalidade fica por conta das grandes óperas famosas que dá um toque de sofisticação ao livro. É um livro ricamente trabalhando com todos os personagens, ao longo dos anos percebemos a evolução de cada um seja principal e secundários, e uma trama cheia de segredos, traição, amor doentio e superação. Me peguei várias vezes dando conselhos para a personagem, ela tem uma imaturidade, que entendemos do por que no decorrer da leitura, afinal ela cresceu sem que alguém conversasse com ela sobre os percalços da vida, então ela irá sofrer muito nesse livro, para que no final ela se torne amadurecida e forte.


Fiquei muito satisfeita com o livro, que li em uma tarde curiosa para saber o destino de cada personagem, que ela fecha de forma emocionante. Ela trabalha os clichês de forma tocante que me convenceu, foi o primeiro livro que li da autora e que gostei muito do enredo, e de um romance diferente, onde as vezes o final feliz é simplesmente viver.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥