Like a Rory Gilmore: turbine sua criatividade (parte 2)





Nessa segunda parte do post sobre dicas de criatividade, reuni algumas ferramente super úteis que facilitam o dia-a-dia de qualquer um. Às vezes, fica bem difícil conciliar todas as tarefas do cotidiano, principalmente aquelas obrigações que tomam boa parte do nosso tempo, mas acredito que administrar bem o tempo pode trazer excelentes resultados - por isso uma ajudinha é sempre bem vinda!


Por onde começar?

Organize-se: Talvez essa seja a tarefa mais difícil. A produção criativa exige mais organização do que parece, e acredito que é fundamental ter um momento totalmente dedicado à tarefas que envolvam criatividade, pelo menos uma vez por semana.



Arrume um cantinho: Ter um cantinho que reúne suas ideias pode ajudar muito. Post-it's, cadernos, pedaços de papel, fotos, revistas e jornais podem ser excelentes ferramentas.

Se perca: Costumo colocar tudo no Google. Não importa o que seja, sempre vai me levar para caminhos inimagináveis. As pesquisas relacionadas podem ser exatamente aquilo que você estava procurando, mas nem sabia.



Tenha heróis: Pense naquelas pessoas que te inspiram. Vale tudo: artistas, escritores, familiares, amigos, vivos ou mortos. Pesquise sobre a vida dessa pessoa e tenha em mente aquilo que te inspira, para começo de conversa. Diretamente ou não, os feitos de seus heróis podem influenciar sua produtividade - falo por experiência própria.

Tenha uma rotina (mas nem tanto): Essa dica acabei descobrindo sozinha. Nunca gostei de rotina. Não consigo seguir uma por muito tempo e já começo a ficar estressada. Faço tudo para fugir da mesmice: começo uma atividade nova, mudo meus móveis de lugar, corto o cabelo, etc. Mas reconheço que é importante manter uma rotina para aquelas tarefas que demandam criatividade. Apesar de ser algo essencialmente lúdico, a criatividade curte a conformidade da rotina. Pelo menos para mim, ter um ritual para iniciar uma produção criativa influencia - e muito! - o resultado.

Onde encontrar conteúdo criativo:

BBC Writers Room

Resultado de imagem para bbc writers room

Para que entende inglês, o site da BBC dedicado aos bastidores da produção de séries da emissora britânica oferece inspiração de sobra. Mesmo para quem não tem a escrita como profissão, é no mínimo interessante ficar por dentro da produção de um segmento que cresce a cada dia.
O site oferece dicas, depoimentos de profissionais, podcasts, entrevistas e bastidores, além de notícias e conteúdo didático para iniciantes.

Medium

Resultado de imagem para medium

O Medium é uma plataforma fantástica de colaboração de conteúdo fantasiada de rede social. Qualquer pessoa pode publicar artigos de qualquer assunto, de qualquer parte do mundo. O usuário pode filtrar pelos assuntos que mais se interessa, além de criar uma lista de leitura de acordo com seu interesse. A grande maioria do conteúdo é de excelente qualidade, por oferecer temas que fogem daquilo que é discutido na mídia tradicional.

Para dar uma força:

Evernote

Resultado de imagem para evernote

O evernote serve para tudo. Tanto para pequenas notas e ideias quanto para artigos ou arquivos de mídia mais complexos. Você cria uma conta e salva tudo na nuvem. É semelhante ao Google Drive, mas a interface é mais interativa e você tem uma gama maior de ferramentas.

Prezi

Resultado de imagem para prezi templates


Para quem precisa criar apresentações e odeia o power point (eu!), o Prezi é uma ferramenta fácil e rápida que combina excelentes recursos para criar apresentações profissionais e criativas. O site oferece temas prontos e customizáveis, além de ter a possibilidade de iniciar uma apresentação em branco.

Gostaram das dicas? Deixem mais dicas nos comentários!
xoxo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥