Resenha "O livro de memórias"




Classificação


Informações do livro
Titulo: O livro de memórias
Autor/a: Lara Avery
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura internacional/Romance e New adult - Sick lit
Livro enviado para resenha em parceria Ed. Seguinte.


Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.


Esse é um livro que é classificado como Sick-lit, pois nele a uma personagem que sofre de uma doença grave, olhando dessa forma podemos julgar que ele seja clichê e previsível, porém são formulas características nesse gênero e que aprecio muito quando são trabalhados de forma convincente, e esse livro tem essa formula unida com uma narrativa diferente e emocionante.


Sammie é uma adolescente obstinada, inteligente e cheia de planos para o futuro, chega ao nível da obsessão os campeonatos que ela participa de debates junto com sua amida Maddie, sua meta de ir para faculdade e seguir seus planos de ser bem-sucedida.


No entanto sua vida muda de repente quando sua saúde começa a ter sintomas estranhos e ao se consultar com médico ela descobre uma doença rara degenerativa chamada Niemann – Pick tipo C, capaz de destruir todos os seus sonhos. O pior de tudo é saber que sua memória aos poucos seria gravemente afetada, e para alguém inteligente e ativa como ela seria o fim de uma jornada que mal tinha iniciado.

E nessa jornada ela terá o imenso carinho dos pais, que fazem de tudo para mantê-la em segurança, pois a demência é um dos sintomas mais fortes de sua doença. Ela vai se apaixonar por Stuart Shah um menino inteligente com um futuro promissor, que está disposto a ficar ao seu lado nesse momento tão difícil, porém Cooper um amigo de infância terá um papel importante em sua vida. E posso dizer que é a parte mais fofa do livro.


Sammie a personagem deste livro escreve diariamente em seu computador a evolução dos sintomas de sua doença e alguns acontecimentos no decorrer dos dias que ela simplesmente perde a capacidade de realizar coisas simples. Ela deixa registrados fatos alegres até mesmo triste para poder lembrar a Sammie do futuro. Ela tem em mente que nada será como era antes.


Esse livro é muito especial e simplesmente emocionante, apesar da personagem ter uma doença grave não é o tipo de história que encontraremos lamentações, chega até ser divertido em certas partes quando ela lembra de algum fato que marca a sua vida. Os personagens secundários são estimulantes e simples, cada um deles diferentes e de alguma forma faz com que o leitor fique satisfeito com o decorrer dos fatos.
É um livro simples, singelo e cheio de significados, ele superou minhas expectativas, me emocionou de muitas formas. Super recomendo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥