Resenha "O guardião invisível"





Classificação

Informações do livro
Titulo: O guardião invisível
Autor/a: Dolores Redondo
Editora: Planeta
Gênero: Literatura internacional/ Romance Policial
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Planeta Brasil.



Oi pessoal, tudo bem!

Sabe aquele livro que tem elementos bons e outros nem tanto, esse é o livro. Gostei muito da narrativa, construção dos personagens e o pano de fundo para história, mas faltou certos pontos que fiquei quase que frustrada. Ele é um ótimo livro, mas eu esperava mais sobre a sua conclusão, ele faz parte de uma trilogia que chama Baztán, então fico na ansiedade que os próximos livros possam esclarecer algumas pontas soltas dessa história.

A história tem como personagem principal Amaia Salazar investigadora da policial em Pamploma, e é designada para um caso de um assassinato brutal nas margens do rio Bastán no povoado de Navarra na Espanha, um povoado em que nasceu mas fez o possível para se manter afastada. Mas diante desse fato, ela se vê obrigada a voltar e reviver lembranças dolorosas vividas na infância, relacionada a sua mãe.


Amaia é casada com James um escultor americano famoso, os dois tem um relacionamento ótimo e ele apoia totalmente a sua profissão, a ponto de acompanha-la até Navarra e ficar com sua tia e irmãs de Amaia. Na casa de sua tia Engrassi era como uma mãe, desde os nove anos Amaia morava com ela e recebia todo o amor que não tinha de sua própria mãe, suas irmãs mais velhas Ros e Flora eram duas pessoas completamente diferente. Enquanto Ros era tranquila e contida, Flora tinha o prazer de desprezar as pessoas, era ela quem cuidada dos negócios da família e que inflamava demais o seu ego.
Amaia tinha nas mãos um caso de assassinato bem complicado, que envolvia meninas mortas de um jeito macabro, a forma como os corpos foram encontrados mostra que o suspeito queria demonstrar um lado inocente e quase virginal sobre as suas vitimas, meninas entre 12 e 17 anos, deixadas de forma totalmente expostas.

E para piorar a situação Navarra era uma cidade cercada por crenças pagãs, a qual Amaia era totalmente descrente. No entanto ela teria um grande desafio para desvendar se o perfil do assassino era de uma pessoa humana ou de uma criatura mística chamada Basajaun O guardião invisível da floresta.


Muitas coisas irão acontecer nessa trama, desde o desenrolar da investigação e o passado vivido nesse povoado. Amaia despertada um fantasma do passado e terá que começar a levar em consideração as crenças pagãs.


Nesse enredo Dolores Redondo trabalha muito bem um thriller psicológico e suspense, desenvolvendo de forma convincente os personagens e envolvendo-os na trama. Em alguns momentos o livro volta ao passado para contar um pouco da vida de Amaia, um ponto importante para compreender os traumas que ainda ela carrega. Flora sua irmã é uma personagem mais tensa do livro, ela sempre odeia a todos e faz a vida de Amaia um inferno. 


Gostei muito dessa personagem ser uma mulher, e Dolores não deixa de nos mostrar o quanto é penoso a desvalorização da mulher em um cargo de confiança, em um ambiente liderado por homens, mas apesar dos traumas que ela carrega do passado, é uma pessoa muito inteligente e racional, e no decorrer do livro ela terá que baixar a guardar e se render as forças ocultas que sua família carrega a gerações. Segredos serão revelados e pessoas desmascaradas, o livro conta com cenas bem detalhadas e intensas.


No entanto no final do livro senti a ausência de certos aprofundamentos no enredo, por ser tratar de uma trilogia entendo que a história será desvendada aos poucos. Mas fiquei com uma sensação que faltava algo mais, o final foi corrido e pouco foi detalhado sobre os personagens que participaram na trama. Porém reafirmo na grande parte do livro a narrativa da autora me prendeu, seu lado misterioso e dramático deu a história um elemento importante para que eu gostasse dessa leitura. Aguardo ansiosa a sequência. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥