Resenha "Garota em pedaços"





Classificação

Informações do livro
Titulo: Garota em pedaços
Autor/a: Kathleen Glasgow
Editora: Planeta 
Gênero: Literatura Internacional/Drama/ New adult
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Planeta.


Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.
Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.


Olá amigos tudo bem! Sim, estou sumida nas resenhas! Passei por um momento de pausa nas leituras para clarear a mente para escrever e conseguir passar de forma mais convincente e com qualidade uma resenha de um livro. Esse livro foi uma leitura muito emocionante, eu friso muito isso na resenha, espero que vocês possam compreender a simplicidade e a intensidade dessa história. Se quiser conversar, estou sempre aqui para ajudar. Boa leitura.




A leitura desse livro foi um grande desafio, um turbilhão de sentimentos e empatia que surgiu em cada página narrada de forma simples e emocionante.


Charlote Davis é a dona dessa história, desde muito nova incompreendida pela falta de amor de sua mãe logo após a perda de seu pai, ela começa a se isolar e andar pelas ruas. Saber lidar com perdas e mudanças da fase de adolescente e um turbilhão de sentimentos conflitantes, levou Charlotte a um comportamento destrutivo, viver na rua com “amigos” mais ferrados que ela a consumiu de todas as formas.


Se já era difícil lidar com pessoas cometendo bullying na escola, a forma violenta como sua mãe lidava com ela, e perder sua melhor amiga para uma depressão, foi o gatilho para que ela se afundasse ainda mais na depressão, e o pior, na automutilação.


Garota em pedaços é um relato emocionante da vida de Charlotte Davis, que foi levada a um hospital psiquiátrico a beira da morte após se mutilar, as lembranças ruins ficam marcadas profundamente na alma e em sua pele onde ela tenta esconder as marcas de outras pessoas. Ela relata como foram os dias no hospital, seu refúgio nos desenhos, as lembranças de uma vida cheia de privação nas ruas, morando em uma casa de prostituição. Como é conviver com outras pessoas que passam pelos mesmo desafios que ela, e que muitas vezes não tem a força necessária para lutar.

Tudo isso quase aniquilou a sua vida, mas após receber alta do hospital e se convencer que ficar com sua mãe é inconcebível após tanto sofrimento, ela tem a ajuda de um amigo. Ela sai de Minneapolis sozinha, munida somente de poucas lembranças e seus desenhos e vai para Arizona, superar e viver era sua meta, mesmo sabendo dos desafios que seria se relacionar com pessoas totalmente desconhecidas.

Kathleen Glasgow escreveu um livro profundamente emocionante, é uma história que fica registrado na alma, e faz refletir sofre o sofrimento, depressão, e de como essas pessoas se anulam totalmente, carregando grandes marcas físicas e emocional, lutando todos os dias para sobreviver. 
É um livro substancial, com personagens altamente dolorosos, que lutam com seus monstros internos, vivendo um dia de cada vez. 

Uma narrativa tocante onde fica impossível não se emocionar logo nas primeiras páginas e ao longo da narrativa a autora mostra as mais diferentes tentativas de Charlotte sair desse inferno. A chance de recomeçar mesmo ainda sendo tão nova e com um passado carregado de lembranças onde ela acha forças para viver. As pessoas que entram e saem de sua vida, deixando grandes marcas, uma experiência que a cada dia ela terá que superar.


Seus desenhos são um refúgio que a cada dia a transforma em uma pessoa diferente, podendo ter a chance de lutar por um futuro melhor e a chance de ser feliz. Leia esse livro com o coração, ele é carregado de significados, lida com a forma mais pungente da dor que desconhecemos totalmente. No final desse livro a autora destaca a importância sobre procurar ajuda em lugares especializados, a importância de ter pessoas boas que te resgatam nos momentos mais difíceis. Super recomendo esse livro.


***Como obter ajuda***
 pág 381

Se você ou alguém que você conhece se automutila, procure ajuda agora!!!

Ambulatório Integrado de Transtornos do impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq-HCFMUSP) 
 Telefone (11) 2661-7805 
Site: www.amiti.com.br

Instituto de Psiquiatria da Unisersidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub) 
Telefones (21) 3938-5574 e 3938-5578 
Site: www.ipub.ufrj.br/


Se você ou alguém que você conhece sofre de depressão, procure ajuda agora.

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata). 
Telefone (11) 3256-4831
Site: www.abrata.org.br/

Se você ou alguém que você conhece tem tendencias suicidas, procure ajuda agora.

Centro de Valorização da Vida (CVV)
Telefone 141
Site: www.cvv.org.br/

Rede Brasileira de Prevenção ao Suicídio (Rebraps)
Site: www.rebraps.com.br/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥