Resenha "Labirinto"




Classificação


Informações do livro
Titulo: Labirinto
Autor/a: Jim Henson e A. C. H. Smith
Editora: Darkside Books
Gênero: Literatura Interacional/ Fantasia
Skoob
Livro enviado para resenha em parceria Darkside Books.

Trinta anos sem perder a magia. Tudo começou em um pequeno “labirinto” real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, músico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguém o coração das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geração pode não lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memória: Os Muppets, Vila Sésamo, Muppets Babies e até a inesquecível Família Dinossauro. Além deste, Henson também criou fábulas como “Labirinto”, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geração quando foi lançado, há 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e também responsável pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmão e – para seu espanto – é atendida. Arrependida, ela é desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mágicos.
A novelização de Labirinto finalmente é publicada em português, em uma edição à altura do mestre. Escrita por A.C.H. Smith em parceria com Henson, a edição apresenta pela primeira vez as ilustrações dos duendes feitas por Brian Froud, que trabalhou no filme, além de trechos inéditos e nunca vistos com 50 páginas do seu diário, detalhando a concepção inicial de suas ideias para Labirinto, comemorando os 30 anos do filme em grande estilo.


Oi amigos, tudo bem!?

Se alguém perguntasse qual o meu livro favorito, falaria no ato, O pequeno príncipe, meu livro favorito na infância. Se alguém me perguntasse qual o meu livro favorito agora seria LABIRINTO! Muitas pessoas podem não compreender por que esse livro é tão querido, mas tudo começou quando tinha quatro anos e assisti pela primeira vez o filme Labirinto – A magia do tempo, um filme de fantasia com dois personagens principais Sarah (interpretado por Jennifer Connelly) e Jareth o rei dos duendes (interpretado pelo inesquecível David Bowie), que marcou minha infância, junto com meus primos que assistimos repetidas vezes sem cansar. 

Quando soube do lançamento do livro pela Darkside Books, meu coração se encheu de alegria, a capa é exatamente igual ao filme, portanto leitores não falem que a capa é simples, ela é do jeitinho que foi mostrada no filme, e o livro é exatamente como ao filme e cada página lida é possível ver todas as imagens e personagens secundários que recheiam essa aventura.


Sarah é uma menina na fase da adolescência que sofria com o abandono de sua mãe que era uma grande atriz, o seu pouco contato com era feito quando  tinha tempo e conseguia conciliar sua carreira e ter tempo para Sarah, por isso ela era movida a lembranças e presentes que sua mãe dava-lhe. Ela morava com seu pai, a madrasta e seu irmão caçula Tobby um bebe muito chorão na opinião dela.


Sarah era uma menina sonhadora, adorava interpretar suas histórias de fantasias e mantinha seu quarto como um santuário, ninguém podia sequer chegar perto e nem mexer em suas coisas, a madrasta sempre implicava com seu comportamento, então a relação entre elas era conturbada. Um belo dia depois de se atrasar para chegar em casa, sua madrasta já implicava com seu atraso, ela tinha que cuidar de seu irmão para que eles pudessem sair, e claro Sarah já inconformada vai para seu quarto e se sente totalmente injustiçada, nem seu pai parece ligar mais para os seus sentimentos.


Ao se ver sozinha em casa com seu irmão, sem querer ela o assusta e ele começa a chorar descontroladamente, para seu desespero ela tenta fazê-lo parar, mas é em vão, em meio a esse cenário ela começa a devanear e recitar partes de um livro onde ela conjura que o irmão seja levado pelos duendes. E não muito longe dali uma coruja branca observava Sarah, e só esperou o momento oportuno para aparecer e se revelar como Jareth e com uma solução que acabaria de vez com seus problemas. Porém o que ela desejou se torna realidade e seu irmão é levado por Jareth, e para ser resgatado ela teria que se embrenhar no Labirinto com somente 13hs para desvendar os segredos que ele guardava. 


Enquanto isso Jareth se deliciava com sua falta de experiência e medo que ela sofria ao percorrer o imenso Labirinto para chegar ao castelo onde Tobby estava, e caso ela não conseguisse chegar a tempo, ele seria transformado em duende. No decorrer dessa aventura ela faz amizade com pequenas criaturas que de alguma forma ajuda na sua busca.


Esse livro é sensacional e não estou exagerando, ele é o tipo de livro que tem uma história de fantasia clássica, com duendes, fadas, personagens malucos, mistérios e aventura. É o tipo de livro que todo mundo deveria ter na cabeceira, pois ele remete infância. E como toda história ele traz uma moral com a questão do comportamento de Sarah, onde ela encontra o amor, amizade e muda esse capítulo de sua vida.


De forma Lúdica e divertida Jim Henson criou personagens caricatos e desajeitamos que dão humor e diversão ao enredo do filme, e A. C. H. Smith transcreveu a história de uma forma convincente, capaz de ver cada cena do filme, a musicalidade é marcante e conta com as músicas do artista David Bowie que também protagoniza a história, e sua excentricidade combina muito com o personagem que tem um jeito diferente e ao mesmo tempo enigmático.


É um livro atemporal, e a edição da Darkside Books enche os olhos com todos os detalhes de capa, diagramação que conta com a galeria de ilustrações de Brian Froud e o diário de criação de Jim Henson, portanto é um livro que guardaria com carinho na minha estante. A comemoração dos trinta anos do filme é eternizada em grande estilo em forma de livro.


Para saber mais sobre a obra, vejo o post de lançamento aqui.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥