Like a Rory Gilmore: turbine sua criatividade






Acredito que para qualquer profissão ou hobby, a criatividade é essencial para um bom trabalho. Cada um tem sua maneira de buscar inspiração, e podemos escolher alguns atalhos para ajudar a "chegar lá".

Fiz uma lista com alguns recursos que ajudam a alimentar a criatividade e proporcionar inspiração para o dia-a-dia:

Stolen Files ("Arquivos Roubados")

Comecei um "arquivo morto" quando li o livro "Roube como um Artista", de Austin Kleon. Nele, o autor explica as melhores formas de obter inspiração e turbinar a criatividade simplesmente absorvendo tudo aquilo que acontece ao nosso redor. Ele ensina a manter um caderno de "furtos", com citações, pensamentos, desenhos, recortes, etc. Enfim, tudo aquilo que você pode precisar mais tarde.


Mania de repórter ou não, coleciono fragmentos - ora grandes, ora pequenos - de coisas que podem ser úteis depois. Assim, quando preciso começar um trabalho ou escrever, consulto um pouco da minha coleção e sempre consigo começar uma atividade melhor, mesmo que não use diretamente algo que está escrito ali.


Apps:

Gosto muito de desenhar, e um simples esboço bonito pode ser motivo de inspiração para qualquer coisa. Por isso, costumo usar aplicativos do tipo para pelo menos "limpar" minha mente para recomeçar.

Lake

Esse é bem genérico, mas é divertido. Comecei recentemente, mas adorei a interface e a forma como ele conecta os artistas. Você apenas dá o seu e-mail, e tem acesso a desenhos de vários artistas para colorir.


Canva

O Canva é um aplicativo fantástico. É uma espécie de Photoshop + Illustrator simplificado. Ele te oferece modelos prontos para vários tipos de plataformas, e você pode editar da forma que achar melhor. Além disso, pode começar do zero fornecendo as medidas necessárias. É possível usar o Canva online também, pelo computador.


VSCO

A interface do VSCO já é uma obra de arte em si, o que é um recurso a mais na hora de editar fotos. Os filtros são lindos, e você pode regular a intensidade e até editar dentro daquele filtro. 


Pinterest

Não é atoa que o Pinterest é chamado de "catálogo de ideias". Qualquer coisa que você digitar, irá gerar milhões de resultados disponíveis que envolvam aquele tema, e o principal é que dá para descobrir blogs e sites incríveis por lá.


Blogs:

Thirteen Thoughts

It’s okay to not be okay

O estilo do blog de Paula é único. Gosto muito de visitar o site dela, pois tem um pouco de tudo. O mais interessante, é que ela compartilha várias dicas para blogers e conselhos valiosos para quem vive no mundo da blogosfera. Além disso, os posts tratam de moda, beleza, fotografia, estilo de vida e muito mais.

Serendipity

Melina Souza

Acompanho o blog da Melina Souza antes mesmo de pensar em fazer parte da blogosfera. Adoro o fato de que ela não tem um tema definido para o blog, e noto que ela sempre compartilha aquilo que está curtindo no momento. Ela dá dicas de livros, moda, fotografia, entre outras.

Livros

Gosto muito de livros de autores renomados que escrevem sobre o seu trabalho. Stephen King relata vários aspectos de sua carreira e leva qualquer um a se identificar com o que ele faz para viver em "Sobre a Escrita". Em "Como funciona a Ficção", James Wood analisa de forma mais acadêmica vários livros e elementos da ficção de forma simples e didática.


Para quem se interessa por fotografia, "O Manual da Fotografia Digital" é essencial, principalmente para iniciantes. Ele traz informações de forma simplificada, e você se sente dentro de uma sala de aula. O importante é que dá muita vontade de sair fotografando por aí.



Enfim, os dois livros que considero essenciais para quem está buscando inspiração para turbinar a criatividade são "Grande Magia", da autora consagrada de "Comer, Rezar, Amar", Liz Gilbert, e o "Roube como um Artista", de Austin Kleon. Os dois são totalmente diferentes, mas tratam de forma franca e divertida o processo criativos e os obstáculos que surgem no meio do caminho de qualquer profissional. 


Para encerrar, trouxe um pouco do meu cantinho de trabalho/estudos:


Gosto de manter canetas e lápis sempre à mão, além do meu "arquivo de furtos" (dir.). Gosto de usar um quadro branco para anotar o que preciso fazer e algumas ideias soltas que ainda precisam amadurecer.


Eu tinha muitos livros na escrivaninha, principalmente os que estavam na minha fila de leitura, mas de uns tempos para cá, estou deixando minha mesa mais limpa e livre, e notei que as coisas fluem melhor assim. 

Enfim, gostaram das dicas? Deixem mais dicas nos comentários!
xoxo



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥