Resenha "O sol também é uma estrela"




Classificação


Título: "O sol também é uma estrela"
Autores: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira/ Jovem Adulto
Livro enviado para resenha em parceria Ed.Arqueiro.


Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?
Resenha O sol também é uma estrela


Meu primeiro contato com autora Nicola Yoon foi com o livro O sol também é uma estrela, seu primeiro lançamento Tudo e todas as coisas será minha próxima leitura e espero curtir a narrativa como foi esse livro. O livro tem uma mensagem reflexiva, amorosa e cheio de conflitos entre o destino de cada personagem, é uma leitura rápida e suave.

A história se baseia em duas pessoas, Natasha e Daniel. Duas pessoas totalmente diferentes tanto na personalidade, como nas crenças. Natasha nasceu na Jamaica e com oito anos veio para os Estados Unidos com seus pais em busca de uma boa oportunidade de vida melhor. Daniel é filho de Coreanos que migraram para os Estados Unidos em busca do sonho americano, uma oportunidade de vida melhor para seus filhos.


Natasha é uma pessoa pé no chão e que não acredita no destino, já Daniel um garoto sensível e que gosta de poesia e acredita no destino. Eles se encontram de uma forma bem inusitada. Natasha estava vivenciando um dilema com sua família, um erro do seu pai colocou a família na mira da deportação.

Daniel estava a caminho do seu futuro, uma entrevista seria oportunidade de ingressar em Yale no curso de medicina, um sonho que seus pais almejavam como vida melhor. Seu irmão Charlie era uma pessoa difícil de lidar, mesmo suspenso temporariamente de Harvard a sua prepotência e arrogância contra Daniel deixava a convivência insuportável. Samuel pai de Natasha veio primeiro ao Estados Unidos para tentar a carreira como ator, mas a falta de oportunidade e as promessas não compridas deixava a família desaminada.

A história se passa em um dia, esse encontro vai render diversas descobertas entre eles. A narrativa é jovial, cheio de metáforas sobre o destino,  juntado duas pessoas tão diferentes em situações onde a escolha pode mudar suas vidas. No decorrer desse encontro, personagens secundários são inseridos e os capítulos são intercalados entre eles, achei interessante a forma como a autora da a voz aos coadjuvantes e mostra o conflito de cada um e como reflete de forma significativa no futuro de cada um.

A forma como a história se desenvolve é simples e ao mesmo tempo angustiante, dois jovens que se apaixonam e sofrem com suas famílias de forma diferente. Seja coincidência ou não esse livro levanta a questão de como as coisas acontecem sem que tenhamos controle de tudo, as escolhas e as pessoas que cruzam o nosso caminho e a diferença que podemos fazer.
O final do livro é deixar o leitor abismado, porém no epílogo podemos ter uma noção da dimensão que foi esse lindo encontro entre dois jovens lutando para sobreviver, conflitando com sua família, correndo atrás de sonhos e boas escolhas. Recomendo a leitura desse livro.


Leia também:



Para comprar acesse esse link Saraiva.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá amigos obrigada pela visita!
Livros, a Janela da Imaginação!


Livros, a janela da imaginação - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥