Resenha "E se for Você?"


Resultado de imagem



Classificação


Informações do livro
Titulo: E se for você?
Autor/a: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance Young Adults

Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano. Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida. Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.

"E se for Você" chamou a minha atenção pela capa, não posso negar. Depois, quando li a sinopse, me interessei mais ainda. Já tinha ouvido falar da autora, apesar de nunca ter lido nada dela, gostei muito da narrativa e da forma como ela construiu a história.

Cal, Rae, Richelle e Nicole eram melhores amigos na infância, mas depois que Richelle se mudou para outra cidade, Nicole passou a ignorar os outros. A vida seguiu e eles tomaram caminhos diferentes depois da formatura.

Cal foi para a universidade de Crenshaw, e o que ele menos esperava era encontrar Nicole Bentley por lá. Eram os mesmo olhos, o mesmo cabelo, a mesma feição, exceto que não era ela, era uma tal de Nyelle Preston. O comportamento e a personalidade dela não lembram em nada a amiga de infância de Cal, mas ele não consegue separar essa impressão de Nyelle, e logo se vê seguindo-a pelo campus tentando aproximar-se para descobrir mais alguma coisa sobre ela.

Esse esforço de estar sempre atrás de Nyelle acaba sendo recompensado, e Cal consegue se aproximar e descobrir que ela é uma garota irreverente, impulsiva, ousada e divertida. Bem diferente de Nicole, tímida e introvertida. Logo, Cal se vê tão envolvido com Nyelle, que até se esquece da amiga de infância. Mas aos poucos, ele vai descobrindo que ela esconde vários segredos e muita dor atrás do sorriso estonteante e os olhos brilhantes.

Gostei do fato de que o livro é narrado por Cal, de forma que pude me envolver mais com a história e entender melhor o ponto de vista dos personagens e do próprio protagonista. Todos são muito bem construídos e cativantes, e ficou bem difícil não me apegar a cada um deles. Não sei se é por que o livro é escrito por uma mulher, mas Rebecca conseguiu construir um garoto perfeito: Cal é apaixonante, e a forma como ele lida com os problemas de Nyelle e a compreende, mesmo sem entender exatamente o que se passa com ela, o fez ser um personagem inesquecível.

A única coisa que me incomodou no livro foram alguns aspectos do romance. Não posso falar muito para não dar spoilers, mas posso dizer que algumas partes ficaram um pouco forçadas e artificiais, o que acabou tirando uma estrela da minha classificação. 

Os capítulos são intercalados entre histórias da infância dos personagens e o presente, sempre ligando alguns pontos do passado com acontecimentos importantes do enredo. Achei que assim iria me perder na história, mas foi ao contrário. A autora soube harmonizar o livro muito bem e colocou a medida exata de nostalgia no meio da história.

Enfim, o livro me surpreendeu e o final foi mais do que satisfatório. A história prende do início ao fim, e um outro ponto importante é de que a autora aborda vários outros assuntos além do romance, e coloca em questionamento muitos problemas importantes e que merecem atenção. Recomendo muito a leitura, e com certeza lerei mais títulos de Rebecca.

Vocês já leram esse livro? Tem mais algum para indicar da autora? Deixem nos comentários!

xoxo






Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥